domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalA WOW, abre espaço para novas marcas se conectarem ao universo

A WOW, abre espaço para novas marcas se conectarem ao universo

A plataforma colaborativa Women on Walls (WOW), voltada para mulheres das artes visuais, reunindo artistas do mundo todo, é um projeto idealizado pela curadora Marina Bortoluzzi, que visa transformar e acelerar a profissionalização de forma totalmente gratuita. O portal – em atividade desde novembro de 2022 – constrói pontes de conexão e ensino livre, fornecendo também oportunidades e financiamento, e já conta com 2 mil mulheres cadastradas. A plataforma atrai mulheres das artes visuais para acessarem mentorias, aulas gratuitas e oportunidades do mercado das artes. O WOW tem como objetivo mapear as subjetividades femininas nas artes visuais, impulsionar suas jornadas artísticas e ampliar as chances delas conquistarem seu espaço globalmente.

Com filtros de pesquisa segmentados, com curadoras e artistas, o portal permite que elas conectem entre si e com o mercado, possibilitando contratações de diversos cantos do mundo. A plataforma disponibiliza: acervo de aulas sobre artes; fórum para trocas de conhecimento e informações sobre assuntos recorrentes no universo artístico feminino; área workflow, com modelos de contratos e outros materiais disponíveis gratuitamente para download; um canal com editais de marcas e empresas parceiras.

No lançamento do primeiro edital da plataforma, em parceria com as Sandálias Ipanema, mais de 650 inscritas aplicaram para concorrer às vagas para ilustrar o próximo projeto da marca. O WOW e a Ipanema já tem um histórico de 2 anos de parceria, formando artistas iniciantes e fortalecendo os trabalhos de curadoras e artistas reconhecidas do mercado. Para o edital de 2023, a plataforma Women On Walls foi a ferramenta fundamental para encontrar as novas artistas visuais mulheres para ilustrar a campanha de Dia das Mulheres deste ano, que traz o conceito “Elogio É Quase Abraço”. As artistas selecionadas para o projeto foram Loren Bergantini, Suelen Freitas e Suzane Lopes, que trouxeram as ilustrações dos pôsters e embalagens:

Comemorando também a conclusão do um ano de patrocínio da marca BAW Clothing para o WOW, mais dois novos editais, da marca, foram lançados na plataforma, que também celebram o Mês da Mulher. Um deles é focado em mulheres, curadoras ou artistas, que queiram ministrar um dos workshops promovidos pela marca. O outro edital buscou 10 mulheres artistas, empreendedoras ou produtoras das artes visuais, para fazer parte do evento especial que acontecerá na Baw Birth Store, localizada no Bom Retiro em São Paulo, no dia 11 de março. O evento conta com a curadoria do WOW para um dia com feira de arte e workshops de capacitação para as mulheres das artes. Poderão ser vendidas artes originais, fine art, prints, lambes, impressos, e/ou produtos com artes sejam eles camisetas, caderno, pin, adesivo e ainda produtos para produção artística, materiais de pintura, entre outras ferramentas.

A partir do mês de abril, o WOW já abre as portas para novas marcas patrocinadoras da plataforma. Apoiar o projeto, voltado para a amplitude das mulheres nas artes, é o caminho para ações afirmativas, de marcas que querem fazer a diferença e atuarem de forma direta na mudança do mercado, que ainda tem números e oportunidades inferiores para as mulheres. Trazendo a leitura para o Brasil, uma pesquisa realizada para o portal Arte Brasileiros, aponta que não há registro de instituição nacional que tenha em seus acervos mais do que 30% de obras produzidas por artistas mulheres. Na contrapartida, mulheres são a maioria dos alunos nos cursos de artes visuais. No cenário onde mulheres das artes visuais não são representadas em nenhuma instância, o WOW tem como objetivo ser uma das frentes para reparação histórica nos números alarmantes, através do incentivo múltiplo. 

“O WOW não age somente no mês das mulheres. A plataforma nasceu com o propósito de expandir o conhecimento das pluralidades na arte e reforçar a potência da mulher na indústria artística o ano inteiro, o tempo todo. Esse ‘glossário’ mobilizará os contratantes a enxergarem nossas subjetividades e capacidades. As marcas inovadoras que tiverem essa visão, podem abrir os horizontes da inspiração e terem resultados brilhantes.” – Marina Bortoluzzi, idealizadora do WOW – Women on Walls.

Acesse aqui para a plataforma

Acesse aqui para Instagram do WOW

Artigos relacionados

Novidades