99 promove debate sobre cidades em Summit de Mobilidade Urbana

A 99, em parceria com O Estado de S. Paulo, promove a terceira edição do Summit de Mobilidade Urbana nesta quarta-feira, 12. Pela primeira vez o evento acontece de forma 100% digital e gratuita, totalmente reformulado e adaptado à nova realidade provocada pela pandemia da COVID-19.

Com o tema “Inovar para incluir: Novos caminhos para que as cidades sejam mais diversas e democráticas”, o evento é voltado para todos os interessados em mobilidade urbana, diversidade e inclusão e vai discutir como a mobilidade pode melhorar os espaços, aproximar as pessoas e tornar as cidades mais eficientes, acessíveis e democráticas.

A edição deste ano contará com a apresentação de cases, painéis e debates sobre o tema ao longo de todo o dia. A programação começa às 9h30, com abertura do CEO da 99, Mi Yang, e palestra de Jean Liu, presidente da Didi Chuxing, maior empresa de mobilidade urbana do mundo e dona da 99. Jean abordará o tema “Reconectando as cidades após a covid-19”, trazendo a experiência da empresa durante e após a pandemia na China e nos seus países de atuação, além dos desafios enfrentados pelo transporte durante o período e de soluções como a diversificação das opções de deslocamento mais seguras e acessíveis e o enfrentamento às desigualdades sócio-espaciais.

Outro destaque do Summit é a presença do ativista norte-americano Ken Kruckemeyer. Arquiteto, Ken é o fundador da LivableStreets Alliance, movimento sediado em Boston que defende a conexão das pessoas aos lugares em que vivem, trabalham e se divertem, com ruas seguras e espaços públicos vibrantes. Sua palestra debaterá “Estratégias para as Cidades”.

O evento ainda contará com a participação da Diretora de Comunicação da 99, Pâmela Vaiano, no painel “Enfrentar as desigualdades sócio-espaciais”, autoridades públicas, como os prefeitos de Recife, Porto Alegre e Boa Vista, Geraldo Júlio, Nelson Marchezan Júnior e Teresa Surita, respectivamente, a Secretária de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Elisabete França; executivos de empresas como Waze Carpool (Douglas Tokuno), Hyundai Technology (Aleksandro Montanha) e Mapfre (Fátima Lima); o pesquisador do CEPESP/FGV, Ciro Biderman; e representantes da sociedade civil, como a diretora de programas do Instituto Igarapé, Melissa Risso, e o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé.

“A 99 sempre colaborou com estudos e debates junto ao poder público e academia para apoiar a construção de cidades mais inclusivas e democráticas. Este compromisso se tornou ainda mais relevante no cenário pós-pandemia. A necessidade da reconexão das pessoas com as cidades de forma segura e acessível passa por termos um ecossistema de transporte diversificado, com modos ativos, coletivos, públicos e privados coexistindo. Devemos fomentar uma mobilidade que combata os abismos socioeconômicos. O Summit é mais um espaço para trazermos luz à esta discussão”, afirma Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99.

As inscrições para participar do Summit de Mobilidade Urbana 2020 podem ser feitas até 11 de agosto.