A salsicha se consolidou como um dos alimentos mais populares, versáteis e tradicionais na mesa dos brasileiros. Dados da consultoria Kantar mostram que, no último ano, a proteína esteve presente em 84% dos lares do país pelo menos uma vez. Apenas em 2022, ano do mais recente levantamento, esse mercado cresceu 9% em volume, também segundo a Kantar. De olho no potencial dessa categoria, a Seara colocará no mercado nas próximas semanas a primeira salsicha hot dog defumada do Brasil – uma das principais inovações do segmento nos últimos anos.
O lançamento atende a uma necessidade de consumo detectada pela marca por meio de pesquisas com os consumidores: alimentos práticos e versáteis, com explosão de sabor. O desenvolvimento do produto reflete o foco da Seara em um mercado tradicional, mas que não oferecia novidades para o consumidor. Trata-se de um diferencial competitivo relevante em um mercado com volume estimado em mais de 500 mil toneladas por ano. Para se ter uma ideia, em 2022, a salsicha ampliou em 27% a sua presença no prato dos consumidores brasileiros, segundo a Kantar.
Gabriela Pontin, diretora executiva de negócios da Seara, destaca que durante o processo de desenvolvimento da nova linha, a ideia era apresentar uma experiência única aos consumidores. “Nossas pesquisas demonstraram que os produtos defumados são os que mais contribuem para a explosão de sabor pela qual os consumidores buscam”, explica. “Para ampliar a nossa participação no segmento, investimos na criação de um produto que continue sendo prático e versátil, como as pessoas adoram, e que traz um incremento de sabor diferenciado”, completa.
A executiva afirma que a companhia aposta na inovação e qualidade dos produtos como estratégias de diferenciação e crescimento neste mercado. Ainda segundo Gabriela, a Seara vem investindo em pesquisa e inovação para ampliar seu portfólio de produtos e atender as novas tendências de consumo. “Inovar está no DNA da Seara”, ressalta.