Tradicional no mercado de queijos, o Laticínio Scala acaba de disponibilizar aos consumidores a versão light de sua mussarela. O produto, que tem 41% menos gordura que sua versão convencional, é uma opção para os consumidores adeptos a um estilo de vida saudável – voltado para a busca do bem-estar, da manutenção da saúde ou redução de peso.
“A mussarela é um dos queijos favoritos do brasileiro, por sua versatilidade – já que pode ser usada no preparo de receitas que vão de pizza a pratos mais elaborados –, seu sabor suave e sua textura macia. Como a categoria dos produtos light tem apresentado um importante crescimento nas vendas e houve um aumento no consumo desses itens após a pandemia – quando a população passou a procurar por produtos mais saudáveis, sejam aqueles que buscam saudabilidade, ou os que são adeptos a dietas equilibradas – sentimos a necessidade de atender a essa demanda oferecendo um dos principais itens do nosso portfólio nessa versão”, explica Maria Eugênia Soares Cerchi, Gerente de Marketing Corporativo da Scala.
Para desenvolver a mussarela light, o time técnico do laticínio realizou diversos testes, seguidos de análise sensorial – levando amostras para experimentação comentada com os próprios consumidores – a fim de alcançar a combinação ideal de redução de gordura com o sabor e a consistência próximos do produto tradicional. Assim, foi reduzido o teor de gordura no processo de desnate do leite sem mudança ou acréscimo de ingredientes.
Entre as matérias-primas usadas no preparo da receita está o leite originário das principais bacias leiteiras do país – a do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – conhecido por sua alta qualidade.
Durante a produção da mussarela Scala, o leite passa por um processo de pasteurização, de coagulação e de cozimento da massa. Em seguida, é realizada a fermentação desta massa, que acentua o aroma e o sabor do produto. Por fim, essa composição é filada para que a estrutura do queijo se modifique, resultando na elasticidade característica da mussarela Scala.
Assim como outros derivados de leite, a mussarela é naturalmente rica em muitos nutrientes – incluindo cálcio, fósforo, proteínas, vitaminas lipossolúveis e vitaminas B – e é um dos alimentos mais versáteis e nutritivos consumidos em nossa dieta.