Insumo, cultivado na fazenda do Grupo, em Teresópolis, será vendido peletizado pelo e-commerce Bom de Beer para pequenos produtores de cerveja.
O Grupo Petrópolis passa a disponibilizar para a venda parte de sua produção própria de lúpulo no formato peletizado, por meio do seu e-commerce Bom de Beer (www.bomdebeer.com.br). A novidade é a peletização do insumo feita na própria fazenda, na Serra do Capim, em Teresópolis-RJ, cidade que ganhou recentemente o título de Capital Nacional do Lúpulo. Serão colocados à venda packs embalados em atmosfera modificada (ao abrigo da luz e do oxigênio), das variedades Comet (50g e 500g), Cascade (50g e 500g), Chinook (50g), Triple Pear (50g) e Zeus (50g).
O novo formato de beneficiamento foi obtido por meio de um maquinário especial desenvolvido pelo Grupo em parceria com a empresa Forte Lúpulo. O insumo peletizado é a forma preferida dos home brewers e das micro cervejarias. O lúpulo é colhido, seco em estufa, triturado inteiro para virar pó e depois é prensado por uma máquina que o deixa no formato de pellets. Isto facilita posteriormente a transferência dos compostos do lúpulo para o mosto ou cerveja na preparação da bebida. É o formato mais comum utilizado no mercado e com o melhor custo-benefício para fabricação de cervejas.
Para os produtores de cervejas artesanais de todo o país, que poderão experimentar agora o lúpulo peletizado produzido na serra fluminense em suas receitas, são várias as vantagens: ele tem maior eficiência na utilização para obtenção de amargor, em torno de 10% a mais de IBUs do que a mesma variedade de lúpulo em flor, a matéria-prima neste formato oxida mais lentamente e pode ser armazenada por mais tempo. E por serem condensados, utiliza-se uma quantidade menor nas receitas em relação ao lúpulo em flor.
Diego Gomes, diretor Industrial do Grupo Petrópolis, comemora: “Demos mais um passo importante no aprendizado e ao introduzir com sucesso a peletização em nossa cadeia. A venda do nosso lúpulo nesse modelo é um avanço para indústria cervejeira local, já que estamos incentivando a produção nacional por meio do fácil acesso a um lúpulo de qualidade ‘made in Brazil’ com muito orgulho”.
O Grupo Petrópolis começou a comercializar o seu lúpulo em flor em abril de 2021. De lá para cá, foram vendidas, inicialmente, as variedades Cascade, Comet e Triple Pearl em pacote de 100g, com armazenamento em atmosfera modificada para preservar ao máximo os aromas. Este primeiro lote foi integralmente vendido em poucas semanas.