Visando continuar seu crescimento anual no mercado de pets, a Boehringer Ingelheim anuncia o lançamento no Brasil da solução NexGard COMBO, um endectocida de uso tópico e ação sistêmica exclusivo para felinos, que previne pulgas, sarna de ouvido, vermes chatos e redondos. O medicamento deve ser aplicado sobre a pele, na região da nuca do animal, a cada 30 dias, e um de seus principais diferenciais está na facilidade de uso, tornando a ação simples e fácil para os tutores, já que conta com um aplicador de ponta redonda e lisa, que garante maior conforto ao gato, além de controle de dosagem.
O lançamento no mercado brasileiro já chega com a confiança estabelecida pela família NexGard. De acordo com levantamento realizado pela Boehringer Ingelheim, em parceria com a Ipsos*, empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, 75% dos tutores de cães confiam na marca. Entre os donos de felinos, a aprovação é de 50%, mesmo sendo este o primeiro lançamento da linha NexGard® para essa espécie.
O medicamento recebe o nome “COMBO” por conter em sua fórmula uma combinação de tripla ação: esafoxolaner, eprinomectina e praziquantel, sendo indicado para gatos com peso superior a 0,8kg e acima de 8 semanas de idade. “O comportamento natural do felino o torna mais propenso ao multiparasitismo quando comparado ao cachorro, por exemplo, e isso se agrava com gatos que possuem o perfil de sair de suas residências para passear. Nestes casos, faz-se ainda mais necessário o uso de medicamentos de forma mensal”, explica a doutora Karin Botteon, médica-veterinária e gerente técnica da área de Pets da Boehringer Ingelheim.
A solução já está presente em mais de 12 países e a criação do produto faz parte da estratégia da companhia de expandir o alcance da linha NexGard, já estabelecida entre o público canino. “A família Nexgard carrega consigo um nome de alta confiabilidade e excelência. Com os gatos não será diferente, estamos lançando uma das soluções mais completa do mercado, sem perder a praticidade característica da linha”, comenta José Carlos Júnior, diretor da área de Pets da companhia.
Para comprovar a simples aplicação, a marca possui o selo “Easy to Give ISFM Approved” da International Cat Care, uma organização global que analisa a qualidade dos produtos para gatos com base em critérios como usabilidade, eficácia e a apresentação. “O benefício da facilidade de uso é impulsionado quando falamos de felinos, que possuem um comportamento diferente ao dos cachorros, principalmente no que tange o aceite a medicações”, explica Botteon.
Para marcar a chegada do NexGard COMBO em nosso país, a Boehringer Ingelheim realizou uma pesquisa com a Ipsos* sobre o perfil dos tutores brasileiros, analisando questões de confiabilidade em produtos e o gasto médio com itens para saúde animal. Os dados foram coletados em julho deste ano e 404 cuidadores (217 de cães e 187 de gatos) responderam à pesquisa.
Entre as principais descobertas, foi revelado que 63% dos entrevistados têm um gasto médio entre R$ 300 e R$ 600 por ano na categoria de antipulgas e carrapatos. Além disso, 42% estão dispostos a pagar mais por um produto que gere pouco ou nenhum efeito colateral no gato e 35% preferem investir um valor maior em um produto que seja de uma marca de confiança.
Ainda de acordo com a pesquisa, 70% dos entrevistados afirmaram que o veterinário é o maior influenciador na decisão de compra de um endectocida para gatos. “A pesquisa deu visibilidade à solidez da marca NexGard® que, até agosto de 2024, era focada somente na saúde e proteção dos cães, dentro do mercado brasileiro. Nos últimos anos, a população de gatos teve um crescimento anual quase duas vezes maior que a de cachorros, representando um mercado em potencial que precisa ser explorado, de tutores que já confiam em nossa família NexGard”, finaliza José Carlos.