quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioLançamentos de MercadoA Ambev conseguiu colocar o Chopp Brahma na lata

A Ambev conseguiu colocar o Chopp Brahma na lata

Em 1934 Brahma fez história ao engarrafar o chopp – e pasteurizar – para os foliões poderem pular o carnaval pelas ruas do Rio de Janeiro. Em 2023, a cervejaria faz história novamente. Só que agora o chopp foi para a lata – sem passar por nenhum processo de pasteurização – levando o frescor direto do barril do chopp para a casa do consumidor.

Apesar de ser muito conhecido e amado, muita gente não sabe o que está por trás do sabor e da qualidade do Chopp da Brahma: uma cerveja não pasteurizada, que sai direto da cervejaria para o bar. Um líquido que requer um cuidado extremo e tem um prazo de validade super curto para manter o frescor e a qualidade. Justamente por isso que, até hoje, o chopp só estava presente em bares especializados e preparados para manuseá-lo e servi-lo.

Como levar essa experiência e qualidade para o consumidor saborear em casa? Nos últimos anos, o time da Ambev viu um crescimento exponencial na venda de chopp. Além disso, há muitos anos o time escutava dos consumidores o desejo de consumir o chopp e a experiência dele em casa, de forma fácil e descomplicada.

Com isso em mente, o time de inovação da Ambev passou a estudar maneiras de levar o Chopp Brahma para os lares dos consumidores. O desafio para chegar à receita ideal ficou para o CIT, o Centro de Inovação Tecnológica da Ambev, localizado no Rio de Janeiro. Além de ensinamentos de projetos que estavam em estudo há 5 anos, a equipe também foi aprender as melhores práticas e tecnologias da sua operação na Ásia em busca de técnicas e soluções capazes de manter a qualidade, o frescor e a tão conhecida espuma do Chopp Brahma, para, assim, reproduzir com exatidão a experiência de quem prova o líquido no bar, agora, em casa.

“Foram muitas pesquisas e testes até chegarmos em um processo de micro filtragem que garante a qualidade, frescor e uma espuma super cremosa”, diz Daniel Baumann, diretor do CIT.

Além disso, o Zé Delivery, uma inovação da Ambev de 2016, também foi crucial para levar o chopp fresco até a casa dos consumidores. Como o chopp precisa ficar refrigerado para manter seus atributos, toda a entrega ficaria comprometida se não fosse o maior app de bebidas do Brasil o responsável pelo armazenamento e distribuição.

“O Chopp Brahma é sinônimo de tradição e categoria no Brasil. Há muitos anos ouvíamos do consumidor o sonho de poder beber o chopp de forma fácil em casa, com o mesmo sabor e qualidade. Essa inovação só foi possível por conta do avanço no modelo de plataforma que a Ambev vem desenvolvendo nos últimos anos, pois apesar de estar na lata, o Chopp da Brahma precisa ter toda cadeia logística refrigerada para garantir a qualidade e o frescor, desde a cervejaria até a casa do consumidor”, afirma Gustavo Castro, diretor de Inovação da Ambev.

O lançamento foi entregue diretamente no Web Summit, na quarta-feira, 3, em um dos maiores encontros de inovação e tecnologia do mundo, que aconteceu no Rio de Janeiro. A novidade se soma às diferentes opções de consumo do produto, seja em lata, na chopeira, ou na boa e tradicional visita aos bares. A princípio, a novidade só estará disponível em alguns dias e lugares da capital do Rio de Janeiro pelo aplicativo Zé Delivery. O Chopp Brahma é apresentado em lata de 350 mililitros e sua comercialização está em fase de testes no Rio de Janeiro. A expectativa da companhia é partir para novas praças em breve.

Artigos relacionados

Novidades