A BrandAnalytics, uma empresa da Millward Brown Optimor divulgou hoje 2 rankings para 2014: Marcas Brasileiras Mais Valiosas e Marcas Mais Fortes do Brasil. O ranking, que é publicado pela WPP desde 2006, revelou que a Skol aumentou seu valor de marca em 8% passando a US$7.055 milhões no ultimo ano devido à sua excelente performance financeira e sólido posicionamento de marca. O Google foi eleito a marca mais forte do Brasil, em pesquisa feita com 2.800 consumidores, colocando a Coca-Cola para o segundo lugar nesse ano.
Marcas Mais Valiosas
O BrandZTM Top 50 Marcas Brasileiras englobou 32 categorias, 12.800 entrevistas e 480 marcas, além de contar com informações financeiras da Bloomberg. O ranking BrandZTM é o único que considera a percepção dos atuais e potenciais compradores da marca, além dos dados financeiros para calcular o valor.
O valor total das marcas no Top 50 em 2014 chegam a US$45.868 milhões, representando uma queda de 13,7% em relação a 2013, com valor de US$ 53.132 milhões.
As marcas que mais cresceram foram Seara, Pão de Açúcar, Embraer, Estácio de Sá, Sadia, Cielo e Adria. As maiores quedas foram nas categorias financeiras (Bancos) com a queda do valor do banco Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Este último caiu no ranking do 8o lugar para 25o em 2014. Da mesma forma, as operadoras de telefonia (Vivo, Net e Oi) tiveram grandes quedas em seus valores de marca, bem como as companhias aéreas (Gol e TAM).
Marcas Mais Fortes
O ranking das marcas mais fortes é resultado de uma pesquisa com 2.800 consumidores de todo o Brasil. Para o brasileiro, o Google é a marca mais forte, seguido pela Coca-Cola que perdeu o primeiro posto neste ano. O Facebook é a terceira marca mais forte mostrando que o brasileiro vem valorizando cada vez mais o mundo digital.
De acordo com Valkiria Garré, CEO da Millward Brown Brasil: “o valor das marcas reflete a percepção dos consumidores, que colocam na liderança do ranking aquelas marcas que oferecem algo significativo e diferente para as suas vidas, tanto em termos emocionais como funcionais”
Eduardo Tomiya, Diretor Geral da Brand Analytics, uma empresa da Millward Brown Optimor da América do Sul comenta:“ em tempos de consumidores conscientes e mais informados, marcas com um posicionamento claro, relevante e diferencial são vantagens competitivas muito valorizadas pelos acionistas”.
Confira com as dez marcas mais valiosas e mais fortes:
Mais valiosas:
Marca / Valor da Marca 2014 / Variação 2013-2014 / Posição no Ranking anterior
1) Skol / US$ 7.055 bilhões / 8% / 1
2) Bradesco / US$ 4,177 bilhões / -24% / 3
3) Brahma / US$ 3,585 bilhões / -6% / 5
4) Itaú / US$ 3,376 bilhões / -16% / 4
5) Petrobras / US$ 3,252 bilhões / – 44% / 2
6) Sadia / US$ 2,466 bilhões / -24% / 7
7) Natura / US$ 2,236 bilhões / -40% / 6
8) Antarctica / US$ 1,145 bilhão / -11% / 9
9) Ipiranga / US$ 1,103 bilhão / 13% / 14
10) Bohemia / US$ 1,094 bilhão / 8% / 12
Mais fortes:
1. Google
2. Coca-Cola
3. Facebook
4. Omo
5. Johnnie Walker
6. Trident
7. Colgate
8. Oral B
9. McDonald’s
10. Natura