Alinhados à proposta da Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda, de atuar em defesa da propaganda profissional, alguns Sindicatos das Agências de Propaganda (Sinapros) associados à entidade estão promovendo campanhas publicitárias pela valorização da atividade, pela ampliação da filiação das agências e pelo fortalecimento do setor.
O Sinapro de Santa Catarina deu início, na última semana, à Campanha de Valorização da Propaganda de Qualidade, cujo slogan é “Todo mundo entende um pouco de propaganda. Procure quem entende muito. Contrate uma agência filiada ao Sinapro/SC”. Na Bahia, o Sinapro local também está veiculando, em todo o Estado, uma campanha com o slogan “Não basta fazer propaganda. Tem que fazer propaganda de qualidade”, e que incentiva as agências a se associarem e participarem da entidade.
Para o presidente da Fenapro, Gláucio Binder, “iniciativas como estas são importantes para a defesa da propaganda de qualidade, que permite otimizar o investimento publicitário e, consequentemente, os recursos do cliente”. Ele destaca que “os Sinapros e a Fenapro têm o desafio de mostrar os riscos de se optar por houses agencies ou realizar campanhas de forma amadora, sem os melhores recursos profissionais”.
“Qualidade é sinônimo de uso inteligente da verba de comunicação do cliente”, destaca Binder, em cuja avaliação, as empresas precisam entender que as marcas hoje não concorrem apenas com as empresas do mesmo segmento, mas com todos os setores que disputam a atenção do consumidor. E isto requer que a mensagem atraia a atenção e impacte o target desejado. “A presença de uma agência e de profissionais especializados minimiza a hipótese de erros, porque eles podem mostrar o que é efetivamente importante para o consumidor, e que nem sempre é aquilo que o cliente acredita ser”, explica o presidente da Fenapro.
Em Santa Catarina, a campanha do Sinapro busca, com humor e ousadia, provocar uma reflexão sobre os riscos de todo e qualquer anúncio ficar reduzido, por exemplo, à ideia banal de se utilizar ovelhas brancas e fofas – ou outros animais -, justamente por não ter a retaguarda de agências qualificadas.
“Buscamos mostrar ao anunciante que seu investimento numa campanha, sem presença de especialistas, pode ser em vão e até comprometer o resultado de sua empresa”, afirma Rosa Estrela, presidente do Sinapro/SC, que questiona a atuação das houses. “Anunciante, se você está pensando seriamente em ter uma house, desculpe, mas você não está pensando seriamente”, diz uma das peças veiculadas pelo Sinapro/SC.
Na defesa do trabalho profissional, foram desenvolvidos filmes para a TV, outdoors, anúncios para jornais e revistas, formatos especiais para sites e redes sociais e spots para as rádios, sempre ressaltando os benefícios de cada mídia, como os diversos formatos dos jornais, a segmentação das revistas ou a interatividade da internet, quando esta vai além de um simples banner.
Já a campanha desenvolvida pelo Sinapro/Bahia (http://youtu.be/_StrMUfSHDU) conquistou rapidamente a adesão dos grandes veículos e está no ar desde março. Ela foi gravada nas principais agências do Estado e traz depoimentos de diversos publicitários, mostrando que os anunciantes precisam de agências qualificadas e o Sinapro-Bahia contribui para essa qualificação dos associados.
Veiculada nos intervalos comerciais de todas as emissoras de TV da Bahia, a campanha produzida pela Malagueta Filmes conta com um filme de 30 segundos que aborda as iniciativas do Sinapro-Bahia, presidido por Laura Passos, em defesa das agências. Entre elas, como a entidade auxilia na qualificação da gestão, promove a aproximação das faculdades com as agências, atua fortemente na moralização das concorrências publicitárias no estado e na regionalização e interiorização das verbas de propaganda.
O Sinapro-RS também realizou recentemente, em parceria com outras entidades do setor, uma campanha para a valorização das agências. Com o slogan “Tenha uma agência forte ao seu lado. Sempre”, a campanha destacou, junto ao mercado anunciante, a importância de se contar com parceiros estratégicos para alcançar os melhores resultados. As peças mostraram que toda marca consagrada tem uma rede de parceiros de sucesso, e que a agência é um parceiro com capacidade e estrutura para interpretar os novos movimentos e comportamentos do mercado.
“As ações que os Sinapros vêm realizando, a exemplo dessas campanhas, são muito importantes para mostrar ao cliente que a participação das agências, no processo de desenvolvimento da comunicação, é fundamental. São elas que mais entendem da marca, têm uma atuação profissional relevante para que a mensagem seja eficaz e sabem cuidar da imagem e da estratégia de comunicação”, finaliza o presidente da Fenapro.