O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) participará, na próxima terça-feira (29), às 9h, da cerimônia de lançamento do Memorial da Propaganda, primeiro espaço dedicado à história da publicidade baiana, localizado na biblioteca da Unifacs. A iniciativa foi idealizada por Nelson Varon Cadena, jornalista, publicitário, escritor e um dos maiores estudiosos da comunicação no Brasil, e conta com o apoio do Sinapro-Bahia, ABAP Bahia, Central de Outdoor Bahia, Sepex Bahia e ABMP para sua viabilização.
O evento de lançamento terá uma apresentação do pesquisador seguida de uma roda de conversa com a participação do presidente do Sinapro-Bahia, André Mascarenhas, e representantes das entidades parceiras neste projeto. O evento faz parte da programação nacional do ComunicArte, encontro que reúne estudantes de diversas instituições do grupo Ânima Educação no país.
Com uma carreira dedicada à pesquisa sobre propaganda, marketing e jornalismo, e autor de diversos livros e artigos sobre a história da publicidade, Cadena irá doar seu vasto acervo para compor o Memorial da Propaganda. Entre os itens doados, estão livros sobre propaganda, marketing, relações públicas, comunicação e áreas correlatas; revistas, dicionários, catálogos, anuários de mídia e de criação, além de filmes em MP4, de todo o Brasil, e ainda acervo fotográfico e em DVD.
“Este Memorial tem um valor inestimável para a história da propaganda baiana e brasileira, e com a curadoria e acervo de Cadena, que é uma referência. Este espaço será fundamental para pesquisa e conhecimento, proporcionando experiências culturais e educativas únicas. Será importante para o resgate e preservação da nossa memória e ajudará na formação das futuras gerações”, destaca André Mascarenhas.