quarta-feira, fevereiro 12, 2025
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Seu executivo é um ativo ou um peso morto?

Artigo por Paulo Moreti 

Deixa eu te contar uma coisa!

Pode até ser que você CHRO tenha achado o título deste artigo um pouco forte, mas eu quero te convidar a refletir sobre isso, então antes de ter uma resposta fechada para o tema te convido a ler este texto até o final. E para você executivo também serve este convite, será que você está sendo uma marca ativa que impacta positivamente a empresa em que está ou simplesmente um executivo morno, que não inspira, motiva e impacta todos ao seu redor?

No cenário empresarial atual, onde a confiança e a credibilidade são ativos intangíveis de altíssimo valor, a gestão da marca pessoal dos executivos se tornou uma peça-chave para o sucesso organizacional. Para o departamento de Recursos Humanos, essa gestão de marca pessoal não é uma autopromoção em busca de uma nova colocação no mercado como muitos acham, mas sim uma estratégia corporativa para que esses executivos sejam embaixadores da marca corporativa, além de ser um líder inspirador que motiva sua equipe e também sirva como um atrativo para novos talentos.

A pergunta que fica é: Seus executivos estão agregando valor à reputação da empresa ou se tornaram um fardo que compromete a imagem corporativa?

Vamos olhar um pouco sobre o prisma da reputação empresarial e como a marca pessoal a impacta.

Executivos são a face pública da empresa. Suas ações, posicionamentos e reputação individual influenciam diretamente a forma como a organização é percebida pelo mercado, investidores, clientes e talentos. Quando um executivo tem uma marca pessoal forte, estrategicamente definida e bem gerida, ele transmite segurança, liderança e inovação, agregando valor à empresa. Por outro lado, uma marca pessoal negligenciada ou mal construída e mal posicionada pode gerar crises de imagem e desconfiança.

O RH tem um papel essencial nesse processo. Ao compreender e estruturar um plano para desenvolver a marca pessoal dos líderes, a empresa fortalece sua cultura organizacional e cria um ambiente de credibilidade e respeito no mercado.

Agora vamos olhar a marca pessoal como reflexo da cultura corporativa

A cultura organizacional é refletida no comportamento de seus líderes. Quando um executivo demonstra clareza de valores, propósito e autenticidade, ele não apenas inspira suas equipes, mas também fortalece a identidade da empresa. Um executivo que não investe na construção de sua marca pessoal pode acabar desalinhado com a cultura corporativa, gerando ruídos na comunicação interna e externa.

O RH deve atuar como um facilitador nesse processo, ajudando os executivos a identificarem seus diferenciais, alinhar seus valores à missão da empresa e criar estratégias para comunicar sua identidade profissional de forma eficaz e isso deve ser feito por meio de um processo estrutura de gestão de marca pessoal.

Até aqui mostrei alguns pontos de reflexão para você líder de RH, mas quero ser mais específico sobre isso e lhe mostrar os benefícios da Gestão Estratégica da Marca Pessoal dos Executivos

  1. Atração e retenção de talentos – Líderes com marcas pessoais fortes e autênticas criam um ambiente inspirador, retendo talentos e atraindo profissionais que se identificam com a cultura da empresa.
  1. Fortalecimento da reputação da empresa – Uma empresa com executivos bem posicionados no mercado ganha credibilidade e autoridade em seu segmento.
  1. Vantagem competitiva – Empresas cujos líderes são reconhecidos como referência no setor tendem a fechar negócios com mais facilidade e a ganhar destaque perante concorrentes.
  1. Gestão de crises – Executivos bem posicionados conseguem atuar como porta-vozes da organização, reduzindo impactos negativos em momentos críticos.
  1. Ampliação da rede de contatos – Líderes que cultivam uma presença ativa e estratégica no mercado ampliam as conexões da empresa com parceiros estratégicos e oportunidades de negócios.

E agora vamos para o principal, o seu papel CHRO na construção da marca pessoal dos executivos

O RH deve ir além da gestão de pessoas e atuar como um agente estratégico na construção da marca pessoal dos executivos. Algumas iniciativas que podem ser adotadas incluem:

  • Assessoria personalizada para ajudar líderes a construírem seu posicionamento e diferenciais, e comunicar isso de forma assertiva.
  • Workshops e treinamentos sobre Personal Branding e comunicação executiva.
  • Plano de desenvolvimento individual (PDI) que inclua objetivos para fortalecimento da presença de mercado dos executivos.
  • Acompanhamento da presença digital para garantir que a comunicação dos líderes esteja alinhada com a visão da empresa, não imprimindo o DNA da corporação, mas auxiliando ao executivo ser ele mesmo, alinhado ao DNA da empresa.
  • Incentivo à produção de conteúdo para que os executivos compartilhem insights, pensamentos visão de mercado, fortalecendo assim sua autoridade, se tornando um (a) líder de pensamento.

Por fim, você CHRO tem o poder de transformar executivos em ativos estratégicos para a empresa. A gestão da marca pessoal dos líderes não pode ser negligenciada, pois impacta diretamente a reputação, cultura e competitividade da organização.

A pergunta que você precisa fazer constantemente é: Seus executivos estão agregando valor ou comprometendo a imagem da empresa?

A resposta a essa questão pode determinar o futuro da sua organização no mercado. Está na hora de você, CHRO, assumir seu papel estratégico e garantir que seus executivos sejam verdadeiros ativos para a empresa!

Bora construir as marcas pessoais de seus executivos!

www.paulomoreti.com 

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