Esse conteúdo eu publiquei em 4 de julho de 2022, mas com os acontecimentos de hoje achei interessante revivê-lo de forma atualizada para que pudéssemos refletir…
Atualizando o título: Se a internet acabasse hoje como ficaria sua marca pessoal? Isso é algo muuuito improvável, mas muito mesmo!!! Porém já tivemos problemas num passado não muito distante com o apagão do Facebook que
deixou muita gente, mundo afora, sem saber o que estava acontecendo e trazendo inúmeros prejuízos ao mercado, ou o Whatsapp que também já deixou seus usuários na mão por várias horas, ocasionando grandes problemas e perdas financeiras e hoje, mais uma vez isso aconteceu… Esses eventos mostraram a nós pessoas físicas e empresas como somos dependentes da tecnologia.
Somente a título de informação, a Organização das Nações Unidas (ONU), relatou que em 2019 éramos 4,1 bilhões de pessoas utilizando a rede mundial, o que representa em número de usuários, 53,6% da população mundial!!!
Hoje já estamos próximos dos 5,347 bilhões, segundo estudo da Digital 2024: Global Overview Report, publicado pelo site Datareportal, agora falamos em 66,2% da população mundial…
Muitas pessoas, hoje em dia, se utilizam de suas marcas pessoais para promover um serviço, um produto ou até a si mesmos, outros são influenciadores, celebridades, anônimos que de alguma forma querem obter a fama e se utilizam massivamente da internet.
Agora, imagine se isso parasse de funcionar da noite para o dia! Como sua marca pessoal ficaria?
O que quero trazer aqui é uma reflexão sobre nossa vida extremamente focada no online e muitos esquecendo que há uma vida no offline. Preciso deixar claro que não sou contra a tecnologia e os avanços que ela nos traz, aliás uma boa
parte do meu trabalho dependo dela, tanto no meu estúdio de criação, quanto na minha empresa de assessoria em Gestão Marcas Pessoais, mas não me esqueço do bom e velho encontro presencial e do networking.
Freud já falava: “O homem é, em sua essência, um ser relacional”
Quero que você lembre disso e valorize também o presencial. Talvez aqueles com mais de trinta e poucos anos, se a internet acabasse conseguiriam com certa facilidade se adaptar novamente ao tempo em que computador era para assistir vídeos, assim como os mais velhos tiveram e tem dificuldades de se adaptar a tecnologia os mais novos que já nasceram neste mundo digital fariam o mesmo caminho, teriam uma certa dificuldade de viver sem ela. Mas ao final todos continuariam suas vidas, realinhando-as aos novos modelos existentes de se comunicar e de se “conectar”.
Trago essa reflexão para falar da importância da gestão da marca pessoal sempre com foco no todo. Quando profissionais passam por minha assessoria em Personal Branding (gestão de marca pessoal), trago à tona sempre essa questão de fazermos/pensarmos numa gestão com visão 360 graus onde devemos olhar tanto o mundo online quanto o offline da mesma forma e com suas peculiaridades e estratégias distintas, mas sempre lembrando que ambos são pontos de contato importantíssimos e devem estar conectados. Primeiro porque não dá para ser uma pessoa no presencial e outra no digital, pois se isso estiver acontecendo em algum dos dois você está sendo um personagem, segundo será uma comunicação, verbal e não verbal, falha.
Agora se voltarmos a minha pergunta inicial, a minha resposta seria:
– Se a internet acabasse agora, e sua marca pessoal tiver estratégia, ela não ficaria perdida ou desesperada, pois por meio de um processo de autoconhecimento, que é a base para uma gestão eficaz, ela estaria “viva” e interagindo nos dois ambientes, o que facilitaria qualquer movimento e alinhamento necessário.
Então fica a dica, hoje trabalhar sua marca no digital é muito importante e estratégico, mas nunca deixe de olhar o todo e fazer com que ela se relacione com outras marcas também no presencial, quanto mais conexões e experiências positivas você conseguir ter, mais sua marca pessoal será lembrada e admirada pelas pessoas, o que fará com que alcance tantos os objetivos como os resultados que deseja.
Lembre-se, gestão de marca pessoal, não é somente para o digital, mas é também par ao presencial. Marca Pessoal é para sua carreira!