sábado, novembro 16, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesRBS aponta novos caminhos para o futuro da comunicação

RBS aponta novos caminhos para o futuro da comunicação

Em busca de resposta para perguntas sobre as constantes mudanças pelas quais passa a comunicação, o Grupo RBS realizou uma investigação que desvenda alguns mistérios e aponta novos caminhos para o setor. Os resultados de The Communication (R)Evolution, trabalho desenvolvido pela cineasta Flavia Moraes, que acaba de assumir o posto de diretora-geral de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, foram apresentados no evento VOX, que aconteceu em Porto Alegre na última terça-feira (16).

The Communication (R)Evolution envolveu mais de 150 entrevistas com profissionais de diversas áreas e perfis, realizadas entre julho de 2013 e maio deste ano em cidades do Brasil e do exterior, como Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Los Angeles, São Francisco, Nova York e Boston. A lista de personalidades ouvidas inclui nomes como Nick Bilton, colunista e repórter do New York Times; James Canton, futurista que colabora com a Casa Branca e com a Apple e é CEO do Institute of Global Futures; Roy Sekoff, fundador e editor do The Huffington Post; e Ben Moskowitz, coordenador de novos programas do Mozilla e professor na Universidade de New York.

Os depoimentos destas personalidades compõem um levantamento sem precedentes sobre os impactos da revolução digital na indústria da comunicação e levam a uma reflexão sobre as atuais formas de produzir, distribuir e consumir informação. Ainda como resultado do trabalho, o Grupo RBS definiu 11 premissas que organizam todo o conteúdo.

Flavia Moraes explica que o grupo de entrevistados divide-se entre otimistas e pessimistas, mas todos descreveram um novo mundo físico-virtual, totalmente interconectado e com forte influência das novas tecnologias. “Os entrevistados compactuavam da ideia de que os volumes estratosféricos de informação disponíveis modificam radicalmente os hábitos mais simples do cidadão comum e contribuem decisivamente para a criação de novos valores e hábitos. Em um futuro muito próximo, segundo eles, conheceremos, graças à supremacia da tecnologia, novos meios de comunicação e novas formas de informar, distribuir e consumir informação”, diz.

O presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, acredita que The Communication (R)Evolution contribuirá de forma sistemática para o desenvolvimento da indústria da comunicação brasileira e mundial, provendo insights que servirão de apoio e inspiração para a tomada de decisões. Por isso, defende o compartilhamento de todo o conteúdo. “Temos o desafio de entender e assimilar a reinvenção do mundo. É preciso acompanhar as transformações do comportamento do consumidor provocadas pelas novas tecnologias de comunicação e refletir essas mudanças em nossas plataformas e empresas com novas linguagens, novos formatos e processos. Este estudo é uma iniciativa inovadora que poderá servir de base para profissionais envolvidos neste setor”, afirma.

The Communication (R)evolution é uma investigação em “estado beta”, ou seja, segue um processo contínuo de produção. Parte das entrevistas realizadas até o momento estão disponíveis no site www.thecommunicationrevolution.com.br. A totalidade dos relatos estará disponível em março.

 Créditos da foto: http://goo.gl/X6rjnA.

Artigos relacionados

Novidades