Os vagalumes do Bradesco estão de volta para resgatar a esperança e o brilho interior de cada um para superar momentos difíceis, e o olhar de esperança para o ano novo que se aproxima. É essa a mensagem do filme que conclui a trilogia iniciada em 2018 e agora vem com o mote: “Em 2021, volte a brilhar”.
Com criação da Publicis, a campanha que tem como peça central uma animação em 3D, de três minutos de duração, estreou no sábado (12) nos principais canais de TV aberta e na internet. Produzido pela Zombie Studios, o comercial traz personagens que já estiveram nas histórias dos anos anteriores.
A animação começa com os vagalumes Lúcio e Luna passando por diversos pontos de uma cidade e vendo cenas que ficaram marcadas no contexto da pandemia. Seu Oswaldo, que já aparecia em papel secundário no primeiro e segundo filmes, dessa vez é o protagonista. Na nova produção, ele perdeu sua esposa Carmem recentemente e olha para sua foto com saudade e tristeza. Para retratar esse momento, uma sombra metafórica se aproxima. Lúcio e Luna decidem se unir para afastá-la e, com a luz que irradiam, ajudam Seu Oswaldo a se lembrar que ele tem motivos pra superar a solidão.
Em um restaurante, a dona está preocupada com as contas para pagar e se conseguirá mantê-lo aberto, enquanto a garçonete teme perder o emprego. Num hospital, um médico atua na linha de frente no combate à covid-19 e não pode atender o telefonema de seu companheiro. Em sua casa, o personagem Vitinho, protagonista do segundo filme da série, quer sair para brincar com os vagalumes, mas sua mãe não deixa. Em todas essas situações, a sombra aparece para representar o medo e as incertezas, enquanto a luz dos vagalumes é a metáfora sobre cada um encontrar em si a esperança e a força para se reinventar e seguir em frente.
“Este ano foi muito difícil para todos e não podíamos deixar de abordar as tristezas e os medos que as pessoas enfrentaram. Não é fácil retratar essa realidade publicitariamente, mas o filme trata de tudo isso com muita verdade e delicadeza sem deixar de lado o otimismo responsável que é característico da comunicação do Bradesco”, comenta Márcio Parizotto, diretor de Marketing do banco.
“Nessa antítese entre o brilho dos vagalumes e as sombras, que certamente se intensificaram em 2020, chamamos todos os brasileiros para voltarem a brilhar em 2021”, completa Domenico Massareto, CCO da Publicis.
Como nos demais comerciais da trilogia, a trilha sonora tem um papel importante para complementar a mensagem principal. O hit de Michael Jackson, Heal the World, ou Cure o Mundo em tradução livre, fala sobre fazer deste um lugar melhor para toda a humanidade.
No primeiro filme, que mostrou a chegada de Lúcio à cidade grande e o seu desconforto em ver que não se encaixava lá, a trilha foi Beautiful, de Christina Aguilera. Na segunda animação, a história de Vitinho, uma criança com síndrome de Down, e de Luna, um vagalume que não acende, é embalada por Hero, de Mariah Carey.
Os vagalumes ainda vão protagonizar uma ação inédita com tecnologia de realidade aumentada no programa The Voice da TV Globo, na terça-feira (15). Com um convite para voltar a brilhar em 2021, o público será convidado a capturar um QR Code na tela. Ao acionar o dispositivo, será possível ver os vagalumes flutuando bem pertinho e interagir com os personagens a partir de cliques no celular. Em seguida, o filme de 3 minutos da campanha será veiculado no intervalo do programa.
“Usamos a tecnologia para gerar uma nova experiência interativa, sem que as pessoas precisem sair de casa. A capacidade de amplificar a magia é um dos grandes diferenciais de nossa campanha”, afirma Parizotto.
Além do filme para TV – que terá ainda versões de 60 e 30 segundos –, e internet, haverá mídia exterior e impressa. Nas redes sociais, a comunicação ganha ainda mais profundidade em parceria com um time de criadores de conteúdo, para escolher um personagem da animação que represente sua própria busca por manter seu brilho aceso em 2020. Entre os escolhidos, a cientista Jaqueline Goes, reconhecida por ter mapeado os primeiros genomas do coronavírus, vai contar um pouco da sua história. A campanha trará também desafios no TikTok com Leticia Gomes, conhecida por seus desafios de maquiagem e Brenno Rigazzo, desenhando os personagens da animação.
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