sexta-feira, fevereiro 21, 2025
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O executivo que transformou uma empresa inteira

Artigo por Paulo Moreti:

Deixa eu te contar uma história, Paulo sempre foi um CEO visionário, quando assumiu o comando de uma grande multinacional, percebeu que sua equipe de liderança estava altamente capacitada tecnicamente, mas havia um problema: a marca da empresa era forte, mas os executivos eram praticamente invisíveis no mercado.

Ao longo dos anos, Paulo percebeu algo que muitos ignoram há muitos anos: empresas são feitas de pessoas, e quanto mais forte a marca dos líderes das empresas, mais forte esta marca se torna. Então ele começou a investir no desenvolvimento da marca pessoal dos principais executivos e, em pouco tempo, viu os resultados como: aumento de credibilidade, reconhecimento no mercado e até novas oportunidades de negócios surgindo pelo fortalecimento da presença digital e da influência dos seus líderes.

Você já viu isso acontecer?

Mas antes de entrarmos mais a fundo nessa transformação, preciso que responda uma pergunta essencial: Por que a marca dos executivos impacta tanto na reputação e nos resultados da empresa?

O novo jogo do mercado: Empresas feitas de pessoas

O fato é, que num mundo corporativo de hoje, a era da comunicação de massa unilateral ficou para trás. Antes, havia empresas que dominavam o discurso e os consumidores apenas absorviam, agora, vivemos um cenário de transparência, onde os consumidores não querem apenas conhecer a marca, querem se relacionar com quem está por trás dela.

Os líderes de uma empresa são seus maiores ativos dessa comunicação. São eles que estabelecem conexões com stakeholders, clientes, investidores e talentos do mercado. A força de uma empresa não está apenas na sua marca institucional, mas na soma das marcas individuais que a representam.

Pare por um minuto e pense nos nomes que vêm à sua mente quando falamos de grandes empresas de tecnologia, moda ou entretenimento. Não basta saber o nome da companhia – as pessoas associam diretamente seus líderes a essas empresas. E isso não acontece por acaso.

O grande erro da maioria das empresas é: Ignorar essa estratégia e não potencializar seus executivos como embaixadores da marca.

A diferença entre ter executivos fortes e ter executivos invisíveis

Esse foi inclusive um post que fiz recentemente, mas vamos deixar esse tema mais claro e analisar dois cenários:

Cenário 1 – A empresa invisível:

Imagine uma empresa com um excelente produto, mas com executivos que ninguém conhece. Eles não compartilham insights no LinkedIn, não participam de eventos, não concedem entrevistas e não geram conteúdo relevante.

Sabe qual o resultado disso?

A empresa perde oportunidades de mercado, tem dificuldades para atrair grandes talentos e não é vista como referência no setor.

Agora, vamos para outro cenário:

Cenário 2 – A Empresa de Líderes Influentes:

Nesta empresa, os executivos têm presença forte no mercado, eles compartilham conhecimento, participam de eventos e engajam com o público-alvo, fazem network. Como resultado, a empresa ganha autoridade, atrai investidores e se torna referência no setor.

Agora eu te pergunto: em qual dessas empresas você gostaria de atuar?

A diferença entre essas empresas não está apenas no produto ou serviço que vendem, mas na força das pessoas que as representam.

Mas, o que acontece quando seu executivo é uma marca forte.

Seus líderes podem ser a maior alavanca de crescimento da empresa, e isso não é uma hipótese, é um fato. Veja alguns impactos diretos de investir na marca pessoal dos seus executivos:

✅ Aumento da credibilidade – Executivos que são referência no mercado elevam a reputação da empresa.

✅ Atração de talentos – Profissionais querem trabalhar em lugares liderados por referências do setor.

✅ Expansão do networking – Executivos bem posicionados geram mais oportunidades de negócio.

✅ Geração de confiança com investidores e clientes – As pessoas fazem negócios com quem confiam.

Então como transformar seus executivos em verdadeiros multiplicadores da marca da empresa?

A resposta é: transformando-o(a) em Executivos(as) Embaixadores da empresa!

Para construir a marca pessoal de um executivo de forma estratégica, é preciso um processo estrutura de personal branding. E aqui estão alguns pontos para refletir e começar:

1. Definição da identidade pessoal e profissional

Quem é esse líder? Quais são seus valores, propósitos e diferenciais? Antes de qualquer ação externa, é preciso olhar para dentro e entender e definir a essência da sua marca pessoal.

2. Presença digital ativa e estratégica

Executivos que sabem utilizar plataformas como LinkedIn de forma estratégica aumentam sua visibilidade e a da empresa. Produzir conteúdo relevante, compartilhar insights e interagir com outros líderes são passos essenciais.

3. Posicionamento como referência no mercado

É essencial que os executivos sejam convidados para palestras, eventos e entrevistas, isso amplia a autoridade e coloca a empresa sob os holofotes.

4. Construção de relacionamentos estratégicos

Networking não é sobre quantidade, mas sobre qualidade. Executivos com um círculo de conexões bem estruturado conseguem abrir portas para novas oportunidades de negócios. Eu particularmente sou fã do netweaving, um processo mais longo de relacionamento, porém mais sólido.

5. Comunicação clara e autêntica

Não basta somente ter uma linde e consistente estratégia de marca pessoal, a forma como um líder se comunica tem impacto direto na percepção do público. Um tom de voz coerente, mensagens autênticas e uma narrativa envolvente fazem toda a diferença.

Talvez você deva estar se questionando, se isso é relevante para a empresa, por que muitas ainda não estão fazendo isso?

Pois é! Também não entendo (risos). Mas falando sério, mesmo com todos esses benefícios claros, muitas empresas ainda resistem a investir na marca pessoal de seus líderes. E sabe quais os motivos?

❌ Medo de perder o executivo para o mercado – A empresa teme que um executivo bem posicionado receba propostas de concorrentes. Mas a verdade é que um executivo desmotivado e invisível tem muito mais chances de sair.

❌ Falta de conhecimento sobre como fazer – Construir uma marca pessoal exige um método estruturado. O problema é que a maioria das empresas não sabe por onde começar.

❌ Crença de que apenas a marca institucional é suficiente – Empresas que não entendem a importância da marca pessoal dos seus líderes acabam perdendo espaço para concorrentes que investem nessa estratégia.

Bom, o problema e os medos foram revelados, mas temo como reverter isso e eu posso ajudar sua empresa a transformar executivos em embaixadores da marca?

Se você chegou até aqui, já entendeu que a marca pessoal dos seus executivos pode ser um dos maiores diferenciais da sua empresa. Mas como implementar essa estratégia de forma eficaz?

Minha metodologia estruturada trabalha diretamente com CEOs, diretores e executivos para construir um posicionamento estratégico que beneficie não apenas o profissional, mas a empresa como um todo.

Com palestras, workshops e consultoria personalizada, eu ajudo empresas a transformarem seus executivos em referências do mercado, multiplicando o valor e a influência da marca.

Agora, a minha pergunta final é: Sua empresa está pronta para sair da invisibilidade e se tornar referência com um time de líderes influentes?

Se a resposta for sim, entre em contato e vamos construir essa estratégia juntos.

Bora conversar sobre transformar seus executivos(as) em embaixadores da marca corporativa? O primeiro passo é seu!

Meus contatos

www.paulomoreti.com

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