Desde 1996, Kaiak, da Casa de Perfumaria do Brasil, se inspira no universo aquático e marinho. Com o lançamento de Kaiak Oceano, Natura propõe um mergulho na imensidão do fundo do mar. A marca traz à tona a reflexão sobre as novas formas sustentáveis de lidar com a poluição das águas – o primeiro passo de Kaiak frente à causa da Natura que propõe um mundo com #MaisBelezaMenosLixo – ao promover a conscientização e incentivar as pessoas a fazerem a diferença quanto ao destino do lixo no meio ambiente.
Foi pensando na relação da marca com o oceano, além de sua sintonia com a natureza, que a agência DPZ&T chegou ao convite que age como fio condutor de toda a campanha: Ouça o chamado do Oceano.
Para isso, a comunicação conta com uma ação especial no Twitter, com a participação de Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso e Ítalo Ferreira. Ação de um dia inteiro, na última sexta-feira, o oceano realizou um takeover em seus perfis oficiais – uma ocupação instigante que trouxe luz e grandiosidade para o tema, como se o casal estivesse dando voz ao oceano e trazendo mensagens de urgência em nome das mudanças necessárias para combater os 80% do plástico produzido no mundo que está nos mares. Na ação especial, Isabella Santoni, Federico Devito, Raul Aragão, Hugo Bonemer e Érica Prado também participaram do movimento. Outros influenciadores darão sequência à ação, entre eles o ator Bruno Gagliasso e o surfista Ítalo Ferreira.
“A campanha foi inteira pensada para chamar atenção para a urgência desse tema. Assusta pensar que, apenas no tempo de leitura desse texto, milhares e milhares de novos quilos de plástico chegaram ao oceano. É um chamado que precisa ser ouvido, é o que buscamos inspirar”, comenta Denise Gallo, diretora de criação da DPZ&T.
Kaiak Oceano e Instituto Ecosurf
Para reforçar o verdadeiro tributo aos oceanos, a marca se uniu ao Instituto Ecosurf para promover a limpeza de uma área de reserva ambiental. A atuação aconteceu na estação ecológica Juréia-Itatins, em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, e promoveu a retirada de 300 sacos de 100 litros de resíduos, totalizando a limpeza de cerca de 5 km de praia. Entre os materiais, foram encontrados cordas, redes de pesca, isopores, garrafas PET e demais resíduos, todos coletados por uma equipe responsável. A marca fará um inventário de todos os itens recolhidos para uma cooperativa de reciclagem em Itanhaém, também no litoral sul de São Paulo.
Com a ação, a marca Kaiak busca fomentar a cadeia de reciclagem, auxiliando no destino correto dos resíduos para evitar que cheguem a um de seus fins mais comuns: o oceano. A iniciativa busca a conscientização da população frente a uma das maiores problemáticas no meio ambiente: encontrar formas sustentáveis e viáveis de lidar com o lixo que geramos para despoluir o planeta.
Assista: