A ascensão de mulheres líderes em muitos setores está destacando a importância do desenvolvimento da marca pessoal nos ambientes corporativos e empresariais. A ascensão de líderes femininas enriquece as organizações ao inspirar e motivar outras pessoas, melhorando a dinâmica e a eficiência das equipas e criando um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor.
Uma abordagem única de gestão e comunicação distingue a marca pessoal feminina, agregando valor aos negócios. As mulheres líderes são reconhecidas pelas suas competências excepcionais na construção de relações interpessoais sólidas, na promoção da colaboração e na abordagem de desafios com uma perspectiva holística e integrada. Esta abordagem não só fortalece a identidade e a influência da marca pessoal feminina no local de trabalho, mas também contribui para uma cultura organizacional mais harmoniosa e inovadora.
Porém vemos que a participação feminina em lideranças de empresas e outros cargos no Brasil por menor que seja, vem aumentando de 2019 para 2022, segundo o estudo Panorama Mulheres 2023 realizado pelo Grupo Talenses e Insper, “…apenas 17% dos cargos de presidência das empresas são ocupados por mulheres, numa projeção da amostra no Panorama Mulheres 2023 para o mercado brasileiro…”. Isso é um avanço, mas ainda muito pouco a meu ver.
Neste contexto, tenho sido procurado por diversas mulheres desde, empresarias do agronegócio, jornalistas, executivas, médicas, dentistas, veterinárias, psicólogas, profissionais de marketing digital com a necessidade de um trabalho de posicionamento estratégico de marca pessoal, devido aos objetivos que possuem como profissionais e os obstáculos que encontram. Com isso, tenho vivenciado os ganhos de como o desenvolvimento de uma estratégia de marca pessoal assertiva pode auxiliar nestas conquistas.
Um case que compartilho aqui é o da minha esposa, dentista/odontopediatra e nele podemos ver a importância e o impacto do processo de Personal Branding na vida de um profissional. Quero deixar claro que não por uma questão de dar notoriedade a ela neste artigo, até porque não é necessário, mas porque eu sabia que seria um excelente case, uma vez que ela não possuía entendimento da importância das estratégias de branding pessoal e também por saber que estava num momento de reposicionamento de sua marca pessoal.
Contextualizando o cenário:
Hoje a Odontologia conta com mais de 381.277 cirurgiões-dentistas em todo o Brasil, conforme dados extraídos do site do Conselho Federal de Odontologia (CFO), sendo que somente em São Paulo, existem 111.451 profissionais atuantes, conforme dados obtidos no site do próprio Conselho Federal de Odontologia. (https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-entidades-e-profissionais-ativos/)
Além desta grande concorrência de mercado, minha esposa estava com 30 anos de atuação, atendendo neste período, tanto pacientes particulares como os convênios odontológicos, que por sua vez nos últimos tempos passaram a não ser um bom negócio, renumerando muito mal por cada atendimento/procedimento efetuado, também estava em transição para seu novo consultório, conquistado após anos de empenho.
Após ela passar pelo processo de desenvolvimento de marca pessoal, ver os conceitos, conectar-se ao mundo do branding, passando por todos os passos (exercícios) e ir do autoconhecimento à construção da sua marca pessoal, percebemos o caminho a ser seguido e que realmente faria sentido para ela e a posicionaria no mercado.
O processo de desenvolvimento de marca pessoal trouxe para ela uma clareza; não só dos seus diferenciais e pontos positivos, mas também de quem exatamente era seu público-alvo ideal e de como comunicar-se com ele. A mensagem transmitida precisava ser alinhada com a identidade, seu posicionamento, entre outros assuntos que compõem a plataforma da marca.
Em sua estratégia ficou claro a necessidade de descontinuar o atendimento aos convênios (planos de saúde) e ficar somente com clientes particulares, porém foi desenvolvido um processo de retenção dos clientes de convênio para se tornarem clientes particulares, seu tom de voz único foi adequado para cada tipo de cliente, desde aquele que queria resolver seu problema, até aquele que deseja saber como seria resolvido, o que seria utilizado, a qualidade dos produtos e logicamente o valor a ser investido no tratamento. Todo o roteiro foi criado sem que a profissional perdesse sua essência, ou seja, não criamos um personagem ou uma persona para ela, mas identificamos uma característica muito forte como diferencial que era exatamente a consistência de suas colocações, conhecimento dos processos e os impactos que ocorreriam caso não fossem feitos, além de sua calma e segurança em falar, o que gerava credibilidade e confiança ao paciente/cliente.
Todo esse processo se tangibilizou no rebranding da marca pessoal, desenvolvimento de todo material institucional do consultório, na forma de abordagem telefônica da sua secretária e principalmente no trabalho da arquiteta contratada para o desenvolvimento do layout do novo consultório.
Você pode assistir no meu canal do YouTube o vídeo com a minha narrativa para entender melhor o passo a passo, integração e alinhamento da marca pessoal, escaneando o QRCODE abaixo ou acessando o link: https://youtu.be/UZntifCHq4E
Este processo não só reposicionou a marca pessoal dela no mercado, como fez com que conquistasse mais cliente, tendo um valor percebido muito maior, ampliando sua reputação, tornando referência em sua área de atuação, atraindo clientes que anteriormente não viriam, inclusive do exterior e outros estados do Brasil e gerando convite para participar como profissional convidada em uma associação odontológica em São Paulo em um curso de relevância na área de ortopedia funcional dos maxilares, uma das especializações que ela possui junto com a odontopediatria…
Seus resultados têm feito com que ela seja inspiração para outras profissionais de sua área e também para empresárias e empreendedoras que compreenderam a importância de trabalharem suas marcas pessoais estrategicamente para se posicionarem e se destacarem em seus mercados e cargos.
Referências: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2023/05/lideranca-feminina-cresce-no-brasil-e-mulheres-ocupam-17-das-presidencias/.