Prestes a completar 45 anos de trajetória, a Kallas Mídia OOH se encontra em um momento que combina orgulho por mais de quatro décadas de êxito com uma estratégia agressiva de expansão no mercado nacional.
Atualmente presente nos 26 estados do País, a empresa, que é líder em OOH entre os players com capital 100% nacional, quer expandir negociações com PMEs (Pequenas e Médias Empresas) em até 25% em 2024, além de estar com algumas licitações em aprovação neste momento, após ter assinado 11 outros contratos nos últimos dois anos. A partir de uma orientação para negócios e vendas bem estruturada e assertiva, o player de out of home estima um avanço de 54% em seu faturamento neste ano, na comparação com o ano anterior.
“A companhia está em franco crescimento. Desde a sua fundação, a Kallas é uma empresa orientada por metas, sendo a mais forte em middle market do mercado. Com um comercial mais estruturado, nossa estratégia para 2024 contempla a diversificação do nosso portfólio de produtos, no que diz respeito a metrô, ônibus, portos, aeroportos e mobiliário urbano. Estamos seguindo um road map estruturado: com um incremento de produtos, avança nosso faturamento e, consequentemente, nosso market share”, afirma Rodrigo Kallas, CEO da companhia de mídia out of home.
Com uma gestão horizontalizada, a Kallas conta, atualmente, com 80 agentes comerciais espalhados pelos 26 escritórios próprios, propiciando mais ações de one-to-one com os possíveis clientes em cada praça, posicionando-se, portanto, como a empresa que mais entende de brasileiros e com maior capilaridade nacional. Ademais, a empresa de mídia OOH trabalha com uma meta de incremento em 32% na quantidade de colaboradores.
Um ano icônico para a Kallas
Para 2024, a Kallas tem abraçado novas praças e contemplado novos produtos em diferentes verticais. Já no primeiro quadrimestre, a empresa entregou dois grandes projetos que comprovam sua atuação para o ano.
O primeiro destaque vai para a instalação de 8 fingers digitais (passarelas entre o saguão de embarque e a aeronave) no Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). Essa instalação contempla apenas a primeira etapa do projeto, que prevê a utilização do espaço interno dos fingers com mídia digital.
O segundo destaque fica por conta da conquista da concessão de mobiliário urbano e sinalização em Manaus, um contrato de 20 anos que abrange a zeladoria de 627 equipamentos, sendo eles 327 abrigos de ônibus, 28 relógios digitais e 272 mupis. Esse projeto foi cuidadosamente pensado com a intenção de implementar melhorias na estrutura atual de transporte e mobilidade urbana para a população, visando oferecer mais segurança, modernidade, tecnologia, inovação e visibilidade para a cidade.
“Essa conquista consolida a Kallas como o maior veículo de mídia out of home do Norte do Brasil, com sua quase absoluta presença no OOH e exclusividade na operação publicitária em diversos espaços na cidade de Manaus, como aeroporto, porto, mobiliário urbano – com placas, relógios, sinalizações diversas e abrigos de ônibus – além de diversos painéis de grandes formatos espalhados pela cidade”, acrescenta Rodrigo Kallas.
Em paralelo a esses projetos, a empresa está consolidando sua posição como um dos maiores players do setor, expandindo agressivamente seus mercados de atuação e garantindo 11 novas concessões de exploração publicitária somente neste ano. Com a inclusão de novas praças estratégicas, a Kallas reforça seu compromisso com cobertura nacional, alinhada com uma visão de crescimento sustentável e inovadora.
Zeladoria urbana: o apoio às cidades e o cuidado com o brasileiro
Nesses 45 anos, a Kallas esteve também comprometida com o apoio às cidades, compreendendo a importância de contribuir para ambientes urbanos mais seguros, acessíveis e agradáveis. Em um país como o Brasil, onde os desafios relacionados à segurança pública e à manutenção da ordem urbana são constantes, a presença estratégica da mídia OOH é de extrema importância.
As áreas urbanas enfrentam uma variedade de questões, desde o descarte inadequado de resíduos até preocupações com a segurança nas ruas. Por isso, a empresa está cada vez mais comprometida em criar produtos e verticais, como a concessão de Manaus, que abordam questões pertinentes à zeladoria urbana, visando contribuir para a construção de cidades mais seguras, limpas e inclusivas.
História: um sonho e uma visão de longo alcance
Na década de 1970, um mineiro visionário, chamado Luiz Roberto Kallas, que havia atuado no segmento bancário, iniciou um trabalho de mídia aeroportuária no Duty Free Shop, no Rio de Janeiro. O objetivo ali, a partir de uma intuição, era utilizar o espaço para divulgar os produtos. Era outra época, os aeroportos não eram espaços de tanto tráfego e a palavra “free shop” não despertava nenhum apelo comercial ou de marca, não diretamente.
Ao entender esse potencial, ainda inexplorado em solo nacional, Kallas abre, em 1979, a primeira empresa de seu grupo, visando desenvolver esse modelo de mídia aeroportuária no Brasil. Nesse mesmo ano, houve a primeira veiculação de OOH em um aeroporto brasileiro – uma publicidade que foi concedida gratuitamente a um cliente, tamanha era a descrença no formato há meio século atrás.
“Era outro momento da indústria de publicidade. Quando se falava em mídia aeroportuária, muita gente torcia o nariz, pois era um formato ainda inexplorado, à frente de um tempo. Nesse setor, sai na frente quem enxerga algo inédito, como se fosse um oceano bem vasto a se perder de vista, não observando apenas as grandes empresas – que são, claro, possíveis clientes -, mas os espaços que podem ser desbravados”, afirma Luiz Roberto Kallas, o fundador.
Décadas depois, é essa mesma a empresa que opera publicidade OOH no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, além de trabalhar mobiliário urbano, trilhos, táxis, carros de app e demais formatos em diversas outras praças, como Manaus (AM), Recife (PE), Jundiaí (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Niterói (RJ), Lauro de Freitas (BA), Caxias do Sul (RS), Farroupilha (RS), Novo Hamburgo (RS), São Joaquim (SC), entre outros.
Atualmente, a companhia, que é a maior do país entre os players com capital 100% nacional, possui escritórios em todos os estados, contando ainda com lideranças das respectivas regiões com objetivo de atender necessidades específicas de cada localidade. Não por acaso, a Kallas se posiciona como a empresa que mais entende de brasileiros.
Atualmente, o Sr. Luiz Kallas, membro do conselho administrativo da empresa à qual fundou, “bate ponto” semanalmente no escritório em Barueri. Com tanta história para contar, ele se orgulha de diversos projetos e campanhas, entre esses, a parceria com o rei Pelé, com quem desenvolveu campanhas por mais de cinco anos. “A comoção que a figura do Pelé sempre causou me surpreende até hoje. Muito carismático, ele fazia questão de tirar fotos e conceder autógrafos para todos os fãs. Era nítido que ele nasceu para estar onde estava”, recorda o fundador.
Tecnologia, futuro e agenda ESG
Desde que essa década se iniciou, a Kallas Mídia OOH vem apresentando ao mercado a sua nova “família” de equipamentos de mobiliário urbano. Com o desafio de trazer inovação e tecnologia a ativos pouco inventivos, a companhia deu início ao projeto que envolvia desenhar e criar protótipos (POC) de peças com diferenciais únicos, buscando fornecedores alternativos com capacidade e entrega compatíveis com o que o mercado anseia.
Os novos ativos da Kallas contam com diversos diferenciais, entre eles: design de identidade, que busca na história e geografia brasileiras inspiração; sistema de encaixes e montagens criado sob medida para a empresa considerando características que vão além do duradouro; painéis de LED e LCD de última geração. Ainda, frente a uma demanda essencial, a sustentabilidade também é parte do projeto: captação de energia solar visando a autossuficiência dos abrigos de ônibus, em relação a iluminação e alimentação energética dos painéis digitais acoplado; vidro e aço reciclados; descarte de materiais em concordância com as melhores práticas e mais.