O Instituto Verificador de Circulação (IVC Brasil), que o mercado publicitário conhece e confia há mais de 50 anos, ganha uma nova marca. Passa a se chamar Instituto Verificador de Comunicação, reflexo da auditoria de mídia multiplataforma. Além do nome, muda também a marca, que tem novo design, criado pela agência Loducca. As novidades no nome e na marca reforçam os atributos de verificação, com busca da verdade e transparência nos números, consolidando a reconhecida credibilidade de sempre como maior ativo do Instituto. Além disso, comunica de forma clara a realização de auditoria em múltiplas áreas, de revistas às campanhas online, dos jornais aos eventos, passando por dados web de smartphones e tablets.
O Instituto vivencia uma série de mudanças nos últimos anos, com a ampliação do escopo de serviços. O movimento estratégico está alinhado às transformações do mercado e fez com que a atuação do Instituto ascendesse a um patamar mais abrangente, por meio de inovações tecnológicas e adoção de novos serviços e métricas, expandindo as perspectivas do mercado para o uso de dados de audiência. Essa transição acontece naturalmente desde 2009 e agora, com a nova identidade, posiciona o IVC Brasil como uma das principais referências do mundo em auditoria de mídia multiplataforma.
Com a mudança, o principal objetivo do Instituto é ser a fonte mais confiável para os profissionais de agências e veículos entenderem os comportamentos da audiência nas diversas plataformas de forma crível. “Temos excelentes condições para reunir números multiplataforma sob um mesmo certificado, com credibilidade reconhecida há cinco décadas”, ressalta Pedro Silva, presidente executivo do IVC Brasil e presidente da Federação Internacional dos Institutos Verificadores de Circulação (IFABC, da sigla em inglês).
Segundo ele, os dados do Instituto, principalmente de web analytics e mobile, podem exercer papel essencial dentro das agências, ajudando-as a interpretar novos comportamentos de consumo de mídia. “Atuar com métricas normatizadas e padronizadas também pode auxiliar os publishers na compreensão das mudanças e a explorar os melhores caminhos possíveis para comprovar alcance e presença digital de suas marcas e produtos”, completa.
O Instituto possui composição tripartite (reúne representantes de agências, veículos e anunciantes), operação isenta e expertise em todas as plataformas. Essa configuração privilegiada deve ser aproveitada pelo mercado na utilização dos meios e evolução das suas métricas de audiência, bem como no atendimento às demandas de agências e anunciantes por acesso mais fácil a números relevantes e precisos, com consulta ágil e prática, tudo em um mesmo local – o site do IVC. O trabalho independente e sem fins lucrativos também torna o IVC Brasil apto a ocupar uma posição central para parcerias voltadas ao compartilhamento de conhecimentos, tecnologias e dados.
A marca nova, criada pela Loducca, é uma evolução da antiga, feita por Francesc Petit, um dos principais diretores de Criação da história da propaganda brasileira. Na transformação, a agência buscou o uso de traços mais simples e modernos, com curvas que lembram o dinamismo do momento que vivemos. A letra “V” foi transformada em um sinal de rubrica, simbolizando tudo o que foi checado, pois a essência de verificar do Instituto permanece a mesma. A letra “C” ganha nova forma estilizada que remete ao sinal iconográfico da barra de progresso circular, muito comum no carregamento de páginas e aplicações nos meios digitais, onde o IVC Brasil está cada vez mais presente.
Para concretizar as mudanças e elaborar o plano de comunicação, o IVC contratou o trabalho de consultoria de Marketing de Viviane Palladino, ex-diretora de Marketing da revista Exame e das marcas de negócios do Grupo Abril, e a agência Superglue, capitaneada por Sergio Fadul e Otavio Ribeiro Valle, que tem entre seus clientes marcas como Cielo e Natura. A campanha deverá focar em profissionais de mídia das agências, publishers e gestores de Marketing dos anunciantes.
A comunicação envolve campanha publicitária, com peças desenvolvidas para mídia off e online, redes sociais e um road show nas agências e veículos. Os anúncios destacam os elementos que apresentam todos os serviços oferecidos e reforça a atuação multiplataforma do IVC Brasil. Ela também confere a padronização da identidade visual aos pontos de contato com o público. Algumas parcerias com entidades relevantes no mercado também estão em negociação.
As ações englobam ainda reformulações no website, blog e na newsletter semanal. Além disso, a aplicação da nova marca e identidade está também implementada no dia a dia do Instituto, desde o conjunto de itens de papelaria à assinatura dos e-mails.
Ficha técnica – Campanha nova marca (Superglue):
Criação: Sergio Fadul, Laila Szafran, Jimmy Duarte e Fan Valle
Direção de criação: Sergio Fadul
Planejamento: Otávio Ribeiro Valle
Atendimento: Otávio Ribeiro Vale e Sergio Fadul
Mídia: Zezé Franca e Gabriel Caracho
Aprovação: Vivi Palladino e Pedro Silva
Ficha técnica – Nova Marca (Loducca)
Agência: Loducca
Anunciante: IVC
Título: Nova marca IVC
Criação: Eduardo Tallia
Direção de Criação: Cássio Moron, Fábio Saboya, Sergio Mugnaini e Raphael Franzini.
Direção Geral de Criação: Guga Ketzer
Atendimento: Ticiana Gomes
Mídia: Daniel Chalfon e Adriana Favaro
Planejamento: Ken Fujioka
Produtores Executivos de Criação: Ana Luisa André e Sid Fernandes
Aprovação Cliente