O Grupo de Planejamento apresenta, oficialmente, o Prêmio GP Big Think, que será entregue em agosto deste ano e é o primeiro prêmio de estratégia do Brasil, voltado exclusivamente para planejadores e avaliado somente por profissionais da mesma área.
As inscrições, que acontecem entre os dias 02 de junho e 25 de julho, estarão abertas para todas as agências do Brasil e poderão ser feitas somente online, pelo site http://www.grupodeplanejamento.com.br/bigthink/. O evento conta com o apoio da Agência Salve no desenvolvimento do hotsite e plataforma de inscrições.
Diferente de outras premiações, o GP Big Think não será dividido por categorias, pois o objetivo é escolher os melhores pensamentos estratégicos, independente da disciplina do planejador, formato do trabalho ou perfil da agência. Desta forma, serão concedidos Ouro, Prata e Bronze para todos os cases que forem considerados, pelo júri, merecedores. Ganhará o Grand Prix apenas o melhor pensamento estratégico do ano, na visão dos melhores planners brasileiros.
Também serão premiados questões específicas do universo de trabalho de um planejador, como melhor insight, melhor estratégia digital, melhor estratégia de ativação, melhor estratégia para verba reduzida, melhor paper escrito e melhor uso de números, entre outros. Estes prêmios não serão classificados como Ouro, Prata ou Bronze e só serão concedidos se o júri decidir que etapas do trabalho merecem esse reconhecimento.
O grande diferencial deste prêmio é que não poderão concorrer videocases. Só serão inscritos as peças e o pensamento estratégico. “Há tempos o GP queria lançar um prêmio. Fizemos um esforço em equipe para fazer isso agora. Estratégia é o lema da nossa gestão. Já fizemos a Conferência, agora vamos lançar o primeiro prêmio de estratégia do Brasil. E o mais legal é que não concorrerão videocases, que acabaram desvirtuando muito o nosso mercado. Aqui quem ganha é o pensamento estratégico e não a defesa bonitinha do trabalho”, explica Marcio Beauclair, presidente do Grupo de Planejamento.
Podem ser inscritos trabalhos que tiveram seu produto criativo veiculado pela primeira vez desde Janeiro de 2011 até Abril de 2014. O GP Big Think também terá uma versão para estudantes e jovens profissionais, em parceria com a Miami Ad School | ESPM, incentivando o surgimento de novos estrategistas.
O Prêmio GP Big Think é um projeto da diretoria de Prêmios do GP da qual participam: Ira Finkelstein, Rapha Barreto (FCB), João Gabriel (Almap BBDO), Renata D´Avila (Lew,Lara), Tiago Lara (Leo Burnett Tailor Made), Mahira Oliveira (Africa) e Vinicius Picollo (BETC). O troféu foi desenhado especialmente para o GP pelo diretor de arte Guilherme Jahara (F.Biz).
Assim, o GP passa a ser apoiador de 2 grandes prêmios de Planejamento no Brasil: o Effie – focado em eficácia e resultados, em parceria com o Grupo Meio&Mensagem e o Big Think – focado em criatividade e estratégia.