O Grupo de Mídia de São Paulo (GM) celebra o Dia do Mídia, comemorado em 21 de junho. A atividade do profissional da área tem se transformado nas últimas décadas, e se fortaleceu, como nunca antes, como parte essencial e segura que garante os melhores resultados dos investimentos certeiros de anunciantes em publicidade.
Pode ser coincidência, mas 21 de junho também é o Dia Internacional do Aperto de Mão. Pode parecer uma mera coincidência, mas a atuação do profissional de mídia está diretamente ligada a esse ato, que representa o acordo ou o fechamento de negócios. Mas há também a tese de que o dia 21 de junho foi escolhido por ser o dia do solstício de inverno -– quando o sol atinge a maior distância da terra e marca o início da estação fria –- sendo considerada a noite mais longa do ano, o que seria considerado como uma homenagem a esse profissional, que costuma esticar seu dia para conseguir completar sua importante atividade.
O fato é que, antes, hoje e no futuro o profissional de mídia é pilar essencial quando envolve análises de mercado, entendimento do comportamento do consumidor e a capacidade de se criar estratégias que maximizem o impacto de uma campanha. Isso porque os profissionais de mídia encontram campos de atuação em diversos setores da indústria da comunicação:
– em agências, atuando como a inteligência estratégica para gerar os melhores resultados das campanhas dos clientes;
– em veículos, pois ajudam a planejar e vender espaços publicitários;
– em empresas de tech, atuando na gestão e otimização de campanhas digitais;
– em departamentos de marketing, dentro de grandes anunciantes, desenvolvendo e implementando estratégias junto às equipes das agências.
“O Dia do Mídia é uma celebração do planejamento estratégico e da inovação que impulsionam a publicidade moderna. O papel do profissional de mídia é essencial para o sucesso de qualquer campanha publicitária”, ressalta Fábio Freitas, presidente do GMSP.
Sobre o futuro, há uma unanimidade. “Teremos cada vez mais dados, mais tecnologia e o básico: mais IA. E o papel do mídia será um grande piloto de soluções para imprimir a competência humana nas máquinas, para gerar conexões, integrar áreas, canais e metodologias, a fim de aumentar os resultados para clientes e agências”, afirma Harada. .
Toledano, por sua vez, afirma que o futuro do mídia é promissor e desafiador, exigindo profissionais cada vez mais completos e atualizados, que usem a tecnologia a seu favor e a automação como um apêndice prático, facilitando tarefas e operações sem, contudo, substituir o talento e criatividade humanos. “O planejador de mídia se tornou um maestro da comunicação, orquestrando campanhas em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico”, diz.
Carol acrescenta que acredita que o futuro da atividade do profissional de mídia está intrinsicamente ligado ao avanço tecnológico. “Com o crescimento da inteligência artificial e das tecnologias de automação, os nossa atividade terá à disposição ferramentas cada vez mais sofisticadas para otimizar campanhas e personalizar a comunicação com os consumidores. A tendência é que o nosso papel se torne ainda mais estratégico, com um foco maior na integração de dados e na capacidade de adaptar rapidamente as estratégias às mudanças e aos comportamentos dos consumidores”, afirma.
Andrea complementa destacando que o profissional de mídia é essencial em qualquer local, desde que haja a necessidade de uma empresa ou marca se comunicar para um público de forma correta, estudada, direcionada e com a certeza de investimento e não somente em gastos. “Veiculos, anunciantes e agências são o grande foco, finaliza. “O ‘time sheet’ da mídia está estourado! E isso define o dinamismo, a pressão, a vida e a efervescência que vivemos diariamente como profissionais de mídia”.