domingo, dezembro 22, 2024
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Grupo de Mídia de SP celebra o Dia do Mídia

Grupo de Mídia de São Paulo (GM) celebra o Dia do Mídia, comemorado em 21 de junho. A atividade do profissional da área tem se transformado nas últimas décadas, e se fortaleceu, como nunca antes, como parte essencial e segura que garante os melhores resultados dos investimentos certeiros de anunciantes em publicidade.

Pode ser coincidência, mas 21 de junho também é o Dia Internacional do Aperto de Mão. Pode parecer uma mera coincidência, mas a atuação do profissional de mídia está diretamente ligada a esse ato, que representa o acordo ou o fechamento de negócios. Mas há também a tese de que o dia 21 de junho foi escolhido por ser o dia do solstício de inverno -– quando o sol atinge a maior distância da terra e marca o início da estação fria –- sendo considerada a noite mais longa do ano, o que seria considerado como uma homenagem a esse profissional, que costuma esticar seu dia para conseguir completar sua importante atividade.

O fato é que, antes, hoje e no futuro o profissional de mídia é pilar essencial quando envolve análises de mercado, entendimento do comportamento do consumidor e a capacidade de se criar estratégias que maximizem o impacto de uma campanha. Isso porque os profissionais de mídia encontram campos de atuação em diversos setores da indústria da comunicação:

– em agências, atuando como a inteligência estratégica para gerar os melhores resultados das campanhas dos clientes;

– em veículos, pois ajudam a planejar e vender espaços publicitários;

– em empresas de tech, atuando na gestão e otimização de campanhas digitais;

– em departamentos de marketing, dentro de grandes anunciantes, desenvolvendo e implementando estratégias junto às equipes das agências.

“O Dia do Mídia é uma celebração do planejamento estratégico e da inovação que impulsionam a publicidade moderna. O papel do profissional de mídia é essencial para o sucesso de qualquer campanha publicitária”, ressalta Fábio Freitas, presidente do GMSP.

O veterano Antônio Toledano, que é conselheiro do GMSP e consultor da área de mídia para agências, anunciantes e veículos, é um dos mais experientes profissionais da atualidade em atividade na indústria da comunicação, acompanhando há décadas as mudanças e a evolução dos mídias, em seu trabalho. “O papel do profissional de mídia sofreu uma transformação radical, acompanhando a explosão da tecnologia e a ascensão da era digital. O que antes era a seleção de meios e veículos, se tornou uma tarefa complexa, que exige profundo conhecimento das características de cada veículo, nas mais diferentes plataformas, e seu público”, afirma. Segundo ele, embora o portfólio de opções de mídia seja muito amplo hoje, as pesquisas e acesos à informação são quase ilimitadas. “O profissional de mídia é o mais capacitado analista do que proporciona os melhores resultados para uma campanha publicitária”, salienta.

Carol Espósito, diretora do GMSP e General Media Director na BETC Havas, lembra que, em linhas gerais, o trabalho da mídia na década de 1990 era mais pautado em negociações e compra de mídia em veículos tradicionais (TV, Rádio, Jornal, Revista e Outdoor). As atividades envolviam um planejamento estratégico pautado em informações das ferramentas de mídia de então para atingir os objetivos do briefing. Mas, após anos 2000, com a chegada da internet, o trabalho se expandiu e mudou muito. “Há novas segmentações, novas análises de dados e medição de resultados em tempo real. Hoje nosso trabalho é planejar e gerenciar planejamentos muito mais complexos, analisando dados de performance e ajustando estratégias com base em insights analíticos”, pontua.

Andrea Hirata, também diretora do GMSP e que atua no aplicativo móvel de compartilhamento de vídeos Kwai, completa esse raciocínio: “Mudou muita coisa em nosso trabalho. Desde meios, os veículos, até a importância da área e do profissional de mídia nas agências e agora nos clientes. Hoje somos parte essencial e segura que garante o investimento certeiro”, assegura. Isso, explica Andrea, inclui o que sempre fez parte da atividade, que além de negociar com veículos e plataformas, o mídia tem habilidades cruciais para obter os melhores valores e condições para a veiculação de campanhas, além de detectar oportunidades adequadas às necessidades de comunicação de cada anunciante.

Robson Harada, outro diretor do GMSP e Head of Product Growth B2B do Banco Itaú, ressalta que a atividade do mídia mudou devido à atual quantidade de ferramentas, possibilidades, canais e atribuições. “Isso é observado especialmente quando temos, atualmente, um cenário em que o profissional de mídia pode ter um papel muito mais presente como alavanca de Growth dentro de um anunciante”, diz.

Sobre o futuro, há uma unanimidade. “Teremos cada vez mais dados, mais tecnologia e o básico: mais IA. E o papel do mídia será um grande piloto de soluções para imprimir a competência humana nas máquinas, para gerar conexões, integrar áreas, canais e metodologias, a fim de aumentar os resultados para clientes e agências”, afirma Harada. .

Toledano, por sua vez, afirma que o futuro do mídia é promissor e desafiador, exigindo profissionais cada vez mais completos e atualizados, que usem a tecnologia a seu favor e a automação como um apêndice prático, facilitando tarefas e operações sem, contudo, substituir o talento e criatividade humanos. “O planejador de mídia se tornou um maestro da comunicação, orquestrando campanhas em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico”, diz.

Carol acrescenta que acredita que o futuro da atividade do profissional de mídia está intrinsicamente ligado ao avanço tecnológico. “Com o crescimento da inteligência artificial e das tecnologias de automação, os nossa atividade terá à disposição ferramentas cada vez mais sofisticadas para otimizar campanhas e personalizar a comunicação com os consumidores. A tendência é que o nosso papel se torne ainda mais estratégico, com um foco maior na integração de dados e na capacidade de adaptar rapidamente as estratégias às mudanças e aos comportamentos dos consumidores”, afirma.

Andrea complementa destacando que o profissional de mídia é essencial em qualquer local, desde que haja a necessidade de uma empresa ou marca se comunicar para um público de forma correta, estudada, direcionada e com a certeza de investimento e não somente em gastos. “Veiculos, anunciantes e agências são o grande foco, finaliza. “O ‘time sheet’ da mídia está estourado! E isso define o dinamismo, a pressão, a vida e a efervescência que vivemos diariamente como profissionais de mídia”.

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