Um encontro para provocar insigths, oportunizar trocas de experiências e trazer inovações sobre os modelos de precificação – um dos maiores desafios enfrentados pelas agências – com o objetivo de melhorar a performance das empresas do setor e garantir a sustentabilidade dos negócios. Afinal, precificar corretamente e com estratégia faz toda a diferença para os resultados financeiros e o crescimento sustentável.
Esse é o resultado do Frente a Frente edição especial Workshop Transforma, que reuniu mais de 50 lideranças de agências de propaganda gaúchas na quinta-feira (18/09), na Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS), o encontro trouxe para o Estado o Workshop Transforma, iniciativa do Sistema Sinapro/Fenapro e que já percorreu outros estados e regiões do país.
Em uma imersão de 3h, os gestores de agências gaúchas se debruçaram em questões estratégicas e sensíveis para os seus negócios envolvendo o tema “Precificação estratégica: como dar o real valor ao seu trabalho.” A oficina foi conduzida por Fernado Braga, consultor da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e especialista no segmento de propaganda que traz na bagagem mais de 10 anos de experiência em consultoria para empreendedores, gestores e desenvolvimento de lideranças e equipes, com ênfase no mercado de publicidade e propaganda.
Ele explorou pontos importantes e sensíveis ao setor, como comparativo da precificação por mercado, custo e valor; precificação baseada em custos, em rateio de custos, na análise do lucro bruto e em valor; análise de resultado por cliente como instrumento de feedback para precificação; indicadores comerciais e retenção de clientes como input para precificação; além de dar recomendações e dicas para o crescimento do faturamento. Os temas tratados contaram com o apoio de ferramentas como planilhas, dinâmicas e simulações práticas.
Os participantes saíram entusiasmados com os inputs e as reflexões sobre precificação correta e estratégica. “Para mim, esses encontros que o Sinapro proporciona para as agências associadas são de grande valor, porque a gente consegue ter uma atualização de vários assuntos. No caso esse tema que é bem importante, a precificação, e os novos insights que levamos para os nossos negócios. Revalidei o que a gente faz na agência e levo algumas ideias e sugestões novas para testar. Vamos ter um grande proveito na Global”, destacou Sinaia Szczepaniak, head administrativa e financeira da Global.
Bárbara Puentes Pereira, gestora de conta da Studio Santa Ideia, também saiu motivada. “Achei o workshop muito interessante e proveitoso. Foram bastante construtivas as informações repassadas. Acredito que elas irão melhorar os resultados da agência. Vamos compartilhar com o nosso time como forma de crescer, evoluir e ter resultados mais positivos, tanto no presente quanto no futuro. Participei do encontro junto com a Carol, minha colega, e a Santa Ideia agradece essas ricas oportunidades de compartilhamento de conhecimento e experiências”, avaliou.
A realização do Workshop Transforma em Porto Alegre mostra o nível de maturidade das agências do Rio Grande do Sul em relação a esse tema tão sensível e desafiador que é definir a precificação correta e estratégica dos serviços entregues pelas agências, de acordo com a percepção do consultor Fernando Braga. Acostumado a apresentar o workshop para lideranças de diferentes regiões do Brasil, na avaliação dele, o Rio Grande do Sul demonstrou uma participação atenta e engajada. “Senti o empresário gaúcho bem envolvido e mobilizado com o tema. Percebi que, pelo nível da conversa que tivemos nessas trocas do workshop, o empresário gaúcho tem um nível de maturidade maior do que a média com relação a métodos de precificação e análise de resultados”, afirmou.
E completou: “Mesmo assim, acho que consegui trazer muitas inovações que podem ser aplicadas nas agências gaúchas e percebi as lideranças bem interessadas. Tem muito campo para aprofundar, é um tema que não é fácil e que pode ser cruzado com diversas variáveis, como comerciais, de retenção, captura da avaliação do valor gerado, e entender como tudo isso alimenta outras decisões de negócio e traz crescimento com qualidade. Meu sentimento é que eles saíram bem mobilizados e com ideias e questões para aplicar na prática e evoluir mais.” Braga exemplificou com dois pontos que, segundo ele, mais despertaram o interesse dos participantes no RS: como extrair a precificação baseada em valor, ou seja, como fazer para demonstrar e capturar o valor gerado por um cliente e traduzir isso na precificação da agência; e métodos para fazer uma análise de resultado, ou seja, como a agência garante que a precificação foi adequada depois que o serviço foi executado ou durante a sua execução.
O presidente do Sinapro-RS, Juliano Brenner Hennemann, fez a abertura do encontro e, ao final, comemorou os resultados. “Recebemos feedbacks muito positivos das agências participantes. Trouxemos e debatemos um tema bastante relevante e sensível na gestão das nossas empresas. É em ambientes de trocas como o Frente a Frente que temos oportunidade de nos conectarmos com boas práticas para aplicarmos e evoluirmos os nossos negócios, porque os desafios e as dores são comuns. Essa união que estamos tangibilizando no Sistema Fenapro/Sinapro legitima um mercado mais forte e que gera mais valor.”
Voltado aos gestores das agências associadas ao Sinapro-RS, o Frente a Frente é considerado o principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho, traduzindo-se em um espaço para a troca de experiências, interação e discussão das boas práticas do mercado. Os encontros promovem um bate-papo entre as lideranças das empresas do setor tendo como propósito trazer insights para fortalecer a gestão e potencializar o negócio das agências, reforçando o compromisso da entidade com o fomento da gestão das associadas e com o desenvolvimento do mercado criativo gaúcho. A edição especial Workshop Transforma teve apoio institucional da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da PUCRS.

Crédito das fotos: Thiago Corrêa @correath / Divulgação
