Um estudo realizado pelo ESPM Media Lab divulgou as cem campanhas mais expressivas nas redes sociais, no período de 2006 a 2014. Quem lidera a lista é a agência Ogilvy Brasil que é destaque com nove cases, seguida pela Africa com 7 e pela AlmapBBDO, que empatou com a DM9DDB, ambas com 4 cases. Os resultados foram apresentados durante o 1º Fórum Digital organizado pelo Media Lab, em São Paulo.
O projeto é colaborativo e os dados apurados refletem a pesquisa realizada até o momento. As redes digitais analisadas foram Facebook, YouTube, Twitter, Google+ e Instagram. A partir dos dados de oito anos, foram observados seus efeitos e buzz no cenário da comunicação mercadológica.
Uma das informações reveladas pelo estudo é que o Facebook foi utilizado em 42% das campanhas, seguido por YouTube (24%) e Twitter (22%). O uso isolado do Facebook também ocupou a liderança, com 29%. Já a combinação entre as três grandes plataformas foi a segunda mais adotada (22%).
Após análise de 56 casos cross-media, foi revelado que 42,8% das empresas preferem combinar mídia digital (site, aplicativos, blogs, search, mídia display) às campanhas de social, em vez de mídia de massa (TV, rádio, impresso) ou off-line (PDV, outdoor, ações de marketing direto e ativação).
Com relação ao objetivo de ação, 81% apresentaram-se como institucional. No período analisado (2006 a 2014), o maior número de ações em mídia social ocorreu em 2012, sendo que, neste ano, foram captadas ações até o mês de julho, mas, ainda assim, o número é muito inferior aos anteriores. Para mais informações sobre o estudo, basta acessar o site: http://casosmedialab.espm.br/.