Nesta quinta-feira, 25, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2018 anunciou os finalistas de sete competições, depois que o júri iniciou as votações via internet. São revelados nesse primeiro julgamento os shortlists de Gráfica, Produção Gráfica, Media, Produção de Áudio & Som, Produção Audiovisual, PR e Eficácia. Os jurados escolheram os finalistas por meio de votação pela internet.
Durante a realização do festival, que oficialmente começa na próxima quarta-feira, 31, em Buenos Aires, Argentina, os presidentes de júri de todas as categorias se agruparão para, juntos, escolherem os trabalhos que serão vencedores dos troféus Gran Ojo, Ouro, Prata e Bronze.
O Brasil lidera o shortlist do El Ojo Gráfica. Dos 58 trabalhos finalistas apresentados pelo presidente da competição, Álvaro Becker, diretor geral de criação da Y&R Santiago, 12 são brasileiros. Africa, AlmapBBDO e Y&R são as agências que mais emplacaram finalistas: três trabalhos cada. A Colômbia tem nove finalistas, seguida de Argentina, com oito, e México, com seis. As agências com mais finalistas – quatro no total – são Ogilvy Colômbia e Y&R Santiago.
No El Ojo PR, há 76 cases finalistas, apresentados pela presidente do júri, Amanda Berenstein, que é Managing Director da Weber Shandwick México. Mais uma vez, o Brasil lidera entre os países com mais trabalhos no shortlist, com 17 cases, dos quais cinco são da agência Africa. A Espanha aparece em segundo lugar, com 14 finalistas, sendo que a LOLA Mullen Lowe tem seis deles. Com 10 cases, o Peru é o país que aparece em terceiro lugar no ranking de finalistas dessa competição, enquanto a Argentina aparece em quarto lugar com oito cases.
Há 59 cases finalistas no El Ojo Media, cujo corpo de jurados é presidido por Paulina Parra, CEO da MediaCom Colômbia. Desse total, o Brasil lidera com 17 trabalhos, sendo quatro da Africa e quatro da AlmapBBDO. A a Espanha tem 11 cases e a Colômbia 10 finalistas. A agência com mais cases nesse shotlist é a LOLA MullenLowe da Espanha, com cinco trabalhos no total. Um cases brasileiro se destacou entre os finalistas. Trata-se de TagWords, da Africa para Budweiser, que foi mais indicado em três subcategorias da competição.
No El Ojo Produção Gráfica, o júri presidido por Álvaro Becker, diretor geral de criação da Y&R Santiago, escolheu 18 trabalhos finalistas. O Brasil está na frente novamente, com sete cases, sendo três da AlmapBBDO, três da Africa e um da JWT. A Espanha soma seis finalistas, dos quais cinco são da LOLA MullenLowe e um é da Cheil Espanha. A Argentina está em terceiro lugar no ranking dessa competição, com três finalistas: dois da Mercado McCann e um da DDB Argentina.
No El Ojo Eficácia, cujo corpo de jurados é presidido por Paola Aldaz, VP de Marketing da Mastercard Colômbia, há 45 finalistas. A Argentina, a Espanha e os Estados Unidos estão empatados na liderança desse shortlist, com oito cases cada país. O Brasil tem sete finalistas. A Mercado McCann é a agência com mais trabalhos classificados: cinco. Burger King e Netflix são os anunciantes com mais nominações: seis cada.
Premiação lançada neste ano, o El Ojo Produção de Áudio & Som tem 18 trabalhos finalistas, informou o presidente do júri da competição, Jorge Caterbona, sócio e diretor da 7Samurai. Seis trabalhos são da Espanha, quatro do Brasil e dos de países não ibero-americanos. A Primo é a produtora com mais finalistas no shortlist: quatro no total.
Por fim, a competição do El Ojo Produção Audiovisual, cujo corpo de jurados também é presidido por Jorge Caterbona, 29 são do Brasil, 17 da Espanha e seis da Argentina. A AlmapBBDO está na liderança entre as agências, com oito finalistas. Já entre as produtoras, a Saigon e Primo são as que mais emplacaram trabalhos nessa shortlist: 12 cada. A Landia tem dez finalistas. Entre os destaques dessa competição estão os cases Ali, da AlmapBBDO e da Saigon para Volkswagen; Astronauta, da DPZ&T e da Saigon para Itaú; e The Red Stein, da Landia para a Francis Ford Coppola Winery. São quatro nominações para cada um desses cases.
Serviço:
#ElOjo2018 – 21º Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica
Data: 31 de outubro, 1 e 2 de novembro
Local: La Rural – Prédio Ferial de Buenos Aires – Argentina
Inscrições para participar do festival: http://entradas.elojodeiberoamerica.com/mi-cuenta/pre-login
Consultas: info@elojodeiberoamerica.com ou pelo telefone (54-11) 4543-0790.Entradas com 25% de desconto: Até 19 de outubro (Vagas limitadas)