A edição 2018 do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica conta com quatro profissionais brasileiros atuando com presidentes de júri em seis competições do El Ojo de Iberoamérica. Eles são Felipe Luchi, sócio e CCO da Lew’Lara\TBWA, no El Ojo Directo; Claudio Lima, CCO da Cheil Latam, como presidente do El Ojo Inovação; Rodrigo Jatene, CCO da Grey West, presidindo o El Ojo Sustentável; e Saulo Rodrigues, vice-presidente e Diretor Executivo de Criação da R/GA São Paulo, presidindo o júri do El Ojo Design, El Ojo Produção Digital e também do El Ojo Produção Gráfica. Há também 41 profissionais integrando o júri em diversas categorias (veja mais abaixo). Assim, há um total de 45 profissionais do Brasil como jurados.
Saiba mais sobre os presidentes de júri:
FELIPE LUCHI – El Ojo Direto
Felipe Luchi é sócio e CCO da Lew’Lara\TBWA. Em seus 22 anos de experiência em publicidade, ganhou uma grande quantidade de prêmios internacionais, incluindo um Grand Prix em Cannes e quatro Leões de Ouro, entre os 23 que ganhou no total. Foi eleito Profissional da Propaganda de 2017 pelo Prêmio Colunistas e ganhou o prêmio Profissional do Ano da Rede Globo, 18 metais no El Ojo de Iberoamérica, além de uma grande quantidade de estrelas douradas e uma Green Star no Clube de Criação. Durante sua trajetória trabalhou em departamentos criativos e desenvolveu campanhas integradas para marcas locais e internacionais. Foi Jurado em Cannes, no Profissionais do Ano, no Festival do Clube de Criação, no Prêmio Abril e em outros festivais. Luchi participou de várias edições do El Ojo de Iberoamérica, selecionando as melhores ideias e recebendo prêmios que reconheceram seu trabalho criativo. Em 2016 foi Presidente do Júri do El Ojo Design e do El Ojo Produção Gráfica. Este ano volta a comandar os jurados como Presidente do El Ojo Direto.
CLAUDIO LIMA – El Ojo Inovação
Claudio Lima é Chief Creative Officer da Cheil LATAM, encarregado de liderar o departamento de criação da Cheil Brasil e de supervisionar o desenvolvimento criativo para a Samsung nos escritórios da América Latina. A carreira de Claudio se desenvolveu em três continentes, como a América do Sul, no Brasil, onde trabalhou para agências como Ogilvy Brasil e DAVID São Paulo, passando pela Europa, na DRAFTFCB Lisboa, e depois em importantes agências norte-americanas como Wieden & Kennedy Portland, DRAFTFCB New York e Young & Rubicam Miami. Durante sua carreira, ganhou um total de 56 Leões em Cannes, além de Ouro nos Young Lions Awards de 2004, e 9 metais no El Ojo de Iberoamérica. Foi Jurado de importantes festivais internacionais como D&AD, Clio, El Ojo de Iberoamérica, One Show, London International, entre outros. Este ano, assume a responsabilidade de liderar o Júri que selecionará as melhores ideias do El Ojo Inovação.
RODRIGO JATENE – El Ojo Sustentável
Rodrigo Jatene é Chief Creative Officer da Grey West nos escritórios de Los Angeles e San Francisco, e Membro do Conselho Criativo Global da rede. Ao longo de sua carreira, ganhou um total de 56 Leões em Cannes, incluindo seu mais recente Grand Prix em Mobile com “Corruption Detector”, e um total de 19 metais no El Ojo de Iberoamérica. Com mais de 19 anos de experiência, criou campanhas para marcas em quase todas as indústrias, trabalhando em agências como Leo Burnett Tailor Made, DM9DDB, AgenciaClick, EURO RSCG, McCann Erickson Madri e Wunderman Brasil. Também participou como Jurado do D&AD, Cannes Lions, Andy Awards, New York Festivals, Wave, entre outros. Durante sua carreira, Rodrigo Jatene participou várias vezes do El Ojo como Jurado, ganhando importantes prêmios no El Ojo de Iberoamérica. “Mi Sangre es Roja y Negra” ganhou dois Grandes Ojos en 2012 e 2013, o El Tercer Ojo e o Gran Ojo Eficacia, respectivamente. Em 2014, “Entierro del Bentley” levou o Gran Ojo PR e, mais recentemente em 2017, ganhou o Gran Ojo Creative Data com “El Color de la Corrupción”. Este ano Rodrigo Jatene comandará os Jurados no reconhecimento das melhores ideias do El Ojo Sustentável.
SAULO RODRIGUES – El Ojo Design, El Ojo Produção Digital e El Ojo Produção Gráfica
Saulo Rodrigues é VP e Executive Creative Director da R/GA São Paulo. Lidera usando a criatividade para ajudar clientes em seus processos de transformação, com o foco em inovação, design e tecnologia. Com mais de 14 anos de experiência, Saulo sempre usou o design como ferramenta de conexão entre pessoas e marcas, criando produtos e serviços com experiências que tem o poder de mudar comportamentos e gerar negócios. Seu trabalho já foi reconhecido em prêmios como Cannes, Clio, One Show, D&AD, ADC, El Ojo e muitos outros. Recentemente, seu trabalho foi reconhecido em grandes prêmios com dois Grand Prix no El Ojo e um Yellow Pencil no D&AD, entre outros, láureas conquistadas pelo trabalho do Next, o projeto que ele considera o mais desafiador e inovador do qual pode fazer parte, pois se trata da reinvenção de um banco. Ele liderou o projeto desde o Branding, interface design, product design, connected space e também a campanha de lançamento. Antes da R/GA São Paulo, trabalhou durante três anos na R/GA de Nova York, liderando projetos dentro do departamento da NIKE Digital Sports, onde novamente usou design para criar experiências e produtos inovadores, como o Nike+ Basketball, Nike+ Training e o projeto Signature Moves, que ganhou alguns prêmios, incluindo Cannes. Antes da R/GA, Saulo também trabalhou para clientes como o JFK museum, Sprint, Coca-Cola, Disney, MetLife, AllState, Nike, Porsche e outros. Em 2010 foi reconhecido pelo Creativity Online como o sexto diretor de arte mais premiado do mundo, pelo seu trabalho “We Choose The Moon”, projeto esse eleito a campanha mais premiada em 2011. Este ano, vai comandar os Júris do El Ojo Design, do El Ojo Produção Digital e do El Ojo Produção Gráfica.
Todos os jurados brasileiros
El Ojo Filme
Félix del Valle – Ogilvy Brasil
Bruno Prosperi – Almap BBDO
Domenico Massareto – Publicis Brasil
El Ojo Gráfica
Wilson Matros – Leo Burnett Tailor Made
Adriano Matos – Grey Brasil
Otavio Schiavon – Africa
El Ojo Rádio
Filipe Cuvero – Dentsu
El Ojo Via Pública
Adriano Alarcon – DM9DDB
André Marques – WmcCann
El Ojo Digital & Social
Carlos Fonseca – Tribal WW
Fernanda Guimaraes – Mutato
Eco Moliterno – Accenture
El Ojo Media
Vitor Barros – Propeg
El Ojo Direto
Ricardo Leme Lopes – Geometry Global
El Ojo Experiência de Marca & Ativação
Celio Ashcar – Aktuellmix
María Fernanda Chaccur – Momentum
El Ojo PR
Martín Montoya – Edelman
Pedro Portugal – Wide
El Ojo Design
Fabiano Pinel – Lew Lara TBWA
Nicolás Romanó – J. Walter Thompson Brasil
El Ojo Sustentável
Sergio Pellizer – Agencia Criah
El Ojo Sports
Ivaldo Ferreira – Agência Dressing
El Ojo Conteúdo
Fernanda Fontes – F.Biz
Alexandre Tommasi – TV Globo
Terceiro Ojo, Campanhas Integradas y Melhor Ideia Latina para o Mundo
Joanna Monteiro – FCB Brasil
Andrea Siqueira – Betc/Havas
El Ojo Inovação
Vinicius Malinoski – Google/the Zoo
Rafael Pitanguy – Young & Rubicam Brasil
El Ojo Creative Data
Guime Davidson – Isobar
Felipe Simi – Soko
El Ojo Produção Audiovisual
Igor Ferreira – Corazon Filmes
Dudu Lopes – Silence Films
Jimmy Palma – DogsCanFly
Guilherme Pau e Biglia – Asteroide
El Ojo Produção de Áudio & Som
Rodrigo Gameiro – Spray Filmes
Lucas Mayer – DaHouse
Lucas Sfair – Canja Audioculture
El Ojo Produção Gráfica
Bruno Lunardon – SoWhat
El Ojo Producción Digital
Renato Pereira – Ref+Fredy Siqueira – Ampfy
O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica terá, em sua 21ª edição, um dream team de estrelas que dará ao público sua visão da indústria e percorrerá os corredores do festival, dividindo os espaços de workshops, seminários, exposições, coquetéis e festas do El Ojo. Por isso o evento é oportunidade única para desfrutar três dias de capacitação intensiva na inspiradora cidade de Buenos Aires com os Papas do mercado. Seis brasileiros estão entre os grandes nomes da indústria mundial da publicidade que serão conferencistas no ciclo de capacitação e inspiração:
Fernando Machado, Chief Marketing Officer Global do Burger King
Marcia Esteves, CEO da Grey Brasil
Mônica Charoux, Especialista em Comunicações Corporativas e Defensora da Diversidade
Saulo Rodrigues, VP e Diretor Executivo de Criação da R/GA São Paulo
Eco Moliterno, Chief Creative Officer Latam da Accenture Interactive
Viviane Pepe, Global Creative & Contet Director da Avon
Os interessados em reservar seu lugar para assistir ao festival podem entrar em http://entradas.elojodeiberoamerica.com/mi-cuenta/pre-login. Já as Inscrições de trabalhos para disputar prêmios, sejam peças, campanhas ou cases, podem ser realizadas até 28 de setembro.
Confira nesse link os conferencistas do El Ojo de Iberoamérica 2018 já anunciados: http://www.elojodeiberoamerica.com/conferencias/