quinta-feira, julho 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasDiageo conquista Grand Prix no Cannes Lions com Johnnie Walker

Diageo conquista Grand Prix no Cannes Lions com Johnnie Walker

A Diageo Brasil encantou no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions deste ano com a inspiradora campanha “Errata at 88” de Johnnie Walker, levando o prêmio máximo – Grand Prix, na categoria Entertainment for Music. Inovadora e comovente, a campanha criada pela AlmapBBDO destaca a dedicação, sensibilidade e pioneirismo da empresa dentro da indústria criativa.

Johnnie Walker é uma marca que há mais de 20 anos faz parte da cultura. Sempre buscando histórias e pessoas que criam cultura, a marca encontrou a história de Alaíde Costa, uma das fundadoras da Bossa Nova, que foi ignorada em um show no Carnegie Hall em 1962 devido ao preconceito por ser mulher e negra.

Entendendo a importância de corrigir esse erro histórico, Johnnie Walker, em parceria com a Folha de São Paulo, escreveu uma errata de 70 anos, colocando Alaíde no lugar de destaque que ela sempre mereceu. A repercussão entre a classe artística foi surpreendente, mobilizando nomes importantes da música para reconhecer a trajetória de Alaíde.

Em outubro de 2023, ao descobrir que haveria uma segunda edição do show que lançou a Bossa Nova em 1962, novamente sem Alaíde, a campanha foi além, colocando-a no palco do Carnegie Hall, onde ela foi aplaudida de pé por mais de três minutos. A repercussão na mídia foi explosiva, finalmente trazendo o reconhecimento da mídia e do público.

“Errata at 88” celebra a emocionante correção histórica da lenda da Bossa Nova, Alaíde Costa, que finalmente recebeu o reconhecimento merecido após ser ignorada em um show há 60 anos. Esta narrativa poderosa não só celebra o talento de Alaíde, mas também sublinha a missão de Johnnie Walker em inspirar mudanças positivas na sociedade.

“Mais do que uma peça publicitária, ‘Errata at 88’ é uma declaração poderosa sobre a importância de reconhecer e celebrar todas as vozes, corrigindo erros do passado para a construção de um futuro mais inclusivo. Ver o reconhecimento merecido de Alaíde, e agora receber o reconhecimento de nossa campanha em Cannes, é gratificante e endossa a nossa confiança de que estamos seguindo no caminho certo de conexão com a cultura e o coração do nosso consumidor, que é a grande razão de todo o nosso trabalho”, afirma Guilherme Martins, VP de Marketing da Diageo no Brasil.

Com tudo isso, Alaíde vive atualmente, aos 88 anos, o sucesso que sempre mereceu: um aumento de 747% nas buscas no Google, 318% no YouTube, 800% em ouvintes no Spotify e 500% em convites para cantar em grandes palcos.

O Cannes Lions, realizado de 16 a 21 de junho na Riviera Francesa, é o maior evento global da indústria criativa. Durante essa semana, executivos de comunicação e marketing das maiores marcas do mundo participam de painéis, mesas redondas, podcasts e entrevistas, apresentando as inovações mais impactantes do setor. O time global da Diageo esteve presente compartilhando cases, opiniões e novidades sobre temas como Inteligência Artificial, Inovação, Comunidades e Acessibilidade na Publicidade.

A campanha contou com produção da Cabaret e The Youth.

Ficha técnica

Agência: AlmapBBDO

Campanha: Bold Steps – Errata at 88
Cliente: Diageo
Produto: Johnnie Walker
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama e Pedro Corbett

Head of Art & Craft: Eduardo Vares
Diretores de Arte: Alisson Machado, Isac Neto e Yasmin Oliveira

Redatores: Alexandre Freire, Beatriz Fiori, Matheus Loretti
Atendimento: Maysa Lopes de Oliveira, Isabela Crestana Filippi, Patricia Nunes Penteado e Cairo Lorenzo Ribas
Projetos Especiais: Carol dos Anjos, Julia Newman
Conteúdo: Marcela Ramos, Mariana Queiroz Silva
Planejamento: Joao Gabriel Fernandes, Maria Claudia Gouveia Conde, Erika Moulin de Souza Pires, Flávia Fernandes Antoniolli e Beatriz dos Santos
Mídia: Mariana de Souza Areia, Daniele Dechiqui de Abreu, Amanda Chaklian de Freitas, Amanda de Oliveira Santana, Mariana Leite Nunes da Costa e Bianca Camargo Renzo
Art Buyer: Tereza Setti, Stephanie Biekarck
Fotografia: Mariana Valverde
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Vera Jacinto, Murillo Moretti
Produtora de Imagem: AlmapBBDO
Produção Executiva: Diego Villas Bôas
Direção: Rodrigo Resende, Diego Villas Bôas
Direção de Fotografia: Rodrigo Resende, Julio Deckes, Mariana Valverde
Montagem/Finalização: Rodrigo Resende

Produção de Áudio: Cabaret Studio
PR: AlmapBBDO, Giusti Comunicação e Inside Out PR
Artístico SUBA: Sandra Zimberkinop, Ana Lobo, Gabriela Toledo, Nathália Rebouças, Alini Tercini e Larissa Seixas
Aprovação: Paula Lindenberg, Patricia Borges, Eric Strauss, Gabriel Garcia, Jessica Marum Bachir e Sandhy Galicia

Artigos relacionados

Novidades