O Prêmio Desafio Estadão Cannes chega à sua terceira edição com a proposta de estimular agências e anunciantes a pensarem o jornal como um veículo multiplataforma. Neste ano, o número de categorias foi reduzido e os participantes irão disputar a premiação em Multiplataforma, Impresso e Branded Content. Outra novidade é o Brief Desafio, dirigido a jovens criativos. Os vencedores – agências e anunciantes – irão ao Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade 2017.
A nova edição premiará os profissionais que desenvolverem, de acordo com o júri, as melhores campanhas publicitárias nas categorias. Já o Brief Desafio (criatividade, adequação ao tema e uso das plataformas) é aberto a todas as agências de publicidade e trará um desafio diferente aos interessados. Os criativos precisarão desenvolver uma campanha focada na “Conscientização sobre a Violência Contra a Mulher”.
Ao todo, serão distribuídas 12 viagens a Cannes, que incluem passagem aérea, hospedagem e inscrição no Festival para os vencedores.
“O Desafio Estadão Cannes tem o objetivo de destacar as melhores campanhas do nosso mercado. Pensando nisso, criamos a maior premiação da publicidade brasileira em número de contemplados e no valor de cada prêmio”, afirma Flavio Pestana, Diretor Executivo Comercial do Estadão. “Estamos na terceira edição e muito satisfeitos com os resultados dos anos anteriores. Mas nossa meta é ir além. Nossa expectativa com a mudança é estimular ainda mais a participação das agências e dos anunciantes”, ressalta.
Na nova edição, farão parte do júri: Erh Ray – HAVAS, Rodolfo Sampaio – Moma, Claudio Lima – Ogilvy, João Livi – Talent Marcel, Andrea Siqueira – Isobar Brasil, Mauricio Almeida – F/NAZCA, Jairo Soares – Fischer América, Andrea Hirata – Leo Burnett, Luiz Gini – Neogama BBH, Fernando Calfat – REF+T, Rodney Ulrich – Z+, Cátia Luz – Estadão, Ricardo Grinbaum – Estadão e Daniel Fernandes – Estadão.
Na mesma ocasião, também será revelado o Mídia do Ano. O Estadão será responsável pela indicação de três profissionais de mídia em atuação de destaque no mercado nacional para concorrerem ao título. A escolha final, a realizar-se de 01 a 31 de março de 2017, por meio do site, será feita pelos profissionais de mídia. Em 2016, Rafael Amorim, diretor de Mídia da Talent Marcel, foi o eleito o profissional de mídia do ano.
O prêmio Desafio Estadão Cannes é aberto aos profissionais de criação e de mídia das agências e de seus anunciantes, que fizeram parte das equipes responsáveis por campanhas criativas e integradas, cuja estratégia contemple peças veiculadas no período de 01 de março de 2016 a 31 de março de 2017, nas Plataformas do Estadão: edição digital do jornal “O Estado de S. Paulo” em uma de suas quatro versões (portal, mobile, tablet e TV Estadão); na rádio Estadão ou na rádio Eldorado. As inscrições estarão abertas a partir do dia 01 de novembro no site e poderão ser feitas pelas agências até o dia 04 de abril de 2017. A votação das peças acontecerá a partir do dia 05 de abril até o dia 24 de abril de 2017, quando será realizada a votação final, com a presença de todos os jurados, e anunciadas as campanhas vencedoras.
Campanha publicitária
A FCB Brasil é a agência responsável pela criação da campanha que divulga a premiação. As primeiras peças já podem ser vistas nos principais veículos de comunicação do mercado publicitário.
Ficha Técnica:
Cliente: Estadão
Título: Cavalos
Produto: Prêmio Desafio Estadão Cannes 2017
Agência: FCB Brasil
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fábio Simões “Simon”
Diretor de Arte: Stefano De Luccia
Redator: Ricardo Porto
Atendimento: Cris Pereira Heal, Anna Sant’Anna e Renato Coelho
Planejamento: Kiko Steinhoff e Lucia Abreu
Art Buyer: Tina Castro e Daniel Gonçalves
Revisão: Daiana Selli e Miriam Audi
Ilustrador: Black Madre
Aprovação do cliente: Flavio Pestana, Marcelo Moraes, Clélia Maria Salgado e Marcela Dalla Torre.