Nesta terça-feira (9), o SBT realizou o almoço de votação da 12ª edição do prêmio O Melhor Comercial do Brasil, no Espaço Manioca, em São Paulo. O filme “Discurso 1 de 5” (disponível aqui), criado pela AlmapBBDO, para O Boticário, foi o grande vencedor e recebeu o título de melhor comercial veiculado no SBT em 2022.
O evento foi conduzido por Priscila Stoliar, Head de marketing do SBT, e contou com a participação de executivos da emissora, jornalistas e um time composto por 20 profissionais renomados das principais agências e anunciantes do País, que votaram pela escolha dos grandes vencedores.
São eles: Andréa Bó (Nívea); Angerson Vieira (Africa); Benjamin Yung (DPZ); Denise Gallo (Galeria); Fernanda Saboya (Grupo Heineken); Flavio Waiteman (Tech & Soul); Hugo Rodrigues (WMcCann); Humberto Leonardo Gomez Campusano (Nissan); Iron Brito (AlmapBBDO); Nathalia Garcia (Bradesco); Paula Junqueira (BETC); Renata Gomide (O Boticário); Renata Leão (David); Renata Vieira (Reckitt Hygiene Comercial); Roberta Hadara (Wunderman Thompson); Sergio Aguiar Eleutério (MCDonald’s); Sergio Mugnaini (Ogilvy); Sleyman Khodor (VMLY&R); Stella Colucci (Prime Vídeo BR) e Stefhan Ko (ID/TBWA).
“O Melhor Comercial do Brasil é uma premiação que preza pelas ideias originais, pensamentos inovadores e habilidade de pensar fora da caixa. Nosso principal objetivo é fortalecer e celebrar a criatividade brasileira. Ao final de mais uma edição, é uma alegria ver que temos filmes cada vez mais impressionantes e criativos passando pelas nossas telas”, ressalta Fred Müller, Diretor de Negócios e Marketing do SBT.
“O prêmio O Melhor Comercial do Brasil é um termômetro que reflete o desempenho do nosso conteúdo. O SBT reconhecer a quão criativa é a publicidade brasileira, favorece ainda mais a crença da emissora em impulsionar marcas, serviços e produtos. Afinal, boas ideias movimentam a nossa indústria” afirma Priscila Stoliar, Head de Marketing do SBT.
A shortlist com os dez melhores comerciais – eleitos previamente pelos jurados em uma votação online – foi revelada em primeira mão durante o evento. As criações são de nove marcas: Bradesco, Bytedance Brasil, EBAZAR, HNK BR, Itaú Unibanco, Kimberly-Clark Brasil, O Boticário, Telefônica Brasil e Volkswagen, com um filme cada, salvo o Itaú, que contempla dois filmes entre os finalistas. E seis agências, com a liderança da Africa e AlmapBBDO, que obtiveram três indicações cada. Os demais são da Accenture Agência Interativa (1), Aldeiah estratégia e inovação (1), Galeria (1) e GUT (1). Confira a lista completa abaixo.
A dupla vencedora, formada por agência e anunciante, foi premiada com uma viagem para o Festival de Criatividade de Cannes, que acontece de 19 a 23 de junho, na França.
No ano passado, o filme vencedor foi “Alice e Fernanda”, criado pela Africa, para o banco Itaú.
Saiba mais em: https://www.sbt.com.br/especiais/omcdb
Finalistas O Melhor Comercial do Brasil 2022
“2023 Vai ver” / Lew Lara TBWA / Banco do Brasil
“Discurso 1 de 5” / AlmapBBDO / O Boticário – Vencedor
“Fim de ano 1 de 5” / Aldeiah estratégia e inovação / Banco Bradesco S.A
“Golpes Juliana” / Africa / Itaú Unibanco S.A.
“Mãe e filho” / Galeria / Bytedance Brasil
“Manifest” / Accenture Agência Interativa Ltda / Kimberly-Clark Brasil
“Menos marketing” / AlmapBBDO / HNK BR (Grupo Heineken)
“Preparação a 1 a 50” / AlmapBBDO / Volkswagen
“Telas” / Africa / Telefônica Brasil S.A
“Uma palavra 1 de 5” / Africa / Itaú Unibanco S.A.
Filmes vencedores das edições passadas
2022: “Discurso 1 de 5” / AlmapBBDO / O Boticário
2021: “Alice e Fernanda” / Africa / Itaú
2020: “Esperança” / Africa / Itaú
2019: “Caverna do Dragão” / DPZ&T / Renault
2018: “Robô” / DPZ&T / Itaú
2017: “Visões” / Y&R/ Vivo
2016: “Pé na Porta” / AlmapBBDO / Volkswagen
2015: “Desejos” / AlmapBBDO / Volkswagen
2014: “Compadre” / NBS / Bom Negócio.com
2013: “Brasil 70” / AlmapBBDO / Volkswagen
2012: “Tradutor” / AlmapBBDO / Pepsi
2011: “Pôneis Malditos” / Lew’Lara\TBWA / Nissan