No nosso mundo cada vez mais interligado, os conceitos de marca pessoal e autopromoção ganharam força substancial. Com a democratização das plataformas online, os indivíduos têm agora o poder de desenvolver suas marcas pessoais online e influenciar a forma como são percebidas pelos outros. No entanto, é crucial reconhecer as distinções entre construir uma marca pessoal genuína e simplesmente promover-se para obter ganhos a curto prazo.
Para embarcar nesta jornada de compreensão, devemos primeiro definir a marca pessoal. Branding pessoal é a arte de moldar e promover sua identidade única, abrangendo seus valores, crenças, diferenciais, habilidades e experiências. É um esforço deliberado e estratégico para criar uma imagem e reputação consistentes que se alinhem com seus objetivos pessoais e profissionais.
Mas para isso é necessário um componente muito importante e que está no cerne da marca pessoal que é aautenticidade. Trata-se de ser verdadeiro consigo mesmo, abraçar sua singularidade e mostrar genuinamente seus pontos fortes. A autenticidade constitui a base sobre a qual a confiança é construída com o seu público, sejam eles potenciais empregadores, clientes ou seguidores nas redes sociais.
É preciso comunicar seus valores e crenças. É preciso refletir sobre quais são as causas pelas quais você é apaixonado? Que princípios você defende?
Ao articular seus valores, você pode atrair pessoas com ideias semelhantes e que ressoam com sua mensagem.
Porém tudo isso deve ser feito de forma estratégica e alinhada para que não caiamos nas armadilhas da autopromoção. Embora a construção de uma marca pessoal possa ser fortalecedora e construtiva, é essencial evitar cair nesta armadilha da autopromoção sem substância. A autopromoção, neste contexto, refere-se à promoção excessiva de si mesmo ou das próprias conquistas, sem oferecer valor real aos outros, ou seja, sem agregar algo.
Esse tipo de atitude de autopromoção sem contexto e de forma excessiva poderá alienar seu público. As pessoas não querem se sentir bombardeadas com anúncios sobre suas realizações; eles buscam conteúdo que eduque ou enriqueça suas vidas.
Ganhos de curto prazo versus sucesso de longo prazo
Normalmente a autopromoção leva a ganhos de curto prazo, como um rápido aumento no número de seguidores ou na atenção. Mas se realmente você deseja construir algo sólido, ter sucesso sustentável e a longo prazo é necessário oferecer algo mais substancial – conteúdo eexperiência que beneficiem genuinamente os outros e isso tudo deverá estar alinhado às estratégias da marca pessoal (PERSONAL branding).
Mas você deve estar se perguntando: Como posso alcançando o equilíbrio entre construir uma marca duradoura e a autopromoção sem que haja um impacto negativo.
Bom, tudo começa com um bom processo de gestão de marca (personal branding), onde ao se desenvolver o processo de construção ou realinhamento de sua marca pessoal, você terá uma diretriz de como se apresentar no e offline de maneira assertiva, gerando por exemplo, conteúdos que agreguem valor ao seu público. Quer sejam postagens informativas em blogs, vídeos esclarecedores ou atualizações envolventes nas redes sociais, seu conteúdo deve educar, entreter ou inspirar, em vez de apenas mostrar suas conquistas.
Também por meio do networking que desempenha um papel fundamental na marca pessoal. Não se trata apenas do que você pode ganhar, mas também do que você pode dar e nesse caso eu gosto de dizer que precisamos ir ao próximo nível e desenvolver o netweaving, promovendo conexões genuínas.
Mas esses pontos não serão validos e sólidos se mais uma vez não estiverem baseados em uma história autêntica. Use a mídia social como uma ferramenta para contar sua história, compartilhe sua jornada, incluindo seus desafios e triunfos. Histórias autênticas ressoam nas pessoas, pois podem se relacionar com experiências reais, em vez de apenas narrativas de sucesso refinadas.
E como saber se a questão de trabalhar a minha marca pessoal está dando resultado?
O pulo do gato está realmente aqui! Nos encantamos com números de seguidores crescendo e curtidas, o que é bacana, mas devemos olhar além das métricas superficiais. Métricas como taxas de engajamento, compartilhamentos e comentários oferecem insights mais profundos sobre o impacto da sua marca pessoal.
Fique sempre atento as métricas e sempre busque respostas para ver se você está atraindo consistentemente um público maior e mais engajado ao longo do tempo e se você está alcançando seus objetivos pessoais e profissionais.
Tenha sempre em mente, em sua caminhada profissional, a distinção entre construir uma marca pessoal e autopromoção pois ela é fundamental no mundo interconectado de hoje. A marca pessoal é baseada na autenticidade, nos valores e na prestação de valor aos outros.
Para que sua marca pessoal prospere neste mundo phygital é essencial encontrar um equilíbrio entre esses dois tópicos marca pessoal e autopromoção e isso você obterá por meio da gestão de sua marca pessoal
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
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