domingo, julho 14, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesCampanha de 70 anos da VW destaca evolução da marca

Campanha de 70 anos da VW destaca evolução da marca

●       Volkswagen celebra seus 70 anos no Brasil com campanha que resgata conexão emocional com os brasileiros. A marca faz uma homenagem ao som de ‘Como nossos pais’: 41 anos após a partida de Elis Regina, Maria Rita reencontra a mãe em dueto musical inédito

●       ID.Buzz se juntará ao SUV ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos no Brasil, fortalecendo a presença do País na estratégia global de eletrificação da marca

●       Volkswagen aposta na intergeracionalidade, homenageia sucessos de gerações e destaca que a Kombi está de volta: a Volkswagen acaba de confirmar um lote limitado de 70 unidades da versão 100% elétrica ID.Buzz para o Brasil

●       Por meio de inteligência artificial, encontro emocionante protagoniza a campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil; AlmapBBDO assina a criação

Como parte das celebrações de seus 70 anos de história no País, a Volkswagen do Brasil apresenta sua nova campanha institucional, desenvolvida pela AlmapBBDO, destacando a evolução da marca e de seu portfólio de produtos. Afinal, ‘o novo sempre vem’. Com ajuda de inteligência artificial, a Volkswagen proporcionou um reencontro inédito, interrompido há mais de quatro décadas, entre Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, herdeira desse talento, e ícone da MPB atual. Ao som de ‘Como nossos pais’, de Belchior, e eternizado na voz de Elis, elas protagonizam, pela primeira vez, um dueto emocionante por meio da tecnologia.

O filme traz esse momento fictício e inicia com Maria Rita ao volante do ID.Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, a mãe, Elis Regina, segue dirigindo a Kombi clássica. Juntas, elas cantam ‘Como nossos pais’, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca aparecem de forma saudosa, encerrando com a mensagem ‘Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração’.

Assista ao filme aqui:

A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil também faz uma conexão com o anúncio realizado pela marca de que o ícone ressurgirá: a Kombi está de volta! Ela retorna em sua versão eletrificada, o ID.Buzz. E isso dez anos após o fim da produção do modelo que conquistou o coração dos brasileiros. Sua versão 100% elétrica chegará ao Brasil em lote limitado especial com 70 unidades em homenagem aos 70 anos da marca.Numa analogia à própria música, trazendo em seus versos que ‘o novo sempre vem’ e revelando a transição geracional, a campanha também evidencia – sem deixar de celebrar o passado – o fortalecimento da Volkswagen do Brasil na estratégia global de eletrificação da marca.

“A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empresa cada vez mais humana e próxima das pessoas. E nada mais emocionante do que promover um encontro inédito entre a mãe Elis Regina e a filha Maria Rita, dois ícones da música que estão nos corações dos brasileiros, assim como a Volkswagen do Brasil, que neste ano celebra seus 70 anos de história e sucesso no País. Com a campanha, a Volkswagen destaca a evolução da marca e a renovação do seu portfólio de produtos, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Ao unir a Kombi, um ícone do passado, com o ID.Buzz, a versão 100% elétrica do modelo, que chega ao Brasil em lote limitado de 70 unidades, fortalece a presença do País na estratégia global de eletrificação da marca”, diz o vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Roger Corassa.

Para ilustrar esse momento, a gravação do reencontro combina a transmissão de uma série de memórias dos clássicos e também populares automóveis brasileiros da Volkswagen, como, além da Kombi, o Gol, o Fusca, a Brasília e o SP2, que agora dão lugar ao novo portfólio da marca, incluindo os modelos 100% elétricos ID.Buzz e ID.4, além dos SUVs com nota máxima em segurança: T-Cross, Nivus e Taos, as picapes, o Virtus, que é o mais novo sedã do mercado, e o Polo. A escolha de ter as duas grandes artistas, sincronizando com a lembrança de vários sucessos de diferentes épocas da Volkswagen do Brasil foi justamente para reviver e homenagear as várias gerações marcantes do País.

“A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil é uma homenagem às artes de fazer música e automóveis, produtos que encantam e emocionam as pessoas. Esse encontro de mãe e filha entre Elis Regina e Maria Rita, além de emocionar, também reforça o DNA da marca em tecnologia e inovação, trazendo o uso de inteligência artificial treinada para fazer o reconhecimento facial de Elis. A junção de ferramentas com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais possibilitou criar uma mistura perfeita entre o rosto real da dublê e a imagem recriada de Elis; a ação usa a voz original da cantora. Esse é um presente que a Volkswagen oferece em sua celebração de 70 anos: um dos maiores encontros intergeracionais da música e dos automóveis. E somente a Volks poderia proporcionar essa homenagem aos brasileiros. Somos uma marca com história com os brasileiros e essa homenagem era um sonho para todos os colaboradores e clientes que fizeram e fazem parte da família Volkswagen”, afirma Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil e SAM.

Intérprete de clássicos como Águas de Março e O Bêbado e a Equilibrista, Elis Regina faleceu há 41 anos, quando Maria Rita tinha apenas quatro anos. Dessa forma, essa é a primeira vez que elas protagonizam juntas uma canção.

Encontro criado por Inteligência Artificial

Criado pela AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de cena de Dulcidio Caldeira, o filme contou com tecnologia de inteligência artificial treinada especificamente para reconhecimento facial de Elis Regina, diferentemente do que são feitos em projetos de IA que utilizam tecnologia pré-treinadas a partir de dados genéricos. Agência e produtora se uniram a uma empresa de pós-produção americana especializada e com repertório de projetos realizados para a indústria cinematográfica de Hollywood. Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com os movimentos e imagens de Elis, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora.

“Esse trabalho representa muito para todas as partes envolvidas. Nele, está a história da Volkswagen com os brasileiros, a história interrompida de Elis Regina e Maria Rita e, para nós da AlmapBBDO, está a nossa história de mais de 60 anos juntos com a marca no Brasil. A campanha usa uma tecnologia sofisticada para um propósito muito humano: emocionar. Estamos promovendo um dueto inédito que só era possível na imaginação e que agora se torna absolutamente real durante os dois minutos do filme”, comenta Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO.

Além de estreia na TV aberta, a estratégia de comunicação conta com materiais Midia Exterior, mídias digitais e ativações no The Town, festival de música que conta com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e será realizado em setembro de 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), e que contará com Maria Rita entre as atrações.

Ficha Técnica – FilmeAnunciante: VolkswagenTítulo: GeraçõesProduto: InstitucionalAgência: AlmapBBDOPresidente e CEO: Filipe BartholomeuCCO: Luiz Sanches e PernilECDs: Rodrigo Almeida e Rafael GilDCs: Iron Brito e Felipe CirinoCriação: Francis Allan e Gustavo TasselliAprovação pelo cliente: Roger Corassa, Livia Kinoshita, Cristiano Mineiro, Arthur Rocha, Agnes Marques e Helena OliveiraProdução Audiovisual: Diego Villas Bôas, Vera Jacinto e Murillo MorettiAtendimento: Christiano Bock, Mariana Nanes, Stephanie Gasparini, Juliana Stern, Fernanda Waniarka e Bruna NascimentoPlanejamento: Sergio Katz, Marcelo Bazán, Bruno Ortiz Machado, Tomás Garnier Coutinho, Julia Albero, Lavieri Junior, Giulia Arruda, Ana Carolina de Losso, Giovanna Orsatti e Beatriz FreitasMídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Everton Maciel, Lucas Fanti, Stephanie Santos e Isadora LeeBI: Diego Rodrigues, Guilherme von Brewer, Amanda Rosa, Sara Ribeiro e Matheus Rodrigues e Victor CastilhoConteúdo: Cristiana Uehara, Talita C. de Souza, Hannamy Layla, Samanta de Melo e Beatriz AmâncioProdutor Gráfico: José RobertoTratamento de Imagem: HH Produção e Tecnologia de Imagens PublicitáriasProdutora Do Filme: Boiler FilmesDireção: Dulcidio CaldeiraProdução Executiva: Juliana MartellottaHead De Atendimento: Larissa PerrottaAtendimento: Jonas Monte, Jess Thomaz e Maria Clara GonçalvesHead De Produção: Juliana SigoloEquipe De Coordenação: Bruna Fernandes, Cintia Varella e Marina Rohnik1º Assistente De Direção: Bruno Roberti2º Assistente De Direção: Felipe LuisariDiretor De Fotografia: Juliano LopesDiretor De Fotografia 2o. Unidade: Rafael MartineliDireção De Arte: Martin GarciaDiretor De Produção (São Paulo): Roberto BelleziaDiretor De Produção (Floripa): Magali HeinzeFigurinista (Floripa): Giovanna MorettoProdutora De Elenco (São Paulo/ Floripa): Cintia CappellanoCelebridade: Maria RitaAgentes: Alexandre Rodrigues Rosa e Verônica Falcão Rodrigues BragaProdutora Executiva: Mariana Da Annunciação Dos ReisMake & Hair: Ricardo Dos AnjosStylist: Heleno ManoelCoordenador De Pós: Ricardo QuintelaMontagem: Ricardo QuintelaAssistente De Montagem: Fabio José BentoFinalização: Rafael BarãoAssistentes De Finalização: Renata Dalbem e Jean NetoColor Grading: Acauan PastorePós-Produção: Flow EffectsProdutora: Raw AudioProdução Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho PereiraDireção Musical: Hilton RawSound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip BraunsteinAtendimento: Carol PeternelliCoordenação: Robério BarbosaLocução: Maria RitaEstúdio gravação RJ Cia do TécnicosMúsicos:Baixo – Alberto ContinentinoTeclado – Rodrigo TavaresBateria – Wallace SantosGuitarra – Fernando CanecaEngenheiro de Som: Flavio Senna

Artigos relacionados

Novidades