Para chamar atenção das pessoas sobre a violência doméstica e estimular a denúncia por parte de quem sofre com o problema, a BandNews lançou a campanha “Verdade Escondida”, criada pela agência Ogilvy Brasil . Em formato de vídeo, a campanha traz depoimentos de diferentes famílias que no início parecem histórias cotidianas, mas, na verdade, são casos de violência doméstica.
Os vídeos foram postados exclusivamente no YouTube. Para mostrar a realidade que de fato representa as famílias retratadas, a agência utilizou como recurso os atalhos de teclado do próprio YouTube – quando se está assistindo um vídeo na plataforma, é possível fragmentá-lo ao digitar uma das teclas do computador, de 1 a 0. O vídeo, portanto, fica dividido em 10 partes iguais, sempre proporcionalmente ao seu tamanho.
Nesta campanha, o que a Ogilvy fez foi juntar palavras já presentes nestes depoimentos e com elas formar frases de denúncia. A partir de um certo tempo, depois que a pessoa começa a contar a sua história, aparece a seguinte mensagem escrita no vídeo: “Quer ouvir a verdade? Digite agora 180 no teclado do computador”. Ao digitar este número, o vídeo é editado juntando três palavras diferentes e formando assim uma frase de denúncia.
A frase é diferente para cada vídeo. Ao digitar 180, “Ele me bate” surge no relato da mulher que fala da sua história de vida com o marido, do momento de emoção quando foi pedida em casamento, da festa que estão organizando juntos, tudo aparentemente muito feliz. “Tô presa em casa” aparece em outro depoimento feminino – a mulher, ao lado do marido, relata que o programa preferido do casal é ficar em casa vendo TV e que ele não gosta que ela saia pela questão da violência das ruas. “Ele abusa dela”, por sua vez, completa a campanha com o depoimento de um irmão ao descrever a relação de sua irmã com o pai deles – ele fica muito tempo com ela ao passar o dia estudando para o vestibular.
O número 180 é da Central de Atendimento à Mulher, canal criado para receber essas denúncias e orientar mulheres vítimas de violência.
Confira os outros vídeos da campanha:
Ficha Técnica
Agência: Ogilvy Brasil
Título: Verdade Escondida
Produto: BandNews
Cliente: Grupo Bandeirantes
Presidente Grupo Ogilvy Brasil: Fernando Musa
VP Nacional de Criação: Cláudio Lima
Diretor de Criação Executivo: Félix Del Valle
Diretor de Criação: Márcio Fritzen
Redatoras: Mariana Albuquerque, Gabriela Guerra
Diretores de Arte: Paulo Engler, Fred Corazza
Arquitetura da Informação: Nando Souza
Produtor em RTVC: Rafael Rosi
Atendimento: Juliana Fernandes
Mídia: Renata Valio, Betânia Aragão
Aprovação do Cliente: Marcelo Mainardi
Produtora: Bossa Nova Films
Diretoras de Cena: Geórgia Guerra-Peixe (Joca), Carol Delgado
Diretor Executivo: Eduardo Tibiriçá, Danielle Harriz
Diretor de Fotografia: Pedro Mosca
Produtora de som: Lucha Libre! Audio
Atendimento: Vanessa Wallner, Paulinho Corcione
Produtor musical: Dricka Lima.