Começou a 26ª Campanha AACD Teleton, um dos maiores movimentos de solidariedade do Brasil. Nesta edição o pilar S de ESG (Ambiental, Social e Governança) ganha ainda mais força nessa tradicional corrente do bem, afinal o impacto social está no DNA da AACD há 73 anos.
A Campanha AACD Teleton é uma excelente oportunidade para que pessoas e empresas de todo o Brasil façam parte de uma ação efetivamente transformadora, pois não há como ter uma vida digna e plena sem um processo de reabilitação de qualidade, algo que a AACD proporciona a milhares de pacientes de diversas partes do Brasil.
Com o tema “Teleton, Construindo Futuros”, a campanha reflete sobre como as doações se convertem em prol da inclusão. O mote das divulgações contará com as mensagens “doe para educar”, “doe para empregar” e “doe para incluir”, manifestadas por três pacientes da AACD com diferentes idades, diagnósticos e desafios, que serão os símbolos da campanha deste ano. Há uma criança com Paralisia Cerebral, João Lucas da Silva, 8 anos, uma jovem recém-formada no ensino superior que teve um AVC, Carolina Cobra Barbieri, 24 anos, e uma mulher com sequelas da Poliomielite, a Eliana Regina Prieto, 64 anos.
Meta
A meta para este ano é de R$ 35 milhões, que irão garantir os atendimentos nas oito unidades da AACD distribuídas pelo Brasil, com investimento em profissionais qualificados e tecnologias que contribuem para a reabilitação, gerando condições para a inclusão dos pacientes. A mobilização para arrecadar fundos em prol das pessoas com deficiência física acontece nos ambientes físicos e digitais, culminando na maratona televisiva, transmitida ao vivo diretamente dos estúdios do SBT em 10 e 11 de novembro.
Com o valor arrecadado na edição passada, foi possível viabilizar cerca de 270 mil atendimentos, que representam mais de um terço dos 800 mil que a AACD realiza ao redor do país anualmente. A grande maioria dos atendimentos da AACD são via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto aos pacientes. No entanto, devido ao repasse do SUS, que cobre em média apenas 13% do valor de cada atendimento, as doações são fundamentais para a sustentabilidade financeira da Instituição.
“Não há inclusão, empregabilidade, escolaridade e acessibilidade para a pessoa com deficiência física se não houver primeiro um processo de reabilitação de qualidade. Esse é o ponto de partida para que todos os outros direitos sejam permitidos, e é exatamente o que oferecemos na AACD. E para que isso aconteça a Campanha AACD Teleton é fundamental, pois ao atingirmos a meta nós conseguimos manter o padrão de qualidade e quantidade de atendimentos que realizamos”, afirma o CEO da AACD, Valdesir Galvan.
ESG
O pilar S do ESG será o ponto central nessa campanha, pois é uma forma de empresas, governos e sociedade investirem e atuarem diretamente na causa da pessoa com deficiência física, respeitando os direitos dessa população e permitindo um real processo de inclusão.
“Colocamos esse ponto como principal nessa edição, pois acreditamos no potencial da Campanha AACD Teleton para fazer essa transformação. Estamos trabalhando há 73 anos por essa causa e precisamos ter ao nosso lado todos (empresas, pessoas e governos) que efetivamente desejam um Brasil mais inclusivo, que vá além do mero discurso e gere um engajamento real para que as pessoas com deficiência física sejam cada vez mais protagonistas e tenham seus direitos respeitados”, diz o superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD, Edson Brito.
Conscientização solidária
A Campanha AACD Teleton também segue trabalhando pautas fundamentais para a sociedade. Neste ano temas como a importância da vacinação e o combate ao capacitismo também estarão presentes em todos os momentos e ganharão destaque no programa televisivo.
“Fazemos reabilitação de pessoas com deficiência física há mais de sete décadas, mas junto com esse trabalho vem a importância da conscientização. Por isso, fazemos constantemente advocacy sobre várias ações pertinentes dentro dessa causa, afinal, cada vez mais se faz fundamental construir e respeitar políticas públicas que levem em conta todos os direitos da pessoa com deficiência”, afirma a superintendente de Práticas Assistenciais da AACD, Dra. Alice Rosa Ramos.
Parcerias de sucesso no palco e nas redes
O palco do programa televisivo Teleton estará cheio de novidades neste ano. O show começa no dia 10 de novembro, repleto de representatividade e inclusão, pilares dessa maratona.
“Todo ano, buscamos trazer o empenho de artistas que se dispõem a ceder o talento e tempo em prol de uma campanha que impacta a vida de milhares de pessoas. A diversidade de estilos musicais, emissoras e meios onde atuam está abrangente como de costume. Podem esperar por muitas surpresas no palco, do início ao fim”, afirma a diretora do programa televisivo Teleton, Norma Mantovanini.
Na esteira de novidades anunciadas ainda está a música “Só o Amor”, de Gloria Groove e Preta Gil, que terá destaque na abertura do programa televisivo.
A edição 2023 da Campanha AACD Teleton também ganhou o reforço de parceiros com expressiva repercussão digital – os Estúdios Flow e sua gama de podcasts e uma embaixadora, a influenciadora Virgínia Fonseca, uma das maiores do Brasil, com mais de 44 milhões de seguidores nas redes sociais. Ambos darão suporte em prol da doação por meio de ações de divulgação e estarão no palco do programa Teleton.
Grande parte do elenco do SBT estará presente no programa. Também já confirmaram presença artistas de outras emissoras como: Adriane Galisteu, Luciana Gimenez, Sonia Abrão. Entre os musicais estão Aline Barros, Gustavo Mioto, João Gomes, Lexa, Marvvila, MC Daniel, Priscila Alcântara, Sarah Beatriz entre outros. Também haverá a participação de influenciadores como Carlinhos Maia, Gkay, Lucas Guimarães, Tirullipa e Viih Tube.
E, como de costume, as madrinhas e padrinhos da Campanha AACD Teleton marcarão presença: Eliana, Daniel, Maisa e Celso Portiolli.
Doações e parcerias
Duas chaves PIX estão disponíveis para doação: doeteleton@aacd.org.br e (11) 9 4311-0144. Também é possível contribuir por meio do site www.teleton.org.br. O tradicional 0500, para quem quiser ligar e doar, estará disponível a partir de 8 de outubro: 0500 12345 05, para doar R$ 5, 0500 12345 20, para doar R$ 20, e 0500 12345 40, para doar R$ 40. Outra opção é doar via aplicativo iFood.
Para a edição deste ano, as grandes empresas parceiras confirmadas até o momento são: 3 Corações, Assai, Bigfral, Bradesco, Brasilcap, Caedu, RaiaDrogasil, Fraldas Turma da Mônica Baby, Grupo Avenida, iFood, Nivea, Riachuelo, Sodiê e Uninassau.
Assista ao vídeo da campanha: