Nesta segunda-feira, 02 de julho, o brasileiro Fernando Machado foi anunciado pelo Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica como o primeiro conferencista de seu ciclo de capacitação e inspiração. Chief Marketing Officer Global da rede Burger King, o publicitário também presidirá o júri da competição do El Ojo Eficácia deste ano.
Machado é um líder com uma paixão pelo crescimento de marcas e negócios, que tem no currículo mais de 6 GPs e 18 troféus de Ouro no El Ojo, conquistados pela Burger King ou enquanto trabalhava na Unilever. Também acumula mais de 100 Leões em Cannes (5 GPs), festival, aliás, onde Machado acaba de ter sido o presidente da competição do júri da competição Creative & Effectiveness, mesma categoria que também irá presidir no El Ojo de Iberoamérica deste ano. Entre os prêmios que já recebeu, também merecem destaque 12 Lápis Amarelos no D&AD e dois Grand Effies no Effie Awards.
Conhecido por expandir os limites criativos e, assim, impulsionar o crescimento dos negócios de onde trabalha, o publicitário foi reconhecido pela Adweek como Grand Brand Genius em 2013, pelo AD Club de Nova York como o Marketer of the Year em 2017, o mesmo ano em que foi reconhecido pela Business Insider como um dos 5 CMOs mais inovadores do ano, e por AdAge como uma das 50 pessoas mais criativas.
Antes de ingressar no Burger King, Machado trabalhou por 18 anos na Unilever, onde ingressou como estagiário e foi sendo promovido para trabalhar com diferentes marcas. Quando atuava para Dove, liderou uma campanha.
Nesta nova edição, o evento terá algumas novidades marcadas para acontecer entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro em Buenos Aires, Argentina. A mais importante delas é a mudança de endereço: a partir deste ano o El Ojo ocupará o Auditório Principal do espaço La Rural, no Prédio Ferial de Buenos Aires, localizado na região de Palermo e que é considerado um dos mais importantes centros criativos da capital argentina.
A mudança de endereço, depois de décadas ocupando o Hotel Hilton na região de Puerto Madero, ocorre para evitar a simultaneidade com o encontro global de presidentes do G20, que será realizado em meados de novembro na Argentina. Mas a mudança para o espaço La Rural, no Prédio Ferial de Buenos Aires, leva o festival para o bairro de Palermo, que está intimamente ligado à criatividade, design, produção audiovisual e que concentra diversas agências de publicidade, estúdios de televisão e outras empresas da indústria criativa local.
No próximo dia 10 o El Ojo abre o período de inscrições de peças para as suas competições. Quanto mais antecipadas são efetuadas as inscrições, maiores são os descontos praticados nos custos de seus registros. Para obter informações mais completas sobre esses descontos, as competições e suas categorias, os interessados podem enviar email para o endereço info@elojodeiberoamerica.com