Profissionais que se destacam na indústria da publicidade, nas diversas áreas das agências, anunciantes e veículos receberam o Troféu Garra do Galo na 18ª edição do Prêmio Contribuição Profissional na última segunda-feira, 20, realizada pela Associação dos Profissionais de Propaganda. Com o ator Ricardo Corte Real como mestre de cerimônia, o evento ocorreu no Teatro Raul Cortez, na sede da Fecomércio SP, em São Paulo. A diretoria executiva da APP, entre eles, o presidente Ênio Vergeiro e os diretores José Maurício Pires Alves, Renato Pereira, Antonio Izidoro Filho e Silvio Soledade entregaram a premiação aos vencedores.
Márcio Santoro, sócio e co-presidente da Africa, foi o primeiro a receber o Troféu Garra do Galo na categoria Dirigente de Agência. “Puxei a lista dos vencedores de anos anteriores, com grandes nomes, e agora é uma honra fazer parte dela”, agradeceu o também integrante do conselho do Grupo ABC. Ao ser anunciada como melhor Profissional de Planejamento, Laura Chiavone, vice-presidente de Planejamento da DM9DDB, agradeceu a APP, o apoio da família e dos amigos, além de mostrar sua satisfação. “Vou completar 20 anos de carreira, então este prêmio é muito importante por reconhecer uma estrada longa que venho construindo com a ajuda de uma ótima equipe. Ao exercer a publicidade, precisamos ter vários assuntos diferentes em mente. Não só de negócios, mas também de cultura, para entender como ela pode influenciar e dialogar com um trabalho, reforçando os objetivos de uma marca”.
Em seguida, o diretor geral de Mídia da Neogama/BBH, Luiz Gini; a Vice-presidente de Criação da FCB Brasil, Joanna Monteiro; o VP de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões; o Diretor da Central de Marketing da TV Globo, Anco Saraiva (premiado também em 2001); o Advogado membro da Sinapro-RJ e CENP, João Luiz Faria Netto; o Diretor da Central Globo de Comercialização de Mídias Digitais da Globo.com, Eduardo Becker; o Sócio-diretor da Agência Cidadã e colunista na rádio BandNews FM, no jornal Metro e na revista 29 Horas, João Faria; e o diretor geral da Africa Zero, Cláudio Kalim, também foram premiados ao longo do evento.
A premiação saiu do roteiro quando a Associação reservou um espaço para homenagear o publicitário e jornalista João Natale Netto. Entregue pelo presidente da APP, Ênio Vergeiro, a condecoração especial reforça sua contribuição para a indústria da Propaganda e para a APP. Ao presidir a entidade, entre 1974 e 1976, Natale viabilizou a compra da sede onde a Associação está localizada (Rua Hungria, Jd. Europa) e colaborou com a unificação dos capítulos regionais, fortalecendo as bases e as atividades do local que profissionaliza e apoia a categoria em âmbito nacional.
No fim da cerimônia, o VP de Marketing e Comunicação da ESPM, José Francisco Queiroz, recebeu o Prêmio Especial Contribuição Histórica por sua vasta experiência em todas as áreas publicitárias e projetos de sucesso que marcaram a Propaganda brasileira. Entre eles, vários prêmios de promoção e criatividade em mídia para ações promocionais realizadas ao Caldo Maggi (A galinha Azul – 1988/1992) e Pilhas Rayovac (anos 1980). “Fazer todo dia o mesmo de forma diferente é um dos grandes desafios da propaganda e tenho grande gratidão pela APP, que enaltece o conjunto da obra e aplica o associativismo em sua essência, mobilizando profissionais e colaborando mutuamente pela troca de conhecimento”.
Todos os vencedores direcionaram o prêmio aos colegas de trabalho como forma de gratidão, além de agradecer o apoio da família, amigos e da própria APP. “O diferencial desta premiação é por se direcionar aos profissionais e não aos nomes das marcas ou empresas onde atuam. Essa característica fortalece o desenvolvimento continuo de equipes dirigidas por esses líderes. São pessoas que doam parte de seu tempo para compartilhar experiências e conhecimentos com estudantes, professores de publicidade e demais profissionais, em palestras e cursos que atualizam a área”, destaca Ênio Vergeiro.
O Troféu Garra do Galo é indicado aos publicitários que promovem ou realizam ações que valorizam a profissionalização do mercado e que também apresentam projetos inovadores que beneficiam o setor. Os nomes estão divididos em categorias, de acordo com a área de atuação de cada profissional premiado. A solenidade reuniu os ganhadores e outros importantes nomes da comunicação, entre eles, Washington Olivetto (WMcCann), Edu Lorenzi (Neogama/BBH), Marcio Beauclair (Africa) e Marco Versolato (DM9DDB). Após a entrega dos troféus, um coquetel foi oferecido aos presentes.
O 18º Prêmio Contribuição Profissional da APP teve o patrocínio dos jornais Folha de S. Paulo e Propmark, da Rede Globo de Televisão, do Grupo Abril e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Crédito imagens: Divulgação