Artigo por Paulo Moreti:
Deixa eu te contar uma coisa!
Recentemente, me deparei com uma reflexão compartilhada por Andrea Espírito Santto, relações públicas, gestão de marcas, estrategista de comunicação corporativa e cultura organizacional, que levantou um ponto muito importante que ouço frequentemente em minhas mentorias:
“Se eu me destacar mais do que a marca da empresa nas redes sociais, serei demitido.”
Essa afirmação, feita por um CEO que busca fortalecer sua autoridade no setor, revela um temor comum – o receio de que o crescimento da marca pessoal seja interpretado como uma afronta à marca corporativa ou como uma possível forma de se destacar no mercado para um movimento futuro.
Andrea aborda essa questão de forma brilhante ao analisar o contexto organizacional por meio de perguntas essenciais:
· Como a empresa se posiciona no mercado?
· A cultura corporativa é forte o suficiente para lidar com colaboradores que se destacam e, eventualmente, deixam a organização?
· A experiência do cliente interno e externo é positiva?
· Os canais de comunicação transmitem mensagens alinhadas ao propósito da empresa?
Esses pilares ajudam a identificar se a empresa está preparada para lidar com um ambiente onde colaboradores com marcas pessoais fortes coexistem com uma marca corporativa robusta.
Mas você deve estar se perguntando: “Qual é a oportunidade ou oportunidades e ameaças?”
Bom, para empresas com uma visão mais madura, a presença de profissionais influentes não é vista como uma ameaça, mas como um ativo muito valioso. Afinal, colaboradores que têm relevância e autenticidade geram inovações, formam relações significativas e genuínas com os públicos de interesse e ampliam o impacto da organização – tudo isso com rapidez e assertividade.
Por outro lado, também tem aquele pensamento: “Mas e quando esses profissionais deixam a empresa?”
Andrea destacou a importância de dois pilares para minimizar os impactos dessa transição:
1. Uma marca corporativa sólida e independente de nomes individuais.
2. Um processo de sucessão bem estruturado, com lideranças alinhadas aos valores e objetivos organizacionais.
Minha visão: A importância de uma marca pessoal estratégica
Como um dos principais especialista em marca pessoal, que já assessorou diversos c-levels, de diversas áreas de atuação e de grandes empresas, aqui no Brasil e também expatriados, acredito que o desenvolvimento dessa competência de gestão da marca pessoal, vai além de uma simples estratégia de comunicação. Estamos falando de compreender profundamente quem você é, seus valores, diferenciais, o que te torna único, quem é seu público-alvo para aí sim transmitir a mensagem que deseja de forma assertiva.
Construir e gerir sua marca pessoal como executivo não significa que você irá competir com a marca corporativa a qual você está ligado, mas sim trabalhar/colaborar com ela, trazendo toda sua gestão e posicionamento em prol desta relação.
Quando um profissional tem clareza sobre seu papel/posicionamento e se alinha aos objetivos da empresa, sem que firam seus valores, ambos crescerão juntos. Uma marca pessoal com clareza em seu posicionamento e consequentemente forte, trará diversos benefícios para a marca corporativa como:
· Ampliação da visibilidade da organização no mercado;
· Criação de conexões mais autênticas e duradouras;
· Maior engajamento e motivação para inovar e gerar resultados;
· Ampliar a visibilidade e a conscientização do público;
· Aumentar a demanda e fidelidade dos clientes e parceiros;
· Conquistar mais clientes;
· Ampliar a consciência de marca para seus ecossistemas;
· Tornar a marca corporativa mais humanizada e desejada;
· Gerar maior sentimento de confiança nos stakeholders.
O grande segredo está poder do equilíbrio entre ambos os lados:
Para a empresa, é essencial que veja a marca pessoal de seus colaboradores como um diferencial competitivo e ofereça total suporte para seu desenvolvimento. Já pelo prisma do executivo, este precisa compreender que sua marca pessoal necessita ou até gostaria de ser mais incisivo neste ponto, DEVE refletir não apenas suas conquistas, quem ele é, mas também seus valores e a contribuição que dá à organização.
Há excelentes exemplos de como marcas pessoais, como mencionado pela Andrea que podem contribuir para o fortalecimento de marcas institucionais. Exemplos como:
– Lívia Chanes (CEO – Nubank Brazil),
– Milton Maluhy Filho (CEO do Itaú Unibanco)
– Jean Jereissati (CEO Middle Americas – AB InBev)
– Ana Paula Assis (Presidente da IBM América Latina)
– Luiza Helena Trajano (Presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza)
– Satya Nadella (Chairman and CEO at Microsoft
Todos demonstram que é possível equilibrar o crescimento individual com o da organização contribuindo para o fortalecimento de ambas. Esses líderes não só ampliam sua influência, mas também agregam valor à reputação de suas empresas, provam que estimular marcas pessoais fortes é uma estratégia que beneficia tanto o profissional quanto a organização, criando uma relevância e gerando o famoso awareness (reconhecimento da marca).
Para terminar esse texto de hoje quero deixar aqui uma reflexão para empresas e executivos.
Já ficou muito claro que o desenvolvimento de uma marca pessoal forte de um executivo é um investimento que exige muito comprometimento e estratégia bem definida, porém, garanto que os resultados superam em muito os desafios.
Agora deixo duas perguntas, uma para você empresa e outra para você executivo(a):
Empresa: Você está criando um ambiente onde seus talentos podem florescer?
Executivos: Sua marca pessoal está alinhada ao impacto que desejo causar no mercado, por meio de uma clareza em seu posicionamento?
Agora isso é para ambos! O futuro desta relação profissional exige um alinhamento entre as marcas pessoais e corporativas, que deve ser baseada em respeito, inovação e crescimento conjunto. Vocês estão preparados para isso?
Se você é um executivo que busca destacar sua marca pessoal ou uma empresa que deseja fortalecer a conexão entre seus colaboradores e sua identidade corporativa, há maneiras eficazes de trilhar esse caminho. Através de assessorias personalizadas e individualizadas, bem como por meio de palestras e workshops, é possível construir uma estratégia que não apenas potencialize resultados, mas também consolide relações de valor duradouras. E eu posso te ajudar, vamos juntos?
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