terça-feira, novembro 5, 2024
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A importância da marca pessoal durante o Layoff: navegando na incerteza da carreira com confiança

A gestão da marca pessoal para os profissionais, em um mercado de trabalho em constante evolução, tornou-se uma ferramenta indispensável para conseguirem se destacar da multidão. Nos últimos anos, o conceito de marca pessoal ganhou impulso, com os profissionais reconhecendo a importância de estabelecer uma identidade única nas suas respectivas áreas. Ou em casos como o do meu amigo, cliente e parceiro Ricardo Bellino, que foi o primeiro brasileiro a fazer o valuation da sua marca pessoal e que foi avaliada em 78 milhões de reais, o que possibilitou com que ele integralizasse esse valor ao patrimônio da sua empresa e abrisse oportunidades para outros voos como um IPO Pessoal.

Engana-se quem acredita que a marca pessoal envolve apenas autopromoção ou destaque em um mercado lotado; também pode ser uma tábua de salvação em tempos de incerteza na carreira, como layoffs.

Em tempos incertos ou de tanta concorrência, o medo de uma demissão pode aterrorizar até os profissionais mais experientes. Embora a segurança no emprego nunca possa ser garantida, uma marca pessoal robusta oferece um certo grau de isolamento contra as incertezas do mercado de trabalho.

Neste artigo vou me aprofundar na importância da marca pessoal em meio a um momento de layoff, seu papel na defesa da sua carreira e como construir e manter uma marca pessoal que não apenas sobreviva, mas prospere em tempos tumultuados.

Para aqueles que ainda não estão tão familiarizados, a marca pessoal refere-se à prática de criar uma identidade única e consistente que represente quem você é, o que você representa e o que você traz para a sua vida profissional. É mais do que apenas um currículo ou perfil no LinkedIn. Aqui vale uma ressalva, não que ambos não sejam importantes, mas precisam estar alinhados à uma estratégia de marca pessoal. A marca pessoal abrange suas habilidades, valores, paixões, diferenciais competitivos, propósito e a maneira como você se apresenta ao mundo

Mas será que a marca pessoal é importante no mundo profissional?

Criar uma marca pessoal não é uma tarefa única, muito menos com início e fim determinado; é um processo contínuo que envolve definir sua proposta de valor exclusiva, comunicá-la de forma consistente e adaptar-se às novas circunstâncias do mercado.

Vou mostrar a você alguns pontos estratégicos para ajudá-lo(a) a começar a construir sua marca pessoal de maneira eficaz.

A marca pessoal se encaixa perfeitamente no cenário durante um layoff, pois ela não é um luxo, mas uma necessidade no mercado de trabalho atual.

· Resiliência por meio da marca pessoal

A resiliência é uma qualidade fundamental para enfrentar os desafios que a vida nos apresenta. É a capacidade de se adaptar e superar obstáculos, mesmo nos momentos mais difíceis e a marca pessoal desempenha um papel crucial nesse processo.

Quando investimos na construção da nossa marca pessoal, estamos, na verdade, fortalecendo a nossa resiliência. Isso ocorre porque a marca pessoal não é apenas sobre como os outros nos veem, mas também sobre como nos vemos. Quando temos clareza sobre nossos valores, paixões e habilidades, tornamo-nos mais confiantes e capazes de lidar com as adversidades.

Uma marca pessoal forte também nos ajuda a manter o foco em nossos objetivos, mesmo quando enfrentamos contratempos. Ela nos lembra do nosso valor e do que temos a oferecer, incentivando-nos a persistir, aprender com as experiências difíceis e buscar novas oportunidades.

· Marca Pessoal como rede de suporte

Ao desenvolver e cultivar nossa marca pessoal, estamos na verdade, construindo conexões significativas com pessoas que compartilham interesses, valores e objetivos similares. Quando enfrentamos obstáculos ou incertezas em nossa carreira, nossa marca pessoal pode ser a ponte que nos conecta a mentores, colegas e amigos que podem oferecer orientação, apoio e encorajamento, pois conhecem nossa autenticidade, nossos pontos fortes e o que realmente importa para nós. Além disso, essa rede de suporte pode abrir portas para novas oportunidades, parcerias e colaborações. Pessoas que conhecem e confiam em nossa marca pessoal estão mais propensas a nos recomendar e a nos envolver em projetos que estejam alinhados com nossa visão e missão.

· O Fator de Confiança

Quando se trabalha o processo de Personal Branding, automaticamente está se trabalhando o autoconhecimento e este por sua vez tornará a pessoa muito mais confiante para poder se posicionar e se promover no mercado. A confiança é o elo que une relacionamentos sólidos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Uma marca pessoal confiável se torna magnética, atraindo oportunidades, parcerias e conexões significativas.

Quando investimos na construção de nossa marca pessoal, estamos estabelecendo um compromisso com a autenticidade, consistência e transparência. Esses elementos são fundamentais para conquistar a confiança das pessoas ao nosso redor

Estratégias para marca pessoal durante uma dispensa

Como disse um pouco acima vou apresentar alguns pontos estratégicos para se iniciar uma estratégia de marca pessoal, mas seria muito falho e contraditório se não iniciasse pelo que considero mais importante que é a questão de um trabalho orientado por um especialista em Personal Branding.

1) Busque Mentoria e Orientação

Ter o apoio e a orientação de um profissional que realmente atue com uma estratégia de personal branding é indispensável neste momento de layoff bem como quando se está empregado, pois esse profissional terá as ferramentas para desenvolver sua estratégia de marca pessoal de maneira assertiva, direcionando você ao alcance dos seus objetivos.

2) Aproveite plataformas online

Explore o poder das plataformas online como LinkedIn, X (Twitter) e sites de outplacement para impulsionar sua marca pessoal durante esse período em especial. Mas vale ressaltar que plataformas como o LinkedIn devem estar sempre atualizadas e com conteúdo que mostrem sua experiência e conhecimento.

3) Mostre sua experiência

Estrategicamente compartilhe seu conhecimento e experiência por meio da criação de conteúdo, escrito ou em vídeo, falando em público, como por exemplo palestras e fazendo networking.

4) Melhoria de competências e aprendizagem contínua

Não é porque está em um processo de layoff que você deve estagnar. No mercado de trabalho em constante evolução, manter-se atualizado é crucial. A aprendizagem demonstra que você está comprometido em aprimorar suas habilidades, conhecimentos e competências. Isso não apenas aprimora sua própria capacidade de realização, mas também enriquece o valor que você oferece ao mercado

Através da aprendizagem contínua, você pode não apenas aprofundar sua experiência em sua área de atuação, mas também explorar novos campos e perspectivas. Isso torna sua marca pessoal mais versátil e adaptável, permitindo que você se destaque em um ambiente de rápida mudança.

Por fim, poderia trazer alguns cases para motivá-lo(a), mas vou deixar isso para um outro artigo, pois a minha proposta aqui é lhe mostrar o quanto é importante se trabalhar a marca pessoal por meio de uma estratégia, que não só irá lhe ajudar num processo de layoff como também na progressão de sua carreira no “pós layoff”.

Lembre-se sempre que sua marca pessoal é o seu ativo mais valioso e todas as ações devem ser pensadas a parti dela e que com certeza irá ser a chave para progredir em sua carreira após um layoff. Quando você investe na construção e manutenção de uma marca pessoal sólida, está criando uma imagem que persiste mesmo em momentos de adversidade.

 

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

www.paulomoreti.com

e-mail contato@paulomoreti.com

Instagram:@opaulomoreti

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