No mundo dos negócios em ritmo acelerado e interconectado, a marca pessoal dos profissionais e principalmente do C-Level, tornou-se uma ferramenta essencial para se destacarem e terem sucesso, o currículo é claro que ainda conta, não há dúvida, mas estamos falando de profissionais em um outro nível, e devem dar o próximo passo e esse passo é a gestão estratégica de suas marcas pessoais.
Uma marca pessoal forte não só melhora a reputação profissional, mas também contribui para o sucesso geral da sua empresa ou da qual você representa. Trago aqui cinco diretrizes que entendo serem importantes para manter uma marca pessoal forte principalmente para executivos C-Level:
1. Definir sua proposta de valor exclusiva
Antes de construir efetivamente sua marca pessoal, você precisa identificar sua Proposta de Valor Única (UVP). Você precisa refletir: O que o diferencia de outros executivos do seu setor? Que habilidades, experiências e perspectivas você traz para “o jogo”? Compreender o seu UVP o(a) ajudará a criar uma mensagem de marca clara e atraente que impacte e repercuta no seu público-alvo.
2. Manter a consistência entre plataformas
Sua marca pessoal deve ser consistente em todas as plataformas online que você ache estratégica e onde obviamente esteja seu com seu público-alvo bem como e offline e também no “mundo” offline. Estou falando de perfis de mídia social, palestras, interações profissionais e até mesmo sua aparência. A consistência gera confiança e essa confiança ajuda as pessoas a reconhecerem você (reputação) e lembrar de você (awareness). Use um tom de voz, imagens e mensagens consistentes que se alinhem com os valores e objetivos da sua marca pessoal.
3. Mostre liderança inovadora
Como executivo C-Level, você tem insights e perspectivas valiosas para compartilhar. Estabeleça-se como um líder inovador em sua área de atuação, compartilhando seu conhecimento por meio de artigos, postagens em blogs, podcasts e palestras. Quando você oferece insights valiosos não apenas eleva sua marca pessoal, mas também pode posicionar sua empresa como líder em seu campo.
4. Cultive relacionamentos autênticos
Poderia ter colocado esse como primeiro ponto, pois considero a autenticidade como primordial junto ao autoconhecimento para a construção de uma marca pessoal, ética, relevante e alinhada. A marca pessoal não envolve apenas autopromoção; trata-se também de construir relacionamentos significativos. Envolva-se autenticamente com seu público, colegas e influenciadores do setor. Responda aos comentários em suas postagens nas redes sociais, participe de discussões relevantes e participe de eventos de networking. Relacionamentos autênticos podem levar a parcerias, colaborações e oportunidades que potencializam ainda mais sua marca pessoal.
5. Adapte-se e evolua
Você executivo C-Level, sabe muito bem que o cenário de negócios está em constante mudança, assim como sua marca pessoal. Manter-se atualizado com as tendências do setor e estar disposto a adaptar o posicionamento da sua marca de acordo com esses movimentos é imprescindível. Isso pode demandar o aprendizado de novas habilidades, a adoção de tecnologias emergentes ou o ajuste de suas mensagens para refletir as mudanças nas demandas do mercado e principalmente um trabalho estruturado de Personal Branding para que haja uma estratégia orquestrando todo esse processo de forma assertiva. Uma marca pessoal adaptável demonstra seu compromisso com o crescimento e a inovação e o mercado está de olho nisso.
Em resumo o que eu posso dizer é que uma marca pessoal forte é um ativo poderoso para você, quando se define a proposta de valor única, se mantem a consistência, se demonstra liderança inovadora, se cultiva relacionamentos autênticos e se permanece adaptável, com toda certeza você pode criar uma marca pessoal que não apenas melhora a sua reputação profissional, mas também contribui para o sucesso da sua organização.
Lembre-se de que a marca pessoal não é modismo, é um processo contínuo que exige dedicação e esforço, mas as recompensas valem a pena.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
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