O Itaú é a marca mais valiosa do Brasil, segundo o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2015 divulgado hoje (03) pela consultoria Interbrand. Seu valor cresceu 13% em 2015 e foi para R$ 24,5 bilhões. Bradesco e Skol seguem em segundo e terceiro lugar, valendo R$ 16,2 bilhões e R$ 13,5 bilhões respectivamente. O valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas passou de R$ 101 bi no ano passado para R$ 104 bi.
No comparativo com o ano anterior, 12 das 25 marcas apresentaram uma variação positiva, Delas, oito aparecem com variação positiva de dois dígitos em seus valores da marca, em comparação com 2014. A Porto Seguro, em 16º lugar no ranking, foi a marca com a maior variação positiva: 27%, seguida por Ipiranga com 25% e Renner com 22%. Bohemia e Localiza, respectivamente nas posições 24ª e 25ª da lista passaram a integrar o grupo das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas.
“A turbulência do cenário político e os passos lentos da economia geraram desconfiança e incerteza nos brasileiros. Esse cenário teve impacto direto no desempenho de muitas marcas. Por outro lado, quem estabeleceu as melhores conexões com seu público alcançou bons resultados, provando que marcas fortes sofrem menos com as crises”, explica Daniella Bianchi, Managing Director da Interbrand.
“A edição de 2015 traz oscilações nunca antes observadas: quinze marcas apresentaram flutuação positiva ou negativa de dois dígitos. Como reflexo dessas variações, temos um aumento de 2,75% no valor total do portfólio e, por outro lado o valor da 25ª marca é menor que em 2014”, diz André Matias, Diretor de Estratégia da Interbrand.
As grandes vencedoras deste ano têm uma característica comum: apostaram no relacionamento com o consumidor, time-to-market, fidelização e conquista da lealdade – atributos fundamentais em momentos de crise, quando os consumidores precisam ser mais seletivos na hora da compra, aponta o relatório divulgado.
A retração econômica e a queda no ritmo do consumo têm sido impedimento para o crescimento no valor de várias marcas. Onze das 25 do ranking perderam valor. Entre as marcas que mais perderam valor, a Petrobras apresentou o maior declínio, com redução de 39%. A Oi teve queda de 36% e a marca Casas Bahia recuou 32% em comparação com 2014.