A Volkswagen NAR (América do Norte) está ampliando sua capacitação regional na área de design com a nomeação de um novo designer-chefe que irá supervisionar a linha de veículos da marca nas regiões das Américas do Norte e Sul. José Carlos (JC) Pavone adicionará a atividade de design na América do Norte à sua atual função de Head de Design da Volkswagen na Região América do Sul. José Carlos (JC) Pavone será Head de Design para as regiões América do Norte e América do Sul.
Pavone traz uma grande experiência na integração de abordagens inovadoras ao processo de design de veículos, tal como o uso das realidades aumentada e virtual, que tornam mais rápido e eficiente o desenvolvimento de protótipos. Inicialmente, Pavone dividirá seu tempo entre os Centros de Design da Volkswagen nos Estados Unidos, México e Brasil.
“Temos uma agenda ambiciosa em crescimento para a América do Norte para atingir a meta do Grupo VW de uma participação de mercado de 10% até 2030. Para alcançar esses objetivos, estamos construindo um maior conhecimento na região, ao mesmo tempo em que desenvolvemos e fortalecemos nossos talentos”, disse Pablo Di Si, Presidente e CEO do Volkswagen Group of America (NAR). “O design vai desempenhar um papel ainda maior na adequação de nossos veículos às necessidades específicas do mercado. JC traz uma rica experiência do tempo em que trabalhou na Alemanha, Estados Unidos e Brasil, com um grande número de trabalhos realizados projetando veículos sintonizados com nossos consumidores.”
Pavone trabalha na Volkswagen há 21 anos, tendo atuado nos mercados brasileiro, alemão e americano. De 2011 a 2016, ele trabalhou no Estúdio de Design do Volkswagen Group of America, na Califórnia, tornando-se Head de Design Exterior em 2013. Ele projetou o Jetta de sexta geração e o sedã Passat para o mercado americano que foi produzido na fábrica de Chattanooga, no Tennessee, de 2011 a 2022.
Mais recentemente, Pavone foi Head de Design na Volkswagen do Brasil para o mercado sul-americano. Ele liderou o processo de design do Volkswagen Nivus/Taigo, o primeiro veículo projetado na América do Sul produzido na Europa. Ele também foi responsável pelo Virtus, também desenvolvido na região.
“Estou muito entusiasmado com este novo desafio de liderar o Design da VW nas regiões da América do Norte e do Sul”, afirmou JC Pavone. “Minha experiência – nascido em São Paulo, trabalhando na matriz em Wolfsburg por sete anos, cinco anos no Design Center na Califórnia e sete anos como diretor de Design na VW América do Sul – me permite compreender bem as tendências e demandas de cada região. A comunicação com o centro de Design da matriz em Wolfsburg é fundamental para o perfeito equilíbrio entre as preferências regionais e o DNA da Volkswagen”.