A The Bakery, empresa global de inovação corporativa, com presença em 22 países, anuncia, nesta semana, a chegada de Marina Cassino de Almeida, ex-Natura, para liderar a sua unidade de negócios de Open Innovation. A chegada de Marina faz parte de um plano de crescimento de 150% que a empresa espera atingir em 2023, impulsionada por uma estratégia de expansão internacional. A novidade vem na esteira de um ano de grandes marcos, no qual a The Bakery cresceu 40%, investindo principalmente em pessoas – profissionais especialistas para liderarem novas unidades de negócios e produtos – e na inauguração de um novo escritório, o The Bakery Office, ponto de encontro das principais corporações do país para debater os caminhos da inovação.
A área de Inovação Aberta, que Marina passará a liderar, é hoje uma das mais relevantes para a estratégia de crescimento da empresa. Segundo Felipe Novaes, sócio e cofundador da The Bakery, a contratação da profissional representa mais um importante marco, devido à experiência e reputação que Marina construiu em quase 12 anos na Natura, empresa que figura constantemente entre as empresas mais inovadoras do Brasil. “Sempre que se fala de inovação surge o nome da marca. E por conta da excelência do trabalho pioneiro da Marina na Natura, estamos seguros de que neste momento temos uma equipe relevante e experiente de profissionais. Este movimento tem o objetivo de alcançar nosso plano estratégico de crescimento e internacionalização da empresa”, destaca.
Na gigante de cosméticos, Marina foi responsável por tornar a marca referência em inovação com startups no mercado, liderando o Natura Startups, criado em 2016 pela área de P&D, com o objetivo de conectá-las com as áreas de negócios da corporação e acelerar a captura de valor para os negócios. Antes disso, transitou por diversos departamentos, tais como negócios, produtos e marketing. Em inovação, a especialista, entre outras funções, ainda criou e liderou o Innovation Lab, equipe de Inovação Digital e Aberta da companhia, que além de atuar com o ecossistema empreendedor também era dedicada a explorar e antecipar o uso de tecnologias emergentes.
Em sua trajetória, Marina criou metodologias e processos adequados para o relacionamento com empreendedores, além do desenvolvimento de boas práticas que renderam cases de sucesso. “A minha ida para a The Bakery vem de um desejo meu de empreender e de compartilhar, de forma estruturada, tudo que vivi nestes últimos anos com outras corporações. Acredito que o empreendedorismo tem a potência para transformar o mundo e conheço as dores que as grandes empresas possuem para fazer inovação aberta. Portanto, é uma oportunidade para agregar e contribuir com o mercado. O momento é de me desafiar em outras indústrias e escopos”, explica.