terça-feira, novembro 19, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDança das cadeirasRicardo Rodrigues deixa a diretoria nacional de negócios da Editora Globo

Ricardo Rodrigues deixa a diretoria nacional de negócios da Editora Globo

Após 5 anos de forte transformação do negócio, Ricardo Rodrigues encerra mais um ciclo na empresa de publishing do Grupo Globo. Profissional de 24 anos de ad sales, Ricardo acumula uma trajetória com 3 passagens pelo Grupo Globo.

Com carreira iniciada na Editora Abril, seguida de Lance! e Globo.com, foi na empresa digital que Ricardo se desenvolveu em novos negócios, tendências e adtech. Já a primeira passagem na Editora Globo é de quando a empresa tinha apenas as revistas no portifólio. Na época, focado no RJ e em mercados regionais, chegou para desenvolver o digital e integrar o time comercial com a Edições Globo Condé Nast.

Conhecido por sua liderança de equipe e criatividade em projetos e digital, em 2015 foi para a Turner (hoje Warner Bros. Discovery). Novamente com foco em integrar equipes e culturas diferentes, Ricardo conduziu a fusão da equipe comercial com o Esporte Interativo. Até então a Turner tinha apenas 3 profissionais na praça carioca e em alguns meses passou a ter centenas. De volta para a Editora Globo em 2018, Ricardo encontrou uma empresa completamente diferente. Após a fusão com Infoglobo e Valor Econômico, o time carioca da Editora ainda tinha desafios importantes de integração e cultura. Depois de 6 meses atuando no regional, assumiu a operação nacional. Desde então, na maior empresa de publishing do país, era responsável por um time de mais de 100 pessoas e 22 marcas. A transformação do negócio acelerou, o faturamento seguiu crescendo e a empresa superou 50% da receita publicitária no digital. “O que mais me orgulho foi ter ajudado a criar uma nova cultura no time e na empresa. Com muito trabalho e foco, a Editora acumulou nos últimos anos os melhores resultados da história! Isso é apenas a face visível de um time brilhante que tive o privilégio de liderar estes anos. Era hora de encerrar este ciclo e acredito que consegui fazer da melhor maneira”. Com muito destaque em eventos, nas últimas semanas a Editora Globo entregou dois de grande importância: o Rio Gastronomia – com 33 marcas patrocinadoras e 90mil pessoas de público – e o Valor 1000 – com 12 marcas e 700 C-levels presentes.

Ricardo Rodrigues dedicou o último mês a organizar a transição da equipe de negócios. Após o hand-over, Ricardo afirma que ainda tem seu novo destino e dará uma pequena pausa para “reavaliar a carreira”. Estuda algumas propostas do mercado e estuda a possibilidade de empreender no segmento de mídia, comunicação e eventos.

Ricardo era conselheiro da Edições Globo Condé Nast, joint venture da Editora Globo com a Edições Globo Condé Nast, do CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário – e do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Em 2019 foi eleito pela ABP – Associação Brasileira de Propaganda – profissional de veículo do ano.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ricarodrigues/
Instagram: https://www.instagram.com/ricarodrigues/
Fontes: Rio Gastronomia: https://oglobo.globo.com/rioshow/rio-gastronomia/noticia/2023/08/21/rio-gastronomia-se-despede-com-novo-recorde-de-publico-90-mil-pessoas-nos-8-dias-de-programacao.ghtml
Valor 1000: https://valor.globo.com/valor-1000/
Prêmio Destaque ABP 2019: https://grandesnomesdapropaganda.com.br/mercado/abp-revela-vencedores-do-destaque-2019/

Artigos relacionados

Novidades