A holding de empresas de comunicação W7M Investments Group, que já atua nas áreas de conteúdo, entretenimento, games e mídia programática, anuncia a contratação de Dirceu Benith Junior para liderar a Rethink Malls.
O executivo, com mais de 30 anos de experiência na indústria de shopping centers, assume como diretor de Operações de Ativos Imobiliários para liderar a nova divisão, com a missão de desenvolver estratégias de rentabilização baseadas em marketing e novos negócios. A nova divisão vai se dedicar ao marketing e novos negócios em propriedades imobiliárias, como shopping centers e prédios comerciais, visando rentabilizar ativos que fazem parte das carteiras de fundos de pensão e fundos imobiliários.
A criação da Rethink Malls foi impulsionada pelo trabalho realizado pela W7M com a Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que gerencia US$ 14 bilhões em ativos imobiliários. O projeto inicial buscou aumentar a rentabilidade do Shopping Parque da Cidade, na zona sul de São Paulo, por meio de iniciativas como o Creator Shop do Mercado Livre, Sunset do Parque e demais projetos.
“Percebemos aí que havia um mercado pouco explorado, pois, da mesma forma que a Previ, outros ativos imobiliários também precisam tornar seus ativos mais rentáveis, seja para gerar mais retorno ao fundo, seja para conseguir o melhor valor de mercado para aquela propriedade, em caso de venda do ativo”, explica Felipe Funari, sócio-diretor da holding W7M.
Para se ter uma ideia do potencial desse segmento, basta olhar os números: no Brasil existem 274 fundos de pensão fechados, que possuem R$ 1,3 trilhões em ativos totais (equivalente a 11,3% do PIB brasileiro), segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
Com uma carreira sólida e mais de duas décadas de experiência no setor de shoppings e varejo, Dirceu Benith Junior se destaca por sua expertise em gestão de operações, desenvolvimento de negócios e consultoria. Durante sua atuação como Diretor Adjunto de Operações na Sonae Sierra Brasil, ele foi responsável pela gestão de um portfólio de shoppings que incluía nomes como Plaza Sul e Campo Limpo, com uma Área Bruta Locável (ABL) total de mais de 150 mil m² e uma margem operacional expressiva. Além disso, seu trabalho incluiu a padronização de sistemas de gestão, a redução significativa da vacância de lojas e a otimização de custos, como demonstrado em sua passagem pelo Shopping Plaza Sul.
Atualmente, ele atua como consultor para varejo e startups, aplicando seu conhecimento estratégico para orientar novos negócios e empresas, além de ter sido Membro do Conselho Consultivo da Abrasce, o que reforça sua influência e profundo conhecimento do mercado. “Temos a oportunidade de redefinir a utilização dos imóveis, encontrando novas propostas para o uso. Existem áreas sub-utilizadas que precisamos mudar sua vocação para atender às novas demandas da cidade, gerando atratividade e rentabilidade.” conta Dirceu.
A solução da Rethink Malls foca em como ativar, reposicionar e monetizar imóveis ociosos de fundos de pensão que perderam valor. A empresa se destaca pela sua capacidade de entrega testada no mercado, um time multidisciplinar com experiência em ativos públicos e privados, profundo entendimento do ecossistema dos fundos de pensão e acesso direto aos canais de mídia e stakeholders estratégicos.
A Rethink Malls já possui experiência e resultados concretos, atuando como parceira estratégica na gestão e ativações do Shopping Parque da Cidade. Em março de 2025, após a intervenção da JNTO, o shopping reverteu a queda em vendas totais, fluxo de pessoas e fluxo de veículos, mostrando um crescimento significativo nos meses seguintes. As vendas totais passaram de -3,59% em março para 15,13% em maio. O fluxo de pessoas aumentou de 2,64% em março para 17,16% em maio. O fluxo de veículos, que estava em -5,78% em março, alcançou 3,41% em maio.
