O Conselho de Administração da Amcham está sob a nova liderança de Marcelo Marangon, presidente do Citi Brasil. A cerimônia de posse, que fará parte das comemorações da entidade sobre os 200 anos das relações entre o Brasil e os Estados Unidos, ocorrerá [hoje / no dia 14 de março], a partir das 19:00, em jantar com cerca de 200 empresários na sede da Amcham, em São Paulo.
Durante o seu mandato, Marangon irá focar no fortalecimento das relações de comércio e de investimentos entre o Brasil e os Estados Unidos, na agenda de advocacy para a melhoria do ambiente de negócios, bem como na atuação da Amcham nos pilares de transição para uma economia de baixo carbono, ESG e inovação.
“Como maior entidade multissetorial do Brasil, a Amcham tem a valiosa missão de contribuir para o desenvolvimento empresarial, atuando como vetor de melhores práticas de negócios, sustentabilidade e inovação. Por ser a maior Câmara americana de comércio no mundo, fora dos Estados Unidos, ela é um ator fundamental para a promoção e o avanço das relações bilaterais. Fico honrado de assumir a presidência do Conselho da Amcham e espero ajudar a alavancar esses objetivos”, ressalta Marcelo Marangon.
Marangon integra o Conselho da Amcham desde 2019, tendo ocupado a posição de vice-presidente entre 2020 e 2023. O executivo sucede a Luiz Pretti, que esteve à frente do Conselho no período entre 2019 e 2023, e seguirá como Conselheiro ex officio.
Conselho da Amcham
O Conselho de Administração da Amcham Brasil é composto por executivas e executivos de suas empresas associadas. Em 2024, o grupo terá como novos membros Adriana Aroulho (SAP), Adriana Blikstein (3M), Fernando Serec (TozziniFreire), Frederic Kachar (Editora Globo), José Fernandes (Honeywell), José Renato Hopf (4ALL), Karina Saade (BlackRock), Luciana Batista (Coca-Cola) e Luiz de Mendonça (Acelen). Confira aqui todos os integrantes do Board da Amcham.
Marcelo Marangon
Marcelo Marangon foi nomeado Presidente do Citi Brasil em setembro de 2017, passando a ser responsável por todas as operações do banco no país. Iniciou sua carreira no Citi em 1993 e, por 15 anos, ocupou diversos cargos de liderança no Brasil e nos Estados Unidos. Entre 2008 e 2012, Marangon liderou importantes negócios no HSBC e no Itaú BBA. Em 2013, retornou ao Citi Brasil para assumir o Corporate & Investment Banking e reposicionar o negócio de atacado do banco no país.