domingo, janeiro 19, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDança das cadeirasLuis Fabiano Alves Penteado é o novo Diretor da VWFS

Luis Fabiano Alves Penteado é o novo Diretor da VWFS

Luis Fabiano Alves Penteado é o novo Diretor de Pessoas, Jurídico e Assuntos Governamentais da Volkswagen Financial Services Brasil (VWFS), empresa responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen no país.

Recém-criada, a área reúne os times de Cultura, Desenvolvimento e Diversidade, Workplace e Bem-Estar, Comunicação Corporativa e Experiência do Funcionário, ESG, Tributário, Ouvidoria, Privacidade de Dados, Compliance, Relações Governamentais e Assuntos Jurídicos da VWFS. Dessa forma, agrega uma nova frente de trabalho, voltada para a estruturação de uma maior proximidade entre a companhia e a sociedade, por meio de ações em colaboração com representantes do poder público, entidades e associações de classe.

“Com a criação dessa nova área, buscamos alcançar um papel de protagonismo em debates que interessam não só ao nosso segmento de mercado, mas também à sociedade como um todo, em especial no que se refere a novas regulações e legislações”, explica o executivo.

“Nosso principal desafio é estabelecer uma maior sinergia entre profissionais de RH, compliance e jurídico, com o intuito de identificar os principais riscos, necessidades e oportunidades trazidos pelas discussões em voga na sociedade. A partir daí, devemos buscar o melhor posicionamento estratégico possível, sempre alinhados às demais marcas do Grupo Volkswagen no país”, complementou Penteado.

Luis Fabiano está no Grupo Volkswagen desde 2003 e passou pelas áreas fiscal e tributária da VWFS, antes de assumir a diretoria jurídica da companhia, no ano de 2017. Atualmente, é membro dos comitês Executivo e de ESG e Sustentabilidade da empresa. Atua como presidente do Conselho Fiscal da Volkswagen Previdência Privada e integra o Conselho de Curadores da Fundação Grupo Volkswagen e o Conselho de Administração da LM Soluções de Mobilidade. Por dez anos, também fez parte do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), julgando mais de 1,5 mil processos.

 

O executivo é advogado, com especializações em Direito Empresarial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e em Direito da Economia e Tributação Internacional, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, cursou o Programa de Desenvolvimento Gerencial em Administração e Negócios, formação executiva da IESE Business School, em Barcelona, e é certificado como Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e como Conselheiro de Entidade Fechada de Previdência, pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

 

Artigos relacionados

Novidades