Rafael Marquez é o novo CRO (Chief Revenue Officer) da Ligga Telecom, empresa pioneira em uso massivo da internet em fibra ótica para clientes do Estado do Paraná. Aos 48 anos de idade e com mais de 20 de experiência no setor de telecomunicações, o executivo alcança um cargo C-level em sua carreira e chega à empresa com o desafio de acelerar sua expansão, que visa o aumento da base de um milhão de assinantes em banda larga em fibra, a operação além das fronteiras do estado e o lançamento da infraestrutura 5G, além de apoiar toda jornada para o processo de abertura de capital no Brasil.
Com formação em Engenharia de Produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e MBA Executivo pela COPPEAD (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Marquez ocupou antes cargos de liderança em grandes empresas do setor telecom, como V.tal e TIM. Agora, o executivo responde diretamente ao CEO da Ligga, Fernando Spadari, que assumiu como diretor-presidente no final de 2022 e está redesenhando um time de primeira linha para a condução dos processos de crescimento saudável dos negócios com abertura de capital.
Segundo o novo CRO, esta é uma oportunidade única ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois agrega diferentes frentes do business, como a estratégia de negócios, a gestão comercial, a operação de atendimento e o relacionamento com clientes, além da própria área de Marketing, em que atuou mais diretamente nos últimos anos. “Chego com grande entusiasmo para realizar esta importante transformação na empresa com o processo de consolidação das operações, visando impulsionar a Ligga enquanto uma empresa líder, referência em conectividade e soluções de tecnologia no estado do Paraná”, destaca Marquez.
Nesta cadeira, com o suporte de uma equipe de 200 colaboradores, o executivo tem como objetivo analisar os indicadores de performance da companhia e do mercado. “Minha missão é maximizar as oportunidades de negócios, contribuir com a inovação do desenvolvimento de novos produtos e soluções, alavancando a geração de receita e a fidelização da nossa base de clientes B2C e B2B”, reforça o profissional, que segue na ponte área, agora entre Rio-Paraná.