Completando 20 anos de campanhas que celebram e ressaltam a beleza real, Dove anuncia Heloisy Pereira Rodrigues como Embaixadora Dove pela Beleza Real na Inteligência Artificial. A iniciativa marca um novo capítulo neste legado, uma vez que, de acordo com uma pesquisa, até 2025 90% do conteúdo online será gerado por IA.
Primeira mulher formada em Inteligência Artificial na América Latina, Heloisy, 24, trabalhará junto à marca para reeducar os algoritmos da IA direcionados à construção dos padrões de beleza do futuro, seguindo as premissas do Código Dove. Com esta parceria, o compromisso de 20 anos de Dove – apenas retratar mulheres reais em suas comunicações – se materializa de forma mais abrangente, lançando um olhar sobre o futuro da beleza.
O principal objetivo é que a embaixadora atue na estrutura educacional sobre o tema, combatendo os vieses sociais existentes no que se diz respeito à representação de mulheres, estando à frente de iniciativas para tornar estas tecnologias mais diversas e inclusivas.
Como porta-voz de Dove, suas atividades incluem participação em palestras e eventos sobre o uso da Inteligência Artificial na geração de imagens; produção de conteúdos; atuação nas redes sociais sobre o tema, promovendo reflexões dentro e fora das plataformas; além da elaboração de projetos junto a marca dedicados a encorajar outras mulheres a se especializar em IA.
“Estar a frente deste projeto idealizado por Dove é uma realização profissional e pessoal. Desde que comecei a atuar em projetos de Inteligência Artificial, ainda durante a faculdade, percebi como a presença de mais mulheres é, não só importante, como fundamental para que possamos provar que a IA pode ser uma ferramenta justa no nosso dia a dia, influenciando positivamente em comportamentos e padrões. E essa conscientização precisa acontecer desde já. Afinal, o futuro é agora”, afirma Heloisy Pereira Rodrigues.
“Sempre estivemos comprometidos em fazer com que a beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade. Com a contratação de Heloisy, Dove renova este compromisso, agora olhando para o futuro e todas as ferramentas que compõem esses novos tempos, como a Inteligência Artificial. Buscamos propor um cenário no qual estas mulheres tenham mais visibilidade e estejam no comando destas ferramentas, assim como Heloisy, educando corretamente os algoritmos e garantindo resultados mais diversos e inclusivos”, conta Andreza Graner, Diretora de Marketing de Dove Brasil.
“Ter a nossa Embaixadora Dove pela Beleza Real na Inteligência Artificial nos possibilita democratizar o assunto nas redes, gerando conversas e questionamentos essenciais para que esse movimento ganhe ainda mais força, a fim de que as novas gerações se sintam sempre representadas, mitigando a cobrança por padrões irreais”, conclui a executiva.
Em 2004, Dove mudou a indústria de beleza com o lançamento da Campanha pela Beleza Real, que respondia a um desafio: retratar a beleza de maneira real e diversa nas campanhas de publicidade, em contraponto aos estereótipos de corpos padronizados. Esta campanha tornou-se um marco de transformação na comunicação da marca, com o Compromisso pela Beleza Real de Dove (Real Beauty Pledge) – uma missão de longo prazo de representar mulheres reais em suas comunicações no lugar de modelos que reforçam padrões inalcançáveis. Tal compromisso visa contribuir na promoção da confiança corporal e na autoestima de jovens e adultas até hoje.
Vinte anos depois, Dove lança o Código Dove, um código universal capaz de mudar automaticamente o viés da beleza irreal na inteligência artificial, além de trazer um espectro muito mais amplo de diversidade, realidade e autenticidade na representação de mulheres. Ao buscar em ferramentas de imagens geradas por IA por conceitos como “uma mulher bonita”, “uma pele perfeita” ou “uma mulher confiante”, muito provavelmente a busca resultará em mulheres com corpos e características bastante padronizadas e estereotipadas. Mas ao realizar a busca adicionando “de acordo com uma campanha Dove Pela Beleza Real”, os resultados serão muito diferentes: mulheres de diferentes raças, etnias, corpos, peles e cabelos.
Com o Código Dove, a diversidade e a beleza real são apresentadas pela inteligência artificial. Com o Código Dove, a marca apresentou ainda um novo estudo sobre a beleza ao redor do mundo, procurando compreender como está a percepção entre mulheres adultas e jovens sobre o tema e como isto impacta sua autoestima atualmente. Os dados nos apontam que quase 87% das mulheres adultas e 88% das jovens (no Brasil, 95% e 92%, respectivamente) relatam que já foram expostas a conteúdos tóxicos de beleza online, e que 1 em cada 3 mulheres (no Brasil, 1 em cada 2 mulheres e meninas) se sentem pressionadas a alterar sua aparência por conta do que veem nas redes, mesmo sabendo que se trata de imagens manipuladas.
Estima-se que até 2025 cerca de 90% do conteúdo online seja criado por inteligência artificial*. Ciente de que o uso indiscriminado desta tecnologia está perpetuando ainda mais padrões irreais e falta de diversidade, Dove renova seu compromisso com a beleza real, comprometendo-se a nunca usar em suas comunicações belezas geradas digitalmente para representar mulheres.