A Crème Company anuncia a entrada de João Lutz ao seu roster de diretores de cena. Com uma sólida formação em cinema e fotografia e especializado em inteligência artificial, ele tem contribuído para o desenvolvimento de ferramentas de ponta por meio de feedbacks de usuário e acesso antecipado às principais tecnologias do mercado. Sua expertise em IA permite que ele crie visuais consistentes e personalizados, escolhendo e desenvolvendo fluxos de trabalho únicos para cada projeto, resultando em grande eficiência e assertividade.
“A Crème Company reúne alguns dos melhores diretores do Brasil, especialmente em termos de criatividade e inovação visual. Sempre admirei os integrantes do casting e é uma honra fazer parte dessa equipe. Acredito que minha habilidade com inteligência artificial, expandindo o potencial criativo de uma produção, é o principal fator que me trouxe à produtora”, afirma.
“Estamos felizes em receber o Lutz, cujo olhar de fotógrafo e experiência em IA agregam valor à produtora, aos clientes e ao resultado final dos filmes. É um prazer tê-lo no roster da Crème”, afirma Fernando Carvalho, sócio e produtor da Crème Company.
João Lutz vê a IA como uma nova fronteira criativa, oferecendo um vasto mundo de possibilidades para explorar e expandir a criatividade. Ao aplicar técnicas tradicionais de cinema e fotografia, ele assegura que cada projeto mantenha uma narrativa visual autêntica, sempre priorizando a qualidade e a profundidade estética. Recentemente, o diretor trabalhou com marcas como North Face, McDonald’s, adidas, Red Bull, Siemens e Sony Playstation, em projetos que envolveram direção, fotografia e inteligência artificial.
O diretor continua: “Minha experiência com Inteligência Artificial começou há quatro anos, quando iniciei projetos pessoais explorando universos diferentes e realizando um trabalho quase documental desses mundos. Desenvolvi habilidades ao perceber a necessidade de consistência nos universos criados, garantindo personagens e características coesas”.
Lutz conta que, a partir daí, começou a criar imagens de tratamento para projetos, ilustrando e dando vida a ideias visuais. “Nos últimos 18 meses, com a evolução do vídeo, fui incluído em grupos de teste de novas ferramentas, como o RunwayML Gen1, onde realizei dois curtas-metragens pioneiros. Isso chamou a atenção ao meu trabalho e me deu visibilidade, além de abrir portas para testar novas tecnologias, algo que continuo fazendo atualmente”, explica.
Lutz acrescenta que, como diretor, traz sua paixão por fotografia, especialmente a documental, capturando momentos mágicos. E completa: “Misturo essa abordagem com a estética comercial, criando uma consistência que conversa com o projeto. Sou um entusiasta da criação de universos com inteligência artificial e um ‘nerd’ criativo que está sempre buscando novas ferramentas e soluções para aumentar a eficiência e produtividade dos meus projetos. A inteligência artificial é uma ferramenta que expande o processo criativo, sem substituir a essência da criação”.
Na Crème Company, João Lutz já está envolvido em uma campanha de um novo carro da Volkswagen, para a qual a AlmapBBDO já começa a divulgar teasers (confira aqui). “É um projeto cheio de humor visual e universos interessantes, ideal para o uso de inteligência artificial, onde imaginamos e criamos bastante”, revela.