quinta-feira, maio 15, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDança das cadeirasCopa Energia anuncia Pedro Zahran Turqueto como novo CEO

Copa Energia anuncia Pedro Zahran Turqueto como novo CEO

A Copa Energia, maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), anuncia Pedro Zahran Turqueto como novo CEO, que assume a função gradualmente em uma gestão compartilhada com seu pai e até então CEO, Caio Turqueto.

A mudança reforça a continuidade da cultura familiar da companhia, fundada por Ueze Elias Zahran, e dá início a um novo ciclo de crescimento e inovação. O processo de transição começou a ser estruturado pelos executivos há alguns anos e será desenvolvido ao longo de 2025. Durante o período, algumas áreas da presidência seguirão se reportando a Caio, que passará a atuar exclusivamente como Presidente do Conselho assim que Pedro consolidar a operação.

“Pedro assume como CEO com o meu total voto de confiança. Ele conhece profundamente a companhia, participou dos momentos mais estratégicos da nossa trajetória recente e vem liderando iniciativas fundamentais para o nosso futuro. Essa transição está sendo construída com muito diálogo e alinhamento entre nós dois”, afirma Caio Turqueto.

Com sólida trajetória executiva dentro da empresa, Pedro foi um dos líderes da fusão com a Liquigás e conduziu projetos de inovação e eficiência operacional como Vice-Presidente de Operações e Estratégia. É dele também a missão de acelerar a jornada da Copa Energia rumo à transição energética.

“Esse é um movimento que vem sendo amadurecido com bastante responsabilidade. Tive a sorte de crescer profissionalmente ao lado do meu pai, Caio, e de conviver desde cedo com os valores do meu avô, Ueze. Eles construíram essa companhia com visão de longo prazo, espírito empreendedor e compromisso com as pessoas, e eu espero carregar um pouco dos dois”, comenta Pedro Zahran Turqueto.

Para ele, o objetivo agora é fortalecer a posição da Copa Energia na matriz energética brasileira, ampliando o portfólio de soluções para além do GLP. “Estamos vivendo um momento de transição energética, e o GLP é parte fundamental disso, mas também temos avançado em outras frentes. Queremos atender grupos de formas mais holísticas e isso não é só sobre gás, é sobre energia como um todo”, diz o novo CEO.

A sucessão se dá em um momento de solidez e crescimento da companhia. Sob a liderança de Caio, a Copa Energia triplicou de tamanho, reafirmando sua posição como líder no mercado brasileiro com 24,4% de market share e 30 milhões de clientes em todo o Brasil.

A gestão de Caio também foi marcada por movimentos estratégicos importantes, como a aquisição da CTG – Companhia de Transporte de Gás – e parcerias com universidades, como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, para o desenvolvimento de novos usos do GLP. Caio ainda inaugurou a primeira usina fotovoltaica da empresa em Mataripe (BA) e foi responsável por criar rotas alternativas para a entrega de GLP durante a crise das enchentes no Sul do país.

A partir de agora, Pedro assume o desafio de dar continuidade a essa trajetória, trazendo novas tecnologias e inovações para ampliar ainda mais a atuação da Copa Energia. Com um olhar voltado para o futuro, a empresa deve seguir evoluindo de forma natural, expandindo seu papel na transição energética e reafirmando seu compromisso em energizar vidas e negócios de forma sustentável.

Artigos relacionados

Novidades