Tudo começou com um inbox do Linkedin no início de dezembro de 2024. A CEO da empresa, Eduarda Tolentino, mandou uma mensagem propondo um café. E assim se iniciava a jornada de conversas que levaram Patricia Galante de Sá a assumir a Superintendência de Marketing da construtora BRZ, empresa que comemora 15 anos em 2025, está em acelerado processo de inovação gerencial e mirando sua entrada na B3.
Patricia estava recém saída do mercado financeiro, onde era sócia e Head de Marketing e Comunicação da asset Empírica, marca que ajudou a consolidar e que foi adquirida pela Reag em meados de 2024. Como é normal nesses processos, seis meses depois sua área foi considerada redundante na nova estrutura, e ela estava de volta ao mercado. E então recebeu o inesperado convite da CEO da BRZ.
“Sempre gostei de compartilhar insights de eventos, pesquisas e artigos nas minhas redes, principalmente o Linkedin. Acho que foi assim que a Eduarda acabou me encontrando, ao se identificar com o que eu escrevia. Para mim é fantástico estar numa empresa com uma CEO mulher em um segmento tradicionalmente masculino. Minha equipe no marketing também tangibilizou um sonho antigo, que era ter um time bastante diverso e intergeracional”, diz Patricia.
Formada em Relações Públicas, Administração e Sustentabilidade, Patricia começou sua carreira como executiva no segmento de luxo (Pierre Cardin, Louis Vuitton e hotéis Sheraton e Caesar Park). Depois passou pelo mundo das agências, atendendo contas como Natura, Disney e Tilibra, e foi consultora associada da martech Caliber Brasil, desenvolvendo projetos para Nestlé, Itaú e XP. Sua permanente curiosidade intelectual a levou a lecionar nos MBAs de grandes escolas de negócios por mais de 20 anos e a criar e coordenar a primeira formação executiva com foco em mercado da longevidade do país, na FGV.
Com quatro livros publicados, que vão de temas de marketing e comunicação até um Glossário da Longevidade, Patricia se considera uma ativista principalmente de causas feministas e sustentabilidade. Ajudou a fundar o coletivo HubMulher, já perdeu a conta das palestras sobre diversidade e inclusão e, assim que chegou à BRZ, logo se ofereceu para integrar o Comitê de ESG.
O objetivo agora é ajudar na virada de chave da BRZ, que cresceu exponencialmente nos últimos anos e está implementando inovações e revisando processos. Para o marketing, há o desafio de incorporar a IA ao dia a dia, adotar técnicas de growth e boas práticas de sustentabilidade, que acompanhem os compromissos ESG da empresa. E, sobretudo, apoiar a nova arquitetura de marcas e o potencial IPO da holding.
“Considero o marketing uma técnica que se adapta ao segmento que for. O fato de nunca ter trabalhado no mercado imobiliário ‘de tijolo’ me demandou naturalmente um aprendizado sobre o complexo ciclo de venda do setor, mas, com tantos anos de carreira, eu já passei por tanta coisa que é difícil tropeçar num desafio que eu ainda não tenha enfrentado antes”, brinca Patricia.
