A Botmaker, empresa líder em desenvolvimento de bots na América Latina, anuncia a chegada de Rodrigo Cortés Arango para o cargo de Diretor Global de PMEs (Pequenas e Médias Empresas). Ficará sob responsabilidade do executivo a ampliação do atendimento a pequenas e médias empresas de todos os países onde a Botmaker atua. Nos últimos dois anos a empresa cresceu sua atuação em empresas menores, por meio de serviços em sua plataforma de criação e administração de chatbots de atendimento. Assim, um dos movimentos mais importantes para o novo executivo é continuar mostrando que a automação do atendimento pode ser adotado por companhias de todos os portes.
Cortés tem formação em Comunicação Social e complementou os estudos em Negócios e Marketing em Harvard. Antes da Botmaker, o profissional liderou durante quatro anos a operação de PMEs no Waze para toda a América Latina. Anteriormente, atuou como Country Manager do Waze na Colômbia e como Head of New Business Sales do Google para Colômbia, Peru, Equador, América Central e Miami por mais de dez anos.
O executivo tem como principal missão continuar a expansão da área de vendas e atendimento para PMEs, que Botmaker aposta ter um importante potencial de crescimento nos próximos anos. Assim, além de estruturar a área, irá ajustar e executar a estratégia para buscar desenvolvimento sustentável em pouco tempo. “Chego em uma empresa que possui uma tecnologia inovadora, e tem todas as condições de apresentar ótimas soluções de Inteligência Artificial para serem usadas por pequenas e médias empresas. Este é um ambiente desafiador, mas também é um incentivo a mais para ampliar esta novidade em todos os países onde a Botmaker atua”, afirma Rodrigo Cortés.
Entre os desafios que o cargo apresenta, o executivo deverá se aproximar das equipes de operações e produtos, para ajudar a entender as necessidades dos clientes, apresentar a eles as soluções existentes e propor novas criações que atendam às empresas de diversos tamanhos e segmentos. Entre PMEs, os chatbots já se destacam como uma solução que surpreende pela excelente relação custo-benefício. Ao contrário do que possam imaginar, adotar essa tecnologia exige um investimento relativamente baixo e melhora bastante a performance de atendimento aos clientes, representando uma virada de chave para muitos empreendedores. O uso de chatbots organiza o fluxo de atendimentos, possibilitando não apenas atender mais clientes, mas oferecer respostas assertivas. Um atendimento mais eficaz aumenta as vendas e a satisfação dos clientes. “Vai ser um desafio interessante atuar no mercado de mensageria no Brasil e na América Latina, que tem enormes condições de crescimento e a empresa está preparada para isso, criando novos produtos e serviços, trazendo soluções inovadoras para as companhias melhorarem seus negócios”, finaliza Cortés.